Paulo Silas 04/09/2015Um livro que até certo ponto é enfadonho e necessita de boa vontade para que continue sendo lido. O resultado final satisfaz, fazendo com que o esforço do leitor valha a pena. Mesmo assim, não é uma das mais brilhantes obras do autor ao se considerar todos os aspectos do livro.
O cerne da história é fantástico - uma sacada típica de Stephen King: um casal vai para uma cabana num local afastado, a fim de terem privacidade para os jogos sexuais que pretendem fazer. Pouco antes do início do ato, com a mulher algemada na cama, uma certa resistência é criada, o que gera uma discussão entre o casal, culminando, dentre algumas intempéries, na morte do marido, ali mesmo, na própria cama, vindo a desfalecer ao lado. Com o marido morto ao chão, a mulher se encontra numa situação constrangedora e desesperadora, já que algemada junto à cama e sem que possa ter acesso às chaves para que seja liberta. Sozinha, num lugar longínquo e afastado de tudo, algemada, com o marido morto ao lado, sem ter a mínima possibilidade de fazer algo para mudar sua situação. É essa a condição que se encontra a protagonista da história. A trama parte daí, acompanhando a incessante agonia da mulher e a sua luta pela sobrevivência, já que a enrascada vai para além, contando com divagações, lembranças, vozes e peculiares visitantes que a protagonista recebe no desenrolar da história.
Em que pese a história seja ótima, a desenvoltura da mesma é um pouco enrolada. Ao mesmo tempo em que a escrita demonstra a excelência do autor em preencher tantas páginas com alguns elementos sobre uma ideia simples (mulher algemada na cama, num local ermo, sozinha e sem condições de sair de tal estado), a desenvoltura excessiva acaba cansando o leitor em vários pontos. A história contada num conto seria suficiente, já que o romance acaba sendo cansativo.
Justo mencionar que o autor logra êxito em transmitir toda a agonia e desespero da protagonista para o leitor. Durante a leitura (principalmente nas partes que cativam), a aflição é certa.
"Jogo Perigoso" é um livro de Stephen King que gera polêmica justamente pela divisão de seus fãs "gostei/não gostei". A conclusão nesse sentido vai depender de cada um. A leitura, de qualquer forma, é recomendável.