Bookstan 22/04/2021?Não quero ser a primeira doida da família!?? ig literário: @lua.books ?
?A primeira vez que tive contato com Valsa nº 6 foi na época de um dos meus primeiros vestibulares. Com muitos livros para ler, achei que seria simples, pois era um dos mais curtos, já que a peça em si tem apenas 46 páginas, mas acabou se tornando um dos livros mais impactantes que já li.
Em poucos minutos é possível você ler o livro inteiro, mas dificilmente ele irá sair da sua mente tão fácil assim. É difícil fazer uma resenha dessa história sem dar spoilers, pois ela é bem objetiva e cada uma de suas frases carrega um significado que é uma peça fundamental para a construção da história.
Eu não tenho o costume de colocar post-it em livros, mas esse, mesmo tendo no total 63 páginas, eu coloquei 17 marcadores. Cada trecho dessa peça faz você recordar de um fato que já viu ou ouviu e por isso mesmo, por ele ser tão objetivo e verídico, fica durante muito tempo na sua mente, seja de forma ativa ou subconsciente aparecendo com pequenos gatilhos disparados no dia a dia.
É impressionante como em apenas 46 páginas Nelson Rodrigues conseguiu tratar de assuntos tão fortes com maestria e ainda expor a verdade que até hoje muitas famílias autoproclamadas de ?perfeitas e tradicionais?, se usando como exemplo para tudo de bom e certo, ainda escondem entre as quatro paredes de suas casas.
?Recomendo a todos esse livro e sugiro que, após a leitura, vejam a peça. Existem várias encenações gravadas disponíveis no YouTube e assistir a encenação depois da leitura faz todas as marcações de palco feitas no livro ficarem ainda mais vivas.