Alien

Alien Alan Dean Foster
Alan Dean Foster
Alan Dean Foster
Alan Dean Foster




Resenhas - O Oitavo Passageiro


144 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Marlon Teske 26/08/2010

Corra que o Alien Vem Aí
Eu poderia estar empolgado por ser o primeiro livro do gênero que leio, como também as cinco estrelas poderiam ser apenas motivadas por já conhecer muito bem Alien para saber o que iria encontrar nas páginas de O Oitavo Passageiro. Mas não é nada disso. O livro é que é muito bom mesmo.

O cenário é a Terra dentro de algumas dezenas de anos. Após dois séculos de exploração sem excrúpulos, o petróleo do mundo finalmente acaba. O homem, que já havia conquistado outras formas de energia poderia facilmente se virar sem os combustiveis, mas não sem outro importante derivado do petróleo: os plásticos.

Para resolver esse pequeno problema, tornou-se comum enviar refinadoras em forma de cargueiros com seus rebocadores pelo espaço, viajando acima da velocidade da luz para buscarem em outros mundos o que a Terra já não mais dispõe. Mesmo assim, como os lugares mais próximos são ainda muito distantes, os tripulantes são enviados em hipersono. Além disso, há uma significativa economia de ar, alimento e tudo o mais se a tripulação viajar a maior parte do tempo dormindo.

A Companhia é uma das maiores refinadoras do mundo, e é de sua propriedade o rebocador Nostromo, onde duas mulheres, quatro homens e um gato viajavam dormindo com uma carga de dois bilhões de toneladas entre gás, combustivel e metal. Até que a Mãe, o programa responsável pela manutenção de todo o Nostromo os desperta dez meses antes do previsto.

A mãe captou um pedido de socorro.

Daqui pra frente vocês podem ter uma idéia do que rola, especialmente devido ao filme ser já beeem antigo. Ripley e cia contra o Oitavo Passageiro em uma sequencia de textos rápidos e com ritmo. É um livro ágil, mas não menos descritivo por isso.

Quero ver se encontro mais livros dele nos sebos da vida.

Lido em Janeiro/07
comentários(0)comente



Marlos 01/06/2021

É uma leitura bem fluída e prazerosa.
O enredo aborda o contato com o desconhecido e as implicações que uma aproximação incauta pode gerar.
Acompanhamos a tripulação da Nostromo tendo que lidar com escolhas difíceis em situações delicadas, onde qualquer decisão errada pode encerrar a missão e a vida dos tripulantes.
comentários(0)comente



Bastos 23/06/2024

O livro conta a história do primeiro filme e é muito bom por dar um aprofundamento no horror que os personagens estão sentindo, saber o que estão pensando e até mesmo acrescentando cenas que não estão no filme.
comentários(0)comente



Sthéphanny Alves 14/10/2021

Alien
Eu não leio muito livros deste gênero, mas posso afirmar que este é sem dúvida um livro espetacular. Prendeu minha atenção do início ao fim, me deu calafrios de ansiedade e de terror. Me peguei imaginando se alguém ficaria vivo, e claro, sofri muito.
Com certeza é um livro que te convence a ler mais do gênero, gostei bastante.
A escrita de Alan, numa forma geral, é muito gostosa. Ele consegue brincar com as palavras de forma a brincar também com nossos sentidos e sentimentos. Uma mistura perfeita na minha opinião!
comentários(0)comente



Nalia.Resplandes 24/08/2021

Não consegui parar de lê
Não faço a mínima ideia de como consegui esse livro, ele estava na minha estante e comecei a lê, não conheço os filmes, mas curti muito o livro, gostei da narrativa, quanto mais eu li menos queria parar
comentários(0)comente



Rodrigo Fernandes 02/06/2020

Tem como dar mais que 5 estrelas?
Este livro vem caminhando silenciosa e lentamente na escuridão, quando o clima está criado e você envolvido pela atmosfera pesada e fria... você não vai nem saber o que atingiu!! Devorei as últimas páginas!!! Não mudaria nada. Simples e complexo na medida certa.
Maiara W 02/06/2020minha estante
Tbm acho!!! Deveria ter um selo Premium. Favoritei esse livro ?




Marcela.Sanchez 23/08/2024

Um clássico!
Eu conhecia apenas a adaptação dos cinemas e já era uma das minha favoritas, então eu já imaginava que iria me surpreender com o livro. E foi exatamente o que aconteceu.

A atmosfera do suspense e do medo foram muito bem construídas, a descrição dos cenários muito bem elaborado ajudou mto a ambientar o leitor.

Se Você é fã de uma boa ficção, esse livro é pra você!
comentários(0)comente



alinenotalien 05/04/2021

Xenomorfo, eu escolhi te amar!
Todo mundo que me conhece sabe que sou apaixonada pela franquia Alien, tanto que é até um apelido pra mim, desde quando descobriram que trocar duas letrinhas do Aline ali transformava diretamente nessa palavra (e aí valentão da escola, pa* no seu uc, adorei o apelido!). E fazia tempos que eu estava de olho na romantização de Alien, O Oitavo Passageiro e, FINALMENTE, chegou o dia de ler. Siga em gente, que o Xenomorfo está na sua cola.

Na Terra, o petróleo acabou. Isso força naves como a Nostromo, um cargueiro rebocador, para explorar o espaço em busca de outras formas de energia que possam ser transformadas em combustível. Em meio a essa missão, a Mãe, programa responsável pela Nostromo, capta um pedido de socorro. Cabe a Dallas, Ripley, Lambert, Kane, Brett, Parker e Ash investigar o que está acontecendo. E é aí que tudo começa a dar errado, obviamente.

Alien é muito fiel ao filme, embora exista pequenas mudanças ao decorrer da narrativa – e que são oks, não interfere em nada e ainda enriquece a narrativa. O xenomorfo aqui segue tão implacável e perigoso como na franquia, há momentos de tensão e confesso que tive alguns sustos enquanto devorava o livro (mesmo já conhecendo a história). Outro ponto positivo é que cada personagem é muito bem desenvolvido e complexo, algo que não se ver muito quando um filme acaba virando um romance. As descrições não são exageradas e nem superficiais, o que me agradou muito, os diálogos são ricos e Alan Dean Foster soube muito bem transportar a trama de Alien, O Oitavo Passageiro para este livro.

O ponto negativo, porém, se dá pela tradução e revisão porca da editora. Isso foi algo que me incomodou MUITO durante a leitura, parecendo, às vezes, que eu peguei uma tradução direto do Google translate e com uma revisão bem mais ou menos. Por outro lado, em certos momentos da narrativa ou fala dos personagens, parecia que eu estava lendo um livro de época, e isso incomodou bastante também – porque nem mesmo no filme os personagens falavam assim, gente! Que viagem foi essa, tradutor?

Alien é um livro rico em sua narrativa, suspense e personagens. Segue fiel ao filme de Ridley Scott. Vale cada página lida. Recomendo para os fãs e para aqueles que ainda não conhecem muito sobre a franquia Alien. Se não fossem os problemas da tradução e revisão do livro, teria dado 5 estrelas tranquilamente.
comentários(0)comente



Flavio Assunção 19/08/2011

"O Oitavo Passageiro" tem um fato curioso: é um dos raros casos onde ocorreu primeiro o filme e, baseado em seu roteiro, um autor - nesse caso Alan Dean Foster - o transforma em romance. As vezes funciona, outras não. Neste foi muito bem.

O livro narra basicamente a missão da nave Nostromo, que coleta petróleo no espaço exterior, mas que, em dado momento, tem seu rumo alterado devido a captação de um pedido de socorro em um planeta localizado há 10 meses da Terra. Embora cansados, os sete tripulantes da nave - Dallas, Ripley, Ash, Parker, Lambert, Bett e Kane - resolvem completar esta última missão antes de voltar pra casa. Mas algo sai errado no planeta que visitam e logo sua nave estará com um oitavo passageiro, que é implacável e perigoso.

O primeiro ponto que quero destacar é que embora seja um livro curto, temos personagens muito bem desenvolvidos e complexos. Cada um deles tem uma personalidade que se sobressai e em dado momento sabemos como cada um irá reagir a um questionamento, discussão ou decisão. Outro ponto é o desenrolar da trama. A leitura é tão agradável, mas tão agradável, que é possível que o leitor não se sinta determinado a largar a obra. Tudo transcorre muito bem, seja nas descrições - que não são exageradas nem superficiais - como nos diálogos ricos. Por último destaco o suspense. A tensão vai sendo desenvolvida aos poucos e quando chega no último quarto a narrativa toma um rumo sufocante e diria até delicioso para quem adora livros de suspense.

O único ponto negativo que posso ressaltar é uma certa revelação final sobre um dos tripulantes. É até difícil dizer isso, mas se eu fosse Alan Dean Foster teria feito algumas alterações nisso. Existem tantos filmes baseados em livros que são irritantes de tão infieis, porque não escrever um livro baseado em um roteiro de filme com uma mudança que poderia ser considerada para melhor? Mas enfim, de qualquer forma essa parte é passável.

Então é isso. "O Oitavo Passageiro" é um livro rico em sua narrativa, seus personagens e seu suspense. Vale cada página lida e é uma pena que seja tão curto. Eu não lembrada do filme quando li esta obra e isso ajudou muito na minha avaliação e nas surpresas que tive. Torço para que aconteça o mesmo com você.
comentários(0)comente



otxjunior 23/09/2024

O Oitavo Passageiro, Alan Dean Foster
É fantástico, até você precisar interromper a leitura para retomá-la em outro momento; e se é pra ler numa sentada só, antes dar play no filme: vai levar quase o mesmo tempo para concluir a história, que é divertida ao que parece em qualquer mídia. Gosto mais da Ripley do cinema.
comentários(0)comente



ValeLucas 24/10/2024

A Nostromo está em viagem pelo espaço quando capta um pedido de ajuda vindo de um planeta desconhecido. A tripulação, acordada pelo sistema da nave, decide investigar o chamado e fornecer auxílio. Ao chegarem no planeta, ficam surpresos ao encontrar uma nave alienígena e, durante a exploração dessa embarcação, um dos tripulantes é atacado por uma criatura, saída de um ovo misterioso, e levado de volta à nave. Porém, ao tentar salvar seu companheiro, eles podem ter trazido para a Nostromo um perigo inimaginável.

Esse livro segue os eventos do filme e se mantém fiel ao que vimos, com o e diferencial de explorar das relações entre os tripulantes, seus medos, suspeitas e tudo que vai tornando a atmosfera da Nostromo claustrofóbica. Gostei de ver mais sobre a nave e como a Companhia responsável por eles não se importa com vidas humanas, apenas com o lucro (que surpresa, né?). Eles tinham o básico e de forma precária, com sorte grande parte das viagens da empresa são feitas em sono, senão todos os empregados estariam lascados.

Quando o Alien entra a bordo, o livro se torna ainda mais tenso, e o xenomorfo é uma presença aterrorizante, que ao mesmo tempo não aparece tanto, mas nunca sai dos pensamentos. Foi ótimo o livro abordar mais sobre a biologia das criaturas, o quanto são adaptáveis e difíceis de erradicar, deixando claro o quanto os tripulantes estão despreparados para enfrentar essa ameaça. Uma ótima leitura, tanto para os fãs da franquia que querem revisitar a história com mais detalhes, quanto para quem quer adentrar nesse universo.

"Um ser humano armado pode caçar um tigre durante o dia com alguma expectativa de sucesso. Retire sua luz, coloque-o na selva à noite, em meio ao desconhecido, e todos os seus medos primitivos retornam. Vantagem para o tigre. Estamos operando na escuridão da ignorância"
Jander Maicon 01/11/2024minha estante
Esse eu li. Curti demais nossa! Adorei seu review. Pelo que vi ali parece que tem continuação? ?????? aí eu surto kk


ValeLucas 01/11/2024minha estante
Tem um universo expandido de livros e eu já PRECISO ler tudo kkkk viciado na franquia Alien dnv kkk


Jander Maicon 01/11/2024minha estante
Eu amo demais. Mas não sabia. Nossa!!! Preciso ir atrás disso. Eu li o primeiro, acho que é o primeiro kkk Ripley foda demais. Final muito bom!!!




Clari.Monise 14/01/2021

Que final minha gente!!!
O livro todo tem aquela tensão, aquela gente toda perdida tentando fazer algo contra o Alien. Meio tenso, meio morno.
Quando chega nos dois últimos capítulos a coisa fica tão eletrizante que é impossível largar esse livro! Fiquei muito empolgada com a guinada que esse livro deu na reta final! Um final excelente e cheio de emoção!
comentários(0)comente



Feels 07/05/2021

Incrível
Achei incrível.
Assisti o filme e li o livro, o que me abriu um mar de novos pensamentos. Este livro em questão me deixou bastante tenso e apreensivo, e eu adoro quando um livro me passa emoções.
Os elementos de ficção científica e a trama são ótimos.
O começo do livro foi meio lento e parado, o que confesso que me deixou um pouquinho entediado, porém durante esse decorrer parado do início, abre uma possibilidade do livro acabar com o leitor.
comentários(0)comente



AleixoItalo 05/11/2015

A adaptação de mídias é algo corriqueiro no mercado e sempre que um produto se mostra potencialmente vendável, a tendência é sua extrapolação para outros segmentos com intuito de gerar mais lucros. Esses spin-offs são quase sempre forçados e descartáveis e só raras vezes geram produtos bons para competir com ou expandir o original. Escrever um livro exige dedicação do escritor, cada livro carrega um pouco da alma do seu autor e essas obras feitas sob demanda por freelancers,  geram na maioria das vezes livros insípidos e insossos — dentre as poucas obras que eu me lembro de ter lido nessa categoria, Uncharted, Battlefield, King Kong e Assassin Creed são livros vazios e completamente descartáveis

O tipo mais comum de transposição de mídias, a adaptação de obras literárias para o cinema, é previsível uma vez que o tipo de comunicação que acontece no livro, por meio de palavras e da imaginação, é bem diferente da abordada no cinema, que entrega a obra pronta para o consumidor por meio de imagens e trilha sonora. Mas embora não seja um tipo de produto comum, o inverso também existe: a novelização de obras cinematográficas em romances.

Algumas franquias expandidas para a literatura conseguem obter sucesso, como é o caso de do mercado de livros de Star Wars e diversos livros baseados em jogos. Novelizar um filme é literalmente transcrevê-lo em sua integra para o papel, livros tendem a ser mais completos e mais amplos que os filmes — afinal não obedecem exatamente um prazo pra ser consumido — enquanto as novelizações são basicamente a mesma história das telas transcrita para ser lida. Apesar da prática não muito comum, existem diversas novelizações no mercado, em geral bem chatas de se ler uma vez que não existem os sentidos de comunicação utilizados no cinema, mas as vezes uma ou outra, consegue se sobressair e se tornar uma boa obra. É o caso de Alien.



Escrito por Alan Dean Foster, escritor de ficção científica norte americano que tem em seu currículo diversas obras sobre o assunto, várias adaptações e algumas novelizações, Alien conta a história da Nostromo e de seus sete tripulantes, que em missão se deparam com um estranho planeta onde existem ruínas de uma possível civilização alienígena. Ao explorar esse planeta, acabam trazendo para dentro da nave um oitavo passageiro... Todos já conhecem o enredo e o livro é uma adaptação fiel à obra hollywoodiana, nesse caso para que ler o livro se você tem o filme em mãos?



Apesar de contar a mesma história, Alan Dean Foster conseguiu criar uma atmosfera própria para o romance. Diferente da obra cinematográfica, aqui não temos Ripley como a personagem principal, o foco se dá em todos os tripulantes, onde cada um desempenha o seu papel e são igualmente importantes para a trama. A descrição dos cenários — principalmente da civilização alienígena — e dos acontecimentos, são excelentes e detalhes sutis como a preocupação com o sangue ácido dentro de uma nave pressurizada e a biologia do alienígena, são detalhes que passam batidos no filme, mas que contribuem bastante com a qualidade do romance. Os personagens são muito bem construídos e a obra é entremeada com pensamentos e aspirações dos tripulantes.



O livro é curto e mesmo assim é agradável e consegue emular com qualidade todo o terror espacial criado por Ridley Scott. Em 2015 o livro retornou as prateleiras do Brasil, lançado pela Aleph e é uma excelente obra Scifi para se ter na estante, seja fã da franquia ou não.
comentários(0)comente



144 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR