Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


501 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Suh 28/06/2024

Um aviso
Mas mãe é assim mesmo. Um aviso :não leia se tiver ansiedade ou depressão, me deu altos gatilhos ,mas fora isso é bom.
Hehehe.
comentários(0)comente



Vicioouss 23/06/2024

Sempre que posso falo a respeito desse livro, pois depois que o li sinto que não posso ser a mesma. Ontem reli esse livro e chorei do início ao fim do livro, como se a minha história e a de Dona Lola houvesse se misturado e assim se tornado uma única história, é simples, e talvez por isso seja tão difícil, em alguns momentos até dói. Obrigada Maria José Dupré por ter escrito esse livro.
comentários(0)comente



Ina 23/06/2024

Um romance familiar de época
Éramos Seis é um romance clássico que nos apresenta a vida da família Lemos, temos a mãe, o pai, a empregada e os quatro filhos. Os pais correndo atrás para pagar as prestações da casa que compraram na Avenida Angélica e os filhos vão crescendo, e cada vez mais, formando as suas personalidades. Paralelamente acompanhamos a família materna de Itapetininga. Pra mim, a leitura foi muito prazerosa, eu ri, chorei, torci e vibrei por todos, essa família Lemos tem um lugar especial dentro de mim.
comentários(0)comente



Aléssia 14/06/2024

Muito bom
Apesar de não gostar de livros de época achei esse maravilhoso, só tem um final bem triste, mas isso já da para perceber logo no inicio da história
comentários(0)comente



Brupagfar 01/06/2024

Um livro que muda vidas
Esse é um tipo de livro que te faz refletir muito, pois vendo o decorrer dos personagens conseguimos observar as inúmeras trajetórias possíveis que podemos ter. A trajetoria mais marcante é da personagem principal, um símbolo das mães brasileiras, que se sacrificam para o futuro de sua família e filhos, e este sendo seu objetivo de vida.

Existem elementos históricos no livro, algo que me fez gostar mais ainda. Tanto das revoluções em Sao Paulo (onde a história se situa), quanto a presença de imigrantes e da Segunda Guerra Mundial (de maneira indireta).

É incrível como o livro nos acolhe naquela família. Podemos sentir todas as dificuldades ou conquistas juntamente com os personagens. Eu como filha e neta, consegui entender melhor minhas ancestrais. Agora entendo o reconhecimento do livro!
comentários(0)comente



Aqlabia0 28/05/2024

Desgraça pouca é bobagem, quando ela vem é em comboio.
Acompanhar a vida da Lola é muito curioso, ver ela passando por alegria, tristeza e dificuldades pra no fim ir perdendo todos um por um e ficar sozinha.
Esse é um daqueles livros que te faz refletir enquanto lê e ficar parado olhando pro nada sofrendo depois.
comentários(0)comente



Virginia119 27/05/2024

Não dei nada por esse livro mas ele me entregou tudo?Como eu chorei,com doeu vê o sofrimento da mãe para criar os filhos,tds os sacrifícios que ela fez por eles?
comentários(0)comente



Maria Amélia 26/05/2024

?Prêmio Raul Pompeia ABL 1944

"Este romance se passa na capital paulista, entre as décadas de 1910 e 1940. Nele, a saudosa D. Lola relata o dia a dia vivido ao lado do marido e de seus quatro filhos. Aos poucos, o leitor se vê envolvido pelas alegrias, dramas e adversidades da família Lemos e faz uma viagem pela São Paulo do início do século XX, marcada pelas revoluções de 1924 e 1932."
comentários(0)comente



GabeZss 21/05/2024

Mãe
Foi incrível acompanhar toda a trajetória dessa família. E como Lola foi uma mãe,sempre deixando os filhos como prioridade,as vezes dava até raiva o quanto ela não se cuidava. Enfim,uma história muito linda e triste,cada capítulo vinha com alguma pedrada e os momentos de felicidades que eles tinham era precioso,amei cada personagem e como foi bem construído.
comentários(0)comente



Ana.Roechling 16/05/2024

Éramos seis
Primeira vez que li esse livro eu era adolescente ...E hoje, relendo, bem mais velha...rsrs....eu vi como esse livro é triste!!!! É lindo....mas me fez chorar.....?
comentários(0)comente



duda 16/05/2024

Lola sofreu mais que jesus e juliette
é um livro que faz pensar sobre a tal maternidade e ser mãe. lola passou por muitas dificuldades sendo pobre e com filhos pra criar mas sempre se manteve positiva pois acreditava que no fim tudo ia valer a pena.

queria escrever mais mas ainda to pensando na situação da coitada da lola.
comentários(0)comente



Valentina351 09/05/2024

Que livro?
Acompanhar a história da família Lemos foi incrível e envolvente. A família não é diferente da minha, nem da sua, nem da de ninguém, e é por isso que a história nos prende tanto.
Me emocionei com Dona Lola e sua família, que livro gostoso para ler tomando um café num fim de tarde?
comentários(0)comente



Iza Santos 06/05/2024

Gostei muito da leitura, demorei um pouco a pegar o ritmo dela mais a história da d. Lola nos envolve.
comentários(0)comente



Beto | @beto_anderson 06/05/2024

Projeto Uma viagem Literária pelo Brasil - Livro 8 (SP)
A vida de Lola reflete a realidade de muitas mulheres chefes de família neste país. Dividida entre o amor dos filhos e o constante esforço de dar a eles o melhor que pode: lar, comida, ensinamentos, apesar das limitações financeiras. A história é sofrida, apesar dos breves momentos de alegria. Pior do que isso é a ingratidão e as ironias da vida que levam o que resta de bom em tempos difíceis. Leitura boa, com boas personagens. Recomendo também para conhecer um pouco do dia da dia / dos costumes de São Paulo da época.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
comentários(0)comente



emi 05/05/2024

Sem palavras
O livro é emocionante de início ao fim. Uma narrativa que começa simples, com personagens "básicos" se desenvolve em enredos sensíveis, alegres. Todas as emoções dos personagens, você sente, é impossível só ler. Como é um livro mais antigo, você também percebe traços de São Paulo de mil novecentos e alguma coisa (ex: ideais socialistas, machismo, desenvolvimento do Brasil na economia).
Simplesmente refleti muito, e chorei horrores
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |