Hildeberto 07/05/2021História cultural do país"História concisa da literatura brasileira", de Alfredo Bosi, aborda desde os primeiros escritos sobre o território que viria a ser o Brasil até a literatura pós-modernismo das décadas de 1960 e 1970.
A explanação do autor sobre cada movimento literário inicia-se por comentários acerca do contexto histórico, seguida de delineamento sobre as principais correntes artísticas da época. A partir daí, Bosi traça paralelos com o pensamento nacional e, por fim, estabelece a relação entre os escritores brasileiros e as doutrinas estéticas. O literato destaca alguns nomes, ressaltando tanto suas ideias como a linguagem utilizada para expressá-las.
Mais do que apenas uma história literária, este livro é uma visão panorâmica da evolução cultural do país: ao lado de romancistas e poetas, mencionam-se ensaístas e críticos, e por trás das poesias e narrativas releva-se o substrato ideológico e material. Há também o vislumbre de fina crítica das estruturas formais do texto, perceptível pela análise de Bosi do seu objeto de estudo, embora, infelizmente, ele não desenvolva seus aspectos teóricos.
A edição da editora Cultrix é excelente, com letras em tamanho agradável, boa qualidade do papel, perfeita diagramação, ausência de erros editoriais. Trata-se de uma leitura interessante para quem gosta de história, literatura e sociologia, tudo ao mesmo tempo.