vanessamf 13/10/2021Um livro menorEmbora muitos gostem da estória e a considerem um retrato interessante da vida privada, do isolamento das mulheres e do modo como a sociedade inglesa interagia (se assemelhando um pouco a Jane Austen), não foi para mim uma das leituras mais empolgantes.
Primeiro porque a protagonista não é carismática, além de ser muito religiosa, gastando enorme tempo em sermões moralistas sem que suas atitudes reflitam de fato suas pregações.
Também vive discorrendo sobre humildade e bondade, mas se refere a seus empregadores e alunos em tom condescendente e crítico, dando a entender que é superior a eles, mesmo que não possua dinheiro.
Para mim, teria sido melhor ter percebido estas nuances de comportamento e diferenças sociais por meio da ações dos personagens e por seus diálogos e não pela interpretação direta da narradora que, dentro da trama, fala sempre como alguém despeitado, solitário, com baixa autoestima e ressentimento, embora queira passar a ideia de resiliência, dignidade e caridade.
site:
https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2021/10/12/literatura-agnes-grey/