Simone 10/01/2022Um clássico, não se pode negar a escrita perfeita de Flaubert, e sua crítica ao Romantismo e ao Clérigo.
Mas achei o livro chatíssimo, uma leitura com muitos detalhes e diálogos que para mim não fizeram diferença nenhuma ao longo da história.
Não consegui me conectar com nenhum personagem.
Entendo o valor e o peso desta obra, mas não consegui em nenhum momento sentir empatia por Emma, uma personagem tão fútil, mimada, egocêntrica e inconsequente, tão sonhadora que chega a beirar a loucura, eu a achei insuportável. Acho que nunca me senti assim com uma personagem principal.
Ela vivia em seus sonhos, e não encarava a realidade de fato.
Charles seu esposo, é um pobre coitado, sem um pingo de personalidade, que amava sua esposa e fazia tudo por ela, satisfazendo todos os seus caprichos e totalmente manipulável.
Simplesmente Emma criou um mundo perfeito em sua cabeça e queria tornar aquilo realidade, esquecendo muitas vezes do que é real de verdade.
Enfim precisei de grande esforço para terminar a leitura, mas até entendo que o livro porque o livro se tornou bastante polêmico na época, mas particularmente não me conectei com a leitura.