Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


501 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


cadáver 02/10/2022

planejo ver a novela
tinha potencial mas aí ficou previsível e extenuante! mtos detalhes e nem bem contados, tem uns marcos históricos importantes mas n vai mto além disso.
comentários(0)comente



Cat Lu 30/09/2022

Eram seis, agora só sobrou um
Dona Lola é quem conta essa história. Mãe de quatro crianças, que vemos crescer durante o livro; pobre e muito trabalhadora. Lola é a representação da mulher de classe baixa da época, e ainda é muito identificável. Durante todo o livro, D. Lola só faz uma coisa: se sacrificar por seus filhos. Ela é o ideal de mãe, e tudo que ela faz é por eles.

Os acontecimentos são muito tristes. Contudo, não sofri com a personagem como acontece quando leio outros livros; entendi a dor dela (que é muito bem retratada), mas não a senti (com exceção do final, que me deixou bem triste). Mas acho que foi uma coisa minha, já que todos que já leram falam que acharam o livro muito emocionante.

É uma boa leitura. Os acontecimentos não são tão extraordinários, já que retratam a luta de uma família de baixa renda, o que está no cotidiano de muita gente. Mesmo assim, não é uma leitura chata nem monótona. As personagens são muito familiares, o que faz com que a história seja simples de se envolver.

Recomendo para quem quer uma leitura simples e cheia de sentimento.
comentários(0)comente



amy 25/09/2022

Sensível, encantador, delicado
Éramos seis conta a história da família Abílio de Lemos ao longo dos anos, suas comemorações, mudanças, sonhos que vêm e vão, pessoas que vem e vão.
comentários(0)comente



Luana 12/09/2022

O livro conta uma história um pouco diferente da novela de 2019 (e acho a versão da novela melhor), mas a crítica em relação à política que acontece dentro do livro é muito mais desenvolvida.

Acredito que se a obra fosse mais atual, Dupré não seria tão subjetiva nas críticas ao sexismo e machismo que as mulheres sofrem dentro de casa, mas trazendo para o contexto dela, foi uma ótima estratégia para alcançar mais público e criticar essa problemática.
comentários(0)comente



Lucas.Leite 10/09/2022

Essa história parece que, ou já vivemos ou alguém da nossa família já viveu. A autora consegue contar a história de uma forma que entramos na família e rimos, sofremos e choramos junto com a protagonista. Em alguns momentos a vontade é de fechar o livro, pois já imaginamos o que nos espera e não queremos ler a protagonista passar por isso. Confesso que é um livro para pensar nos seus pais, nos seus filhos e ver se realmente estamos próximos a eles.
comentários(0)comente



Rafaela.Cruz 07/09/2022

Realidade.
É um história muito solitária, que é realidade de muitas mulheres. Família é uma montanha russa. Sinto por Dona Lola.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 04/09/2022

Conhecendo a São Paulo dos anos 30
Que livro! Dupre sendo Dupre? Me indignei, chorei, ri e aprendi muito! Aprendi sobre família, sobre entrega, sobre amor? mas também aprendi sobre violências cotidianas, sobre a guerra, sobre o conhecimento político da população em geral da década de 30.
Leiam!
comentários(0)comente



Glória Virgínia 18/08/2022

Agora somos quatro mas éramos seis. Ou algo assim dito por Lola(sinto que já a conheço bem para chamar pelo apelido). A vida não foi tão boa com ela. Esse foi um dos livros que passou como um filme na minha cabeça. Eu não me senti participante dos eventos,mas, eu os assisti de perto. Foi emocionante, triste e intrigante na maior parte do tempo.
Ótima escrita, fiquei cansada em algumas partes porem, fluiu como água em sua maioria.
comentários(0)comente



Noemy 17/08/2022

Um dos meus livros brasileiros preferidos: QUERO reler???
Este livro é um dos livros mais incríveis, mais bem feitos e um dos mais devastador que eu já li da literatura brasileira.
Sim provavelmente irei ler para ter o meu coração novamente despedaçado....
É aquele tipo de livro que compensa você sofrer, você lê e você ter aquela memória remoendo por dentro do seu cérebro...
Eu tenho um apego emocional com este livro pois foi um dos primeiros contatos que eu tive com esse tipo de leitura que é um romance parecido com tragédia.
Eu só recomendo a todos e espero que o Brasil inteiro Leia esse livro.
Ellen Fidelis - @geekerela_ 24/08/2022minha estante
Nossa só pela novela já era meio meio triste. Imagina o livro


Noemy 25/08/2022minha estante
É lindoooo




Isabel729 08/08/2022

Éramos seis é um livro clássico que te faz sentir empatia pelos personagens e em algum momento você se sente inserido dentro da obra, só isso já vale as cinco estrelas. Você se apega tanto à história que se esquece de que foi avisado que há um final melancólico, e olha que eu já tinha até assistido a novela.
Maravilhoso, recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thalia 22/07/2022

A história me lembrou muito a série 'This is us' na qual conta a história de uma família, passando pela juventude dos pais, a infância dos filhos até atingirem a idade adulta e formarem sua nova família, a diferença está na perspectiva, em Éramos seis vemos a história sobre o olhar da mãe e na série cada capítulo mostra a perspectiva de um personagem diferente. São história bonitas porém melancólicas, que nos mostra a brevidade da vida.
comentários(0)comente



Vitória 𪼠18/07/2022

A obra retrata a vida de Lola e sua família, desde a infância ate a vida adulta começando a ser contada no final de 1914. Se concentra em São Paulo e Itapetininga. O livro trás muitos acontecimentos importantes na historia brasileira como a gripe suína e a primeira guerra mundial sendo vistos e vividos por uma singela familia. Ademais aborda os desafios que a família enfrentava diariamente para conseguir o básico para viver.
A obra é narrada pela personagem Lola, feita em primeira pessoa. O livro possuí uma narração muito leve que nos trás a sensação de estarmos em uma roda de conversa e conhecêssemos os protagonistas, fator que nos trás grande conexão com os personagens. Contudo no começo pode ser complicado identificar quem ou com quem se fala, por isso tive que voltar algumas páginas para conseguir compreender. Na narração os personagens vão sendo descritos de maneira indireta, além de durante a trama acompanharmos o amadurecimento de cada membro da família ao longo dos anos e seu desenvolvimento.
Uma situação muito retratada no livro foi a submissão da mulher, cenário muito comum no século passado, século em que se passa a narrativa. Dela não poder sair sem autorização, ter a obrigação de servir o marido, ser obrigada a fazer coisas indesejadas, não poder u muito por ser tão esforçada e dedicada a seus filhos. Me emocionei com o final. Um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |