Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert




Resenhas - Madame Bovary


1207 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



laviniax 30/06/2024

Já conheço essa história
é o primo basilio só que francês e com uma protagonista mais interessante que pelo menos arruma mais de um amante.
comentários(0)comente



Dani.Odete 27/06/2024

Sonhadores
Madame Bovary é um clássico aclamado e julgado em sua época pela vulgaridade, época essa que julgava a mulher por seus desejos. O autor quase condenado em juízo por ver e comparar as vontades dos dois sexos como iguais,praticamente um absurdo. Vejo madame Bovary como uma mulher romântica e sonhadora ao ponto de nunca alcançar o amor que seu coração esperava, nada era o bastante para ela, nada se comparava aos romances que lia nos livros,e sejamos justos, nada até hoje se compara aos romances que lemos. A vida é mais dura,mais real e muito mais cruel que qualquer história de amor.Madame Bovary só era uma sonhadora que não sabia distinguir a realidade da ilusão de um grande amor.
duda 28/06/2024minha estante
amei a resenha, fiquei com vontade de ler!


Dani.Odete 28/06/2024minha estante
Obrigada Duda, é um clássico muito interessante, principalmente por ter sido escrito na época que foi.




Maria22510 24/06/2024

Um livro que te leva a refletir o quando o egoísmo pode te destruir. Eu achei fortíssimo esse livro, com muitas problemáticas .
Eu demorei pra ler, pra mim foi muito lento porém gostei bastante..
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



soaresrai 22/06/2024

Nunca detestei tanto uma protagonista (além de Walter White)! Emma nunca amou ninguém e muito menos a si mesma, claramente uma vida triste e desprezível.
comentários(0)comente



Maria.Florentino 22/06/2024

Traição por um amor impossível? ou uma vida de luxúria?
A história em si prende a atenção, porém a escrita bastante truncada é com palavras diferentes, como também descritiva e cansativa. Os personagens da obra a maioria não são relevantes para o foco principal, como também o autor conta fatos que também não são pertinentes a história de Madame Bovary. Na minha opinião, o livro por ser um clássico internacional é interessante a leitura, porém é bastante complexo, como também o desfecho da história não ter sentido com o romance, mas a culpa que carrega o adultério.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ana :) 21/06/2024

Desgraça
Emma Bovary foi, acima de tudo, uma desgraçada. Viu-se casada com Charles Bovary, um médico promissor que ganhou as afeições de seu pai e um homem completamente apaixonado por ela. Mas a Sra. Bovary queria mais que um amor morno, a dama procurava aventuras e declarações tal qual os livros de romance que consumia.

"Antes de casar, ela pensara ter amor, mas como a alegria que deveria ter resultado daquele amor não apareceu, só podia ter se enganado, pensava. E Emma buscava saber o que significavam exatamente, na vida, as palavras felicidade, paixão e embriaguez, que tão belas lhes pareceram nos livros." (P. 42)

Contudo, não culpo os livros pelas suas idealizações, podem ter a influenciado mas sua decisões e atitudes foram sacramentadas pelo sentimento humano pela busca do prazer ardiloso. A verdade é que não simpatizei com ela, nem mesmo quando me esforço para entender a vida dessa coitada vinda do campo e querendo fazer parte da sociedade francesa do século XIX.
Devotou seu tempo, atenção e dinheiro aos amantes mais perdidos possíveis. Ou melhor, não suficientemente recíprocos o possível. Como pode tanto desdenho e ódio ao marido e tanta humilhação a esses amantes mesquinhos?

"Tudo o que ela queria era poder apoiar-se em algo mais sólido que o amor." (P. 171)

O fato é que foi tudo intensionalmente articulado por Gustave Flaubert. O autor expôs essa sociedade carcomida que se ludibriava com as adorações burguesas, construindo personagens humanamente detestáveis, sendo eles o marido tolo e falido, a esposa ingrata e fúnebre, o farmacêutico interesseiro e ascendente...
comentários(0)comente



Alana 19/06/2024

"Tudo e ela mesma eram-lhe insuportáveis. Desejava, escapando como um pássaro, rejuvenescer em algum lugar, bem longe, nos espaços imaculados."

Madame Bovary não foi uma leitura fácil, principalmente no início, mas assim que você entra na trama, fica totalmente fisgado. Emma é uma personagem estranhamente encantadora, tão bem construída que, por vezes, podemos nos ver nela. Lento e dolorosamente, Flaubert apresenta o caráter 'mau' da heroína em nítido contraste com o caráter 'bom' de seu marido. Por outro lado, essa mesma trama nos aproxima de uma criatura infeliz que merece nossa simpatia.
Enfim, a vida de Emma Bovary resulta numa tempestade perfeita de desespero e tragédia.
comentários(0)comente



Bru 19/06/2024

Primeiro clássico que leio em que a mulher possui um comportamento muitas vezes caracterizado como "masculino" e foi interessante acompanhar o desenrolar da personalidade dela, mas o livro é muito descritivo e poético, o que nao me agrada muito.

Emma nao seria uma heroína como muitos falam, muito pelo contrário, até hoje em dia seria julgada e apedrejada. E, além disso, ela nao seria uma pessoa exemplar, nem boa mãe ela era.

Tive muita compaixão por Charles que sempre tentava agradar Emma, tentava entendê-la e mesmo quando nao tinha dinheiro ainda se virava pra fazer as vontades dela, sem falar da paciência e todo esforço que ele demonstrava.

A edição da Antofágica belíssima como sempre e deixa a leitura muito mais prazerosa.
comentários(0)comente



CPCUNHA 19/06/2024

Complexa, trágica e irônica
"Madame Bovary" é um clássico da literatura francesa, escrito por Gustave Flaubert no século XIX. A obra é importantíssima para a história da literatura, pois é responsável por introduzir no mundo o movimento literário do Realismo.

No livro, é retratada a vida de Emma, uma jovem campesina que vive um matrimônio com Charles Bovary, um homem de meia-idade que é completamente apaixonado por sua esposa. Entretanto, Emma é uma mulher extremamente complicada e que, devido aos livros de romance que lê, sempre sonhou com uma vida idealizada e fabulosa. Por isso, está sempre buscando uma vida irreal, que só pode ser encontrada nas histórias românticas.

O problema dessa idealização é a forma como a personagem lida com isso, sempre buscando os homens mais distintos e difíceis na tentativa de preencher o vazio existente dentro de si. Desde o casamento desgastado até inúmeros adultérios, Emma falha miseravelmente sempre.

Flaubert detalha meticulosamente os sentimentos e os pensamentos de Emma, bem como todo o ambiente e a sociedade na qual vivia. A narrativa é uma crítica direta à burguesia provinciana da época, destacando a hipocrisia, a superficialidade e a infelicidade que permeavam os valores de todos.

Ao descobrir que a obra foi levada a julgamento com o argumento de que era uma afronta à moral pública e religiosa, despertou em mim uma curiosidade absurda de conhecê-la. Presumo que o mesmo ocorreu com todos que viveram na época. Apesar de ter gastado mais de dois meses para terminar a leitura, por ter demorado a me acostumar com a escrita de Flaubert, foi muito proveitoso, principalmente após a metade da obra, momento em que o investimento de tempo valeu a pena.

Devido ao desespero nos mais íntimos sentimentos de Emma, no final do romance o leitor passa a criar um sentimento de "coitado" pela mulher, igual temos por aqueles amigos que só tomam as piores atitudes possíveis.

É uma ótima leitura, porém não recomendada para aqueles que estão iniciando a ler clássicos, devido ao enredo cheio de detalhes sobre tudo o que aparece na história. Foi o meu primeiro livro de literatura francesa e estou ansioso para o próximo.

4,5/5 estrelas
comentários(0)comente



leticialvesl 18/06/2024

Um bom clássico!
Eu realmente não esperava esse final, me surpreendeu positivamente! Achei o livro muito descritivo e também não simpatizei com a Emma, esses fatores me fizeram abandonar o livro diversas vezes! Mas ainda bem que insisti na leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1207 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR