Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert




Resenhas - Madame Bovary


1208 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Lorenza 27/02/2023

De longe, o livro mais chato que eu já li
Nenhum personagem, nenhum trecho, nenhuma situação conseguiu chamar a minha atenção pra dizer "isso salva o livro".

Nada. Do começo ao fim é a mesma coisa.

Uma mulher que gosta de ler e suas fantasias não condizem com a realidade. Ela procura em todos os homens ao redor o romance dos livros e negligência completamente o marido que morre de amores por ela.

O livro inteiro é numa grande reclamação e minha resenha sobre ele também vai ser: que saco!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



~dreamer~ 26/02/2023

Romance francês, "realista" e polêmico para a época
Eu recomendo muito a leitura desse livro de Gustave Flaubert, foi uma experiência enriquecedora e a linguagem não é extremamente difícil (apenas um pouco formal),principalmente por trazer à tona temas que não eram discutidos na época em que foi escrito (1856 se não me engano), e mesmo sendo antigo tem uma certa atemporalidade.
Ele tem críticas evidentes aos casamentos, aos adultérios(traições), à idealização amorosa, à futilidade burguesa e à igreja também. Tem um certo debate entre a vida simples no interior e o glamour da vida parisiense(cidade urbana), até fala sobre suicídio.
Eu não sabia bem o que esperar quando peguei esse livro pra ler, mas com certeza fiquei surpreendida e presa à trama, eu observei de perto como as personagens pensavam (narrativa em terceira pessoa) e elas são muito bem construídas. Principalmente a Emma, que eu não simpatizei tanto inicialmente quanto no final, cheia de desejos e sonhos insaciáveis, uma pessoa infeliz e frustrada na vida mesmo com o conforto e boa condição que ela tinha.
"Madame Bovary" foi um livro muito polêmico na época, principalmente porque a Emma que era a adúltera da relação, ela que não amava o Charles e cansada do casamento monótono ela o traiu (e com mais de um homem).
Além disso, temos uma posicionamento um pouco "feminista" da personagem, em vários momentos do livro ela se queixa do que as mulheres passavam e da sua falta de liberdade. Apesar disso, a Emma é uma mulher burguesa, digamos assim, então ela tem suas empregadas para lhe cuidarem da casa e da filha, ela faz o que bem entende a hora que quer (já que Charles não é uma pessoa autoritária e a ama cegamente).
E, por fim, eu gostaria de dizer que o final trágico me pegou de jeito, eu simplesmente não conseguia parar de ler pra ver como iria acabar, eu fiquei bem chocada e triste pelas personagens!
comentários(0)comente



dpdpdp 25/02/2023

Madame Bovary
Obra que rompe com a estética romântica do amor idealizado, a partir das agruras sofridas por Emma, personagem central da obra. Emma é uma espécie de anti-heroína provinciana que, cansada da monotonia de seu casamento, busca suprir incessantemente seus desejos e anseios por paixão e felicidade, tecendo uma vida de aventuras e intempéries. É destaque na obra o construto psicológico da personagem, a denúncia à futilidade burguesa e as relações sociais, pautadas por interesses; pontos cultivados dentro do espectro do realismo.
comentários(0)comente



Fernando 25/02/2023


Flaubert despersonaliza sua poética, mas como toda poesia é infinita, tudo não passa de um truque linguístico, em que ele mostra o que é certo, sendo direto e expõe o que não é correto, o que é antinatural e isso está na própria sobriedade do seu texto.
comentários(0)comente



Ana 23/02/2023

A consagração de um dos meus livros favoritos, com certeza
Como é difícil escrever sobre aqueles livros que mais amamos... Reler "Madame Bovary" numa edição tão linda e bem pensada como esta foi uma das melhores experiências literárias dos últimos tempos. Fiquei emocionada, triste e deliciada em vários momentos da narrativa, um lembrete da qualidade artística da escrita de Flaubert. Continuo sendo uma fiel defensora de Emma, uma mulher tão cheia de questões e tão humana. Como eu me vejo em Emma! E não posso deixar de registrar aqui a afeição que sinto (e que foi renovada com sucesso!) por Charles, um personagem tão pouco compreendido. Não consegui não chorar com o final surpreendente e cheio de conflitos. Que divertido e bonito fazer uma releitura qur serviu para consagrar "Madame Bovary" como um livro para a vida.
comentários(0)comente



Sara 22/02/2023

Emma
O jeito que esse livro é escrito me deixou encantada, leitura fluída, descrições apaixonantes.
Para chegar a madame bovary, primeiro conhecemos Charles bovary, menino que vivia em uma situação não muito favorável mas que sua mãe fazia de tudo pelo filho já que o pai mrs bovary tinha se casado com ela por interesse e quando a fortuna acabou não se comprometeu e nem fez mais nada
Mãe de Charles procurou educação para o filho, primeiro foi ensinado por uma padre até onde podia,depois entrou numa escola e mais tarde começou a faculdade de medicina,a partir daí acompanhamos sua vida adulta,as descobertas,a solidão, até que ele decide se casar com uma senhora por obra de sua mãe,mas ele não a ama,ela controla toda sua vida,suas consultas médicas,os pagamentos do clientes tudo. Entretanto no meio disso acompanhamos Charles a uma consulta domiciliar onde ele comprou conhece Emma,e após a morte de sua esposa ele se aproxima da moça e no fim se casa. Agora conhecemos mais Emma a então madame bovary,ela tinha perdido sua mãe e morava com seu pai e fazia várias da tarefa da casa dos dois,mas ao se casar ela vê essa vida ficando para trás,e começa a então vivenciar toda sua vida nova de casada só que Emma percebe que não é apaixonada como achava que era e começa a pensar na vida parisiana e suas festas,modas,jeitos,costumes que ela queria fazer parte (ainda mais depois de participar de um baile e dançar com um conde) mas não estava inserida pois seu marido ao seu ver era acomodado com sua vidinha normal de médico e isso não a estava a agradando mais,com isso ela começa um caso amoroso com R,vive a vida nos campos,sai escondida e se encontra direto com seu amante até que ela tem a vontade de fugir,diz que lhe ama, encomenda várias coisas para sua fuga como baús,casacos grossos mas o amante ao parar e refletir vê que não quer fugir e ficar responsável por Emma ,incluído sua filha e Emma adoece,depois se dedica a coisas santas ,ajudar os pobres
Acontece um caso bem curioso eu diria pois seu marido médico,o Charles, tenta uma cirurgia arrisca num morador para melhora de seu pé torto e aaa
Achei o livro muito legal, interessante,com críticas sociais até sobre a vida da mulher,o jeito que religião é implementada,teatro, literatura
Uma leitura fluída que não dá vontade de parar de ler
Esse livro não é uma crítica a sociedade mas uma crítica a nós mesmos, a ganância,uma crítica ao adultério, paixão,desejos, suicídio
Eu recomendo muito e é muito interessante e ir vendo a mudança nos romances e o que foi abordado e mudado com o passar do tempo , séculos
*Li nesse edição da antofagica e é uma das melhores ainda mais com seus textos no final de pesquisadores e estudantes da obra e autor
comentários(0)comente



Melks 21/02/2023

Foi uma novidade na época, mas agora não é surpreendente
Madame Bovary é considerado um clássico, o início do realismo. E realmente, não deixa a desejar nessa questão.

Porém já tendo lido Machado de Assis, não consegui apreciar tanto o história, apenas via uma mulher a procura do romantismo em uma época de realismos frios.
comentários(0)comente



Ariane.Goncalves 21/02/2023

Demorou pra engatar
Para a época, deve ter sido um romance escandaloso! Mas para os dias de hoje, achei uma personagem extremamente chata hehe a leitura começa a fluir a partir da metade do livro, mas a linguagem é complexa e ultra descritiva. Fico feliz por ter lido mas com certeza não leria de novo.
comentários(0)comente



Vihh 21/02/2023

Este é um dos livros que teve um efeito profundo em minha vida. A moral? Seja feliz com o que você tem e onde está!!! Sra. Bovary desperdiça toda a sua vida com pensamentos de: "Se ao menos X acontecesse, ENTÃO eu poderia ser verdadeiramente feliz" e, no entanto, ela nunca é. Ela consegue tudo o que pensa que quer, apenas para descobrir que ainda não está satisfeita.

Este livro de 1856 é, obviamente, um produto do período romântico na cultura, mas supera a maioria de seus contemporâneos por sua psicologia precisa - tanto de homens quanto de mulheres, sua ironia, sua crítica sutil do "pequeno burguês" e da sociedade francesa, e a observação meticulosa de detalhes. Mesmo 161 anos depois, continua sendo um monumento da literatura e um ápice da liberdade de expressão (Flaubert foi perseguido no tribunal e venceu os censuradores).
HULK AGIOTAAA 21/02/2023minha estante
O primeiro realista agente nunca esquece ?




spoiler visualizar
GiSB 17/02/2023minha estante
?




Luh 17/02/2023

Uma história ainda atual, cheia de altos e baixos, incertezas, erros, ilusões.
Eu senti muita pena e raiva de Emma, com suas decisões precipitadas, suas escolhas erradas, suas angústias e principalmente sua infelicidade.
Li aos poucos para conseguir absorver tudo que o livro carrega de mensagem, que são muito profundas.
comentários(0)comente



Jennifer 16/02/2023

O livro é totalmente o oposto do que eu esperava. Fiquei tão surpreendida com o final, que to refletindo até agora, sobre tudo o que aconteceu
comentários(0)comente



Sofia.Stersi 15/02/2023

Eu estou muito indecisa se gostei ou não desse livro. Teve muitos personagens, que eu sempre me esquecia quem eram quando eles apareciam; teve muitos detalhes sobre os locais e sobre tudo; e eu achei a Emma muito chata e o Charles muito burrinho.

O conteúdo do livro é muito interessante, e a escrita do autor te prende bastante. O final foi surpreendente!
comentários(0)comente



nanananana 14/02/2023

?
Finalmente terminei de ler essa obra, já vou começar falando da escrita e que cada parágrafo parece uma poesia, uma arte, gostei demais, apesar da linguagem ser bastante difícil pra mim kkkk;

A história foi drástica, é um livro que fala principalmente sobre sobre uma moça perdida em suas fantasias e desejos, sonhando com vida de burguesa e decaída no consumismo. Também retrata vários assuntos e problemas, representados através dos personagens, como vaidade e poder, adultério, personalidade fraca, e etc?

Essa história (obviamente por ser um clássico) fala de um assunto muito atual até hj, eu já conheci várias história de madame Bovary da vida real, esses seres perdidos em suas fantasias e nunca satisfeitos com a vida, enfim?

A leitura flui rápido (eu só demorei por causa da linguagem ser difícil), gostei de mais de me aprofundar nessa história de seres decaídos kkk, é como se eu tivesse entrado ou ouvido uma história de muita gente da vida real por aí?

Gosto bastante de livros do realismo, enfim recomendo muito pois fala de um assunto, eu até diria comum da sociedade de hj em dia?

Enfim foi esse meu registro, até próximo livro kkkk ???
comentários(0)comente



1208 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR