vasilisamorozko 14/03/2021
Senta Que Lá Vem Problematização
"Percebi mais de uma vez que as pessoas acham que eu não estou me comportando mesmo quando eu estou fazendo tudo para me comportar."
#48 - Esse livro poderia ter entrado na minha lista de crianças que eu amo demais, só que eu não gostei muito da Píppi, ela tem seus momentos engraçados e eu ri das bobagens que ela faz ao longo da história uma vez ou outra… mas eu não posso me fazer de desentendida pros pequenos detalhes que estragaram a minha experiência.
Eu sempre quis ler esse livro, na verdade eu tenho uma lista extensa de livros infantis que eu queria ter lido quando pequena, por isso é sempre um prazer achar esses livros pra ler. Então imagine como eu fiquei feliz ao encontrar esse livro - que é um dos favoritos de uma velha conhecida.
Lá fui eu, toda pimposa ficar estressada pelas bobagens que Pippi diz.
Vejam bem, não é que o livro seja ruim ou que o meu timing de idade pra ter lido tenha passado há anos - até porque o que não falta são livros que são pro público infantil que são cheios de lições valiosas para os adultos também.
Mas há algo errado nesse livro quando você para pra pensar que a escritora escreveu pra filha dela e estão cheia de frases do tipo:
"No Congo Belga não há uma pessoa que seja verdadeira."
"Não tem como ter orelhas tão grandes assim, não nesse país… mas na China as coisas são um pouco diferentes lá a um homem que tem orelhas tão grandes que servem de capas de chuvas."
"Na índia remonta as pessoas andam sobre as mãos"
"No Egito as pessoas andam de costa."
E que na argentina as crianças não vão à escola e etc (esse trecho é muito grande e eu fiquei com preguiça pra coloca-lo aqui, mas ele e estranho a sua forma pode acreditar.)
Eu sei que a Píppi se desmente em um desses casos mas eu não gostei dessas piadas estúpidas (vamos chamar assim), elas são no mínimo questionáveis quando a mesma personagem diz que já morou em Portugal e não fala mais nada sobre, eu realmente estava esperando uma piadinha e quando virei a página e não encontrei nada fiquei "ué? Cadê a zombaria um pouco ofensiva ou a desinformação - chamem do que quiserem - sobre esse país?"
Eu não sei, fiquei com a sensação de que ela quis fazer graça com estereótipos estranhos e isso não me agradou nenhum pouco, ainda mais quando eu pensava e pro público infantil... traduzido para muitos idioma... a muitos anos.
Isso sem falar que eu realmente parei a leitura e procurei no google sobre o fato dos touros sentirem ou não dor ao ter seus chifres arrancados e pasmem eles sentem, e por isso existem técnicas e remédios para evitar isso e nenhuma das técnicas são quebrar simplesmente o chifre como fizeram no livro. - A defensora dos animais que vive em mim vetou esse livro na hora e nada mais salvaria ele.
Sim, e claro que eu sei que esse livro foi escrito a mais de 50 anos e blablabla mas eu estou lendo agora e não me vejo recomendando ele pra minha irmã mais nova, e até seria legal recomendar porque ele tem uma personagem feminina como principal, que não precisa de outras pessoas pra salva-la ou cuidar dela e isso foi mega importante e tal pra época e formação de milhares de jovens...
O que nos leva a outro ponto interessante, Píppi é mesmo uma boa influência?
Ela é uma criatura largada que ninguém ajuda a ser uma pessoa melhor (e parece que todos nos livros esperam que ela aprenda a conviver em sociedade magicamente o que é meio estranho, também) então Píppi fica ali com o uma criança mal educada e chata cercada de adultos molengas demais, respondendo, sendo grossa e desobediente (ela é uma Marsha em outras palavras) ao mesmo tempo que ela está sendo responsável por si mesma, eu realmente não sei o que pensar sobre ela nesse caso. Foi uma leitura muito controversa essa e a verdade, esperava gostar e me decepcionei mais do que poderia imaginar.
Enfim, vou ler os outros livros e ver se melhoram ou se pioram ao longo que a personagem cresce. - e esqueçam o que eu disse e indiquem pro seus babys, a poucos livros com protagonista femininas no ramo infantil clássico.
Ps: Eu realmente escrevi Marsha e o urso antes de postar ai parei e pensei "eles são dois personagens, filha!" e corrigir.