Jogo Perigoso

Jogo Perigoso Stephen King
Stephen King




Resenhas - Jogo Perigoso


378 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Laine @pagesandseasons 20/02/2023

Traumas e alucinações mesclam à realidade, deixando o leitor confuso e agoniado.
Não é o meu favorito do autor, mas encontramos muitas das características de sua escrita na obra.

Fico imaginando o estado mental do King durante a criação desse livro. Socorro!
comentários(0)comente



dariostradlin 24/02/2023

Fantástico
Stephen King está na prateleira dos maiores autores de todos os tempos. Talvez, esteja sozinho na prateleira mais alta. É fantástico como sua imaginação trabalha e todos os detalhes que ele consegue colocar na história.

Jogo perigoso se passa praticamente todo dentro de um único quarto, e ainda assim é fascinante. Cada mínimo detalhe pode ser fundamental para salvar nossa vida em momentos extremos.
comentários(0)comente



Lucas T 28/02/2023

O Jogo de Gerald
Ao longo dos anos houveram muitas críticas direcionadas ao autor Stephen king relacionadas a falta de empoderamento feminino em seus livros. Suas personagens, que apesar de serem bastante fortes e inteligentes, eram submetidas a serem meras coadjuvantes, em detrimento do desenvolvimento dos personagens masculinos; que normalmente recebiam todas as atenções e sempre tinham a tão almejada "jornada do herói". Ou seja, os homens sempre salvavam o dia, enquanto as mulheres só estavam ali para parabenizá-los e satisfazer suas vontades.

Diante de todas essas críticas, o autor começou a dar mais atenção a suas personagens femininas, e percebeu que, de fato, seu modo de trabalhar com as mulheres era bastante problemático. Em seu texto, por muitas vezes havia um tom exagerado de sexualização direcionado as mulheres; um bom exemplo é a tão falada cena de sexo no livro "IT – A Coisa (1986)", onde nossa única personagem feminina, ainda criança, vai transar com os outros seis personagens principais do livro, nos esgotos da cidade.

Sabendo dessa problemática, e disposto a mudar essa questão em suas histórias, SK passou a trabalhar com protagonistas mais fortes e empoderadas, e a discutir fortemente a questão do machismo na sociedade atual. Mas claro, sem abandonar o estilo clássico do terror que os leitores tanto gostam.

Os anos 90 foi a década que ele mais trabalhou com o feminismo em seus livros, apostando, com exclusividade, nas mulheres como protagonistas (coisa que não acontecia muito nos anos 70 e 80) e usando dessa característica para fazer fortes críticas ao machismo e a opressão que as mulheres sofrem diariamente na nossa sociedade. Fazendo isso, ele deitou e rolou na própria fantasia, e ainda prestou um bom serviço a causa das mulheres. O fato de que ele estava muito a frente de seu tempo é só um detalhe;

Jogo Perigoso (Gerald's Game, 1992); foi, por muito tempo, o romance mais criticado do autor. Isso porque ele vinha de um longo histórico publicando apenas grandes sucessos de horror. Histórias com carros mal-assombrados, palhaços assassinos, cemitérios amaldiçoados e os mais diversos monstros clássicos do gênero terror. Uma fórmula segura, pois é exatamente isso que seus fãs queriam receber de seu autor favorito. Mas, em 1992, SK apresentou o que seria seu trabalho mais ousado até então. Uma história inteiramente protagonizada por uma mulher. Isso por que o livro todo é focado apenas em uma personagem, presa e algemada, na cama de um quarto.

''Jessie Burlingame e seu marido, Gerald, se reúnem numa casinha isolada para fazer alguns jogos sexuais e quem sabe assim, esquentar um pouco essa relação amorosa que há muito tempo andava sem muita emoção. Mas, ao ser algemada na cama, Jessie começa a relembrar de algumas coisas que aconteceram na sua infância. Coisas que, para ela, são traumas profundos e que agora, por algum motivo, começam a assombrá-la, fazendo Jessie ficar completamente em pânico. Ela então manda o esposo tirar as algemas. Mas ele se recusa a soltá-la, pois para ele, o jogo não acabou.
As coisas dão muito errado quando Gerald sofre um ataque do coração e acaba morrendo antes de tirar as algemas de Jessie. Agora, presa na cama, e sendo atormentada por seus traumas mais profundos, Jessie precisa encontrar um jeito de libertar-se daquelas algemas; será uma luta tanto física quanto psicologicamente.

Esse livro discute os piores traumas que uma mulher pode passar na vida, para ser mais exato, são traumas sexuais.''

Agora, presa no quarto, Jessie passa a ter algumas alucinações que, aos poucos, começam a manifestar-se em sua cabeça. Traços de sua personalidade tomam formato e começam a incomodar nossa protagonista. São vozes que possuem certas características que compõem quem de fato seria Jessie Burlingame. Nós temos a voz da ''esposinha perfeita'', uma versão mais centrada e submissa de Jessie. Aquela que sempre abaixa a cabeça e concorda em fazer as vontades de seu marido, para evitar maiores conflitos; temos também a voz de Rute Neary (ex colega de quarto de Jessie) que seria sua versão feminista e empoderada, mas que ficou durante anos adormecia em sua cabeça, e agora, devido a essa situação inusitada, passou a falar com Jessie, buscando ajudá-la a se libertar dessas algemas.

As vozes ajudam, mas também atrapalham. Deixam Jessie maluca em alguns momentos. E a obrigam a relembrar de um episódio lamentável que passara com seu pai no ano de 1963, quando aconteceu um eclipse solar e Jessie ficou sozinha com Tom Mahout para assistirem juntos ao fenômeno. Mas, o que aconteceu foi algo que traumatizou profundamente nossa protagonista. E que a deixou completamente traumatizada. O episódio, de alguma forma, tem ligação com o que está acontecendo com Jessie nos dias de hoje: ela está algemada na cama, porque seu esposo se recusou a tirar as algemas, antes de morrer.

Em 2017, o romance, que até então era considerado inadaptável, ganhou uma adaptação de respeito pela Netflix; dirigido por Mike Flanagan e roteirizado por Jeff Howard.
comentários(0)comente



Ju Vogel - Nemeton dos livros 01/03/2023

Jogo perigoso
?Jessie podia ouvir a porta dos fundos bater levemente, erraticamente, à brisa de outono que soprava em volta da casa.. e quando Gerald girou o cilindro do segundo cadeado, e ela ouviu o clique quase imperceptível acima do ouvido esquerdo, concluiu que?... para ela não havia clima algum.
Jessie e Gerald estão casados há anos, e, na tentativa de reacender o clima do casamento, vão para seu chalé no lago, numa região isolada do Maine onde pretendem fazer ?joguinhos? sexuais. Apesar de isso não ser novidade para ela, no momento em que Gerald à algema na cama, Jessie percebe que não está no clima para continuar, porém Gerald parece não dar ouvidos quando ela diz que não quer continuar.
Quando ela se dá conta de que ele vai continuar a qualquer custo, sua mente entra em desespero e ela acaba chutando o marido com as pernas que são a parte do corpo que mantém livre. Porém, nesse momento, Gerald acaba tendo um infarto fulminante e cai morto ao lado da cama.
?... Foi em princípio este pensamento, que ecoava tão estranhamente ?O corvo? de Edgar Alan Poe, que lhe trouxe a percepção exata do que estava ocorrendo, da situação em que se metera, e um terror pleno e irracional engolfou-a de repente.?
Algemada, sem acesso às chaves, sem vizinhos próximos e acompanhada apenas do cadáver do marido, Jessie começa a entrar em pânico e colocar em dúvida sua sanidade.
Vozes na cabeça, lembranças do passado e de traumas há muito esquecidos, Jessie vê as horas passarem, e a sede chegar acompanhada da fome, e de um terror mortal do que a escuridão pode trazer.
Achei o livro todo muito angustiante, King consegue nos prender literalmente, com uma personagem, o cadáver do seu esposo , as vozes de sua cabeça e algo sobrenatural à espreita e, ainda assim, em um espaço e enredo limitado, contar sua história, nos deixando vidrados pra saber qual será o destino de Jessie.
comentários(0)comente



Nath 05/03/2023

Pra quê?
Essa foi uma pergunta recorrente na minha cabeça enquanto li essa história. Eu sou uma grande defensora da prolixidade do estilo de escrita do King, mas esse, na minha opinião, definitivamente deveria ter sido um conto. Muito boa ideia, premissa interessantíssima, mas o desenvolvimento é sofrível. É uma história que encurtada tinha o potencial de ser ótima, mas esticada além do limite com descrições entediantes e muitas vezes grosseiras (e eu tô sendo gentil aqui) ficou quase intragável.
Definitivamente é impossível recomendar esse livro. Stephen King é infinitamente melhor do que isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wania Cris 25/03/2023

King é rei!
Gatilho para abuso sexual infantil.

Já tinha assistido o filme (3x) e amado por motivos de Carla Gugino, mas tava com medo do livro. Achei que não seria tão ágil e instigante quanto a adaptação. Que felicidade em estar errada!!!

Uma mulher algemada à cama vê o marido morrer. Em cima disso, apenas disso, King cria um enredo magistral, expõe como nossos medos e traumas direcionam boa parte das nossas decisões e como é preciso superar o passado para conseguir lidar com o presente.

Ao contrário do livro anterior, Trocas Macabras (que, inclusive, é citado), em Jogo Perigoso há uma escassez de personagens e isso não o limita. Somos envolvidos por tantos acontecimentos e situações que é impossível não ter empatia com Jessie mesmo quando ela se mostra tão pouco empática. Ela é sensacional e muito, muito forte.

A tradução ficou a cargo de Lia Wyler e confesso que senti falta de Regiane, mas o trabalho não ficou ruim, não. Não a mesma coisa, mas não ruim.

Mais um livro que confirma que King é Mestre por excelência.
comentários(0)comente



LeSoze 12/04/2023

De embrulhar o estômago
Minha primeira experiência com o Stephen king, e não decepcionou. Um livro que causa um enclausuramento por saber se a protagonista vai conseguir sair daquela situação que se encontra.

Bom, o livro tem seus pontos fontes, porém deixou a desejar em outros acredito que se tivesse deixado " no ar" se oque ela viu foi alucinações ou real, no final o suspense iria casar melhor.

Nem tenho opinião direito sobre a cena flashback da protagonista com o pai... Era realmente necessário ficar falando desse assunto o livro inteiro? O relembrando toda hora? deixou de ser chocante pra ficar cansativo

Mas no geral eu gostei, e quero ver filme para ver como ficou
comentários(0)comente



readings 15/04/2023

Até onde é real ou imaginação?
É o segundo livro que leio do King que dou apenas 3 estrelas, a maioria sempre são de 4 pra cima. Não foi uma leitura que me pegou muito...

O livro não é ruim, é mais um jogo psicológico que o King trás aqui, uma mistura de invenção com a realidade, traumas do passada da personagem que voltam pra assombrar. Não me entreteu tanto e achei um pouco lento no começo, do meio para o final muda um pouco essa parte. Mas não desgostei do livro, achei fraco mas não é ruim.
comentários(0)comente



Aninha 17/04/2023

King é o rei! sempre me surpreende. o livro tem um desenvolvimento surreal, que prende desde o início!
comentários(0)comente



Henrique.Hansen 30/04/2024

Angustiante
Apesar de ser um livro com uma premissa intimista, acompanhando o dilema de uma única personagem sozinha presa em uma cama, o livro consegue te prender e fazer a história fluir de forma eficaz. Principalmente quando a protagonista precisa reviver e lidar com seus piores traumas. E quando ela finalmente percebe que só tem um jeito de se livrar das algemas, a leitura se estende prolongando a agonia do leitor (como só Stephen King consegue fazer)!
comentários(0)comente



Valdilene.Edevim 06/05/2024

Que loucura foi essa?!
O livro inteiro é sobre a Jessie revivendo seus traumas e não vendo coisa com coisa...não é um dos melhores livros dele,mas tem partes interessantes.
É um livro que tem adaptação, mas não assistam,o filme é bem ruim.
comentários(0)comente



TaynA 30/04/2024

Doideira
Mais um do meu querido?
Eu não sei em que brisa ele estava, mas sei em qual eu entrei.
Falo pra vocês que eu não estava esperando o final desse livro. Teve uma hora que eu já nem sabia o que era real ou não.
Enfim, doideira!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



378 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR