spoiler visualizarRonaldo Thomé 20/05/2022
A Longa Estrada de Minas
Clássico, sem palavras! Viramundo é um belíssimo retrato de tantos homens, que por algum motivo se perderam na vida, sem eira nem beira. Fernando Sabino, aqui, empresta seu talento a uma das histórias mais típicas do nosso país: o romance de formação com elementos do realismo mágico (ainda que o autor insista no próprio texto que a esse estilo não se apegou...), e entrega uma ótima história com direito a muito humor, tragédia e, claro, imaginação.
Viramundo, nascido José Geraldo, nasceu no interior de Minas Gerais, criança esperta e peralta. Com o tempo, manifesta o desejo de se tornar padre, mas a vocação para causar encrencas continua a persegui-lo. No seminário, acaba sendo expulso e passa a peregrinar pela Terra, indo para quase todo canto.
Há muitos paralelos da história com A Lua Vem da Ásia, mas de forma bem mais linear e menos caótica. Assim como Lygia F. Telles, o autor mescla realidade à fantasia, de modo que você poderá pensar que Viramundo realmente existiu!
O final trágico e triste fecha um ciclo deste belo romance, divertido e agridoce, com alguns dos momentos mais insólitos que você verá num livro do tipo.
Indicado para: quem quer uma grande obra de um autor no seu melhor momento, que mescla sentimentos e estilos.
Nota: 10,0 de 10.