Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


498 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


augusttsie 15/11/2024

Éramos seis
A dona lola não merecia isso ??, esse final acabou comigo, mas o livro e tudo que ele retrata em si são perfeitos!
comentários(0)comente



Adri.RMonteiro 12/11/2024

Livro lindo!
Lola e Júlio é um casal que tem quatro filhos: Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho. Compraram uma casa na Avenida Angélica e toda a história gira em torno dela. Há momentos que vai para Itapetininga visitar a família de Lola ou para cada de Emília, a tia rica da família.

Éramos Seis narra o cotidiano de uma família numerosa, onde passam muitas dificuldades. Júlio trabalha numa loja e a Lola faz doces, bolos, encomendas de tricô. Se desdobram para não deixar que nada falte para seus filhos. A vizinha, dona Genu, também é figura importante pois ajuda muito eles. No decorrer do livro eles vão crescendo e tomando seu rumo. A brincadeiras de criança e a alegria do convívio familiar vai ficando cada vez mais distante na memória de Lola.

Tinha lindo quando adolescente e lembro que me encantei com a história. Assisti com minha mãe a
novela transmitida no SBT, então a memória afetiva dessa história é muito boa.

Nessa releitura a emoção foi diferente pois sou mãe e consigo compreender tudo o que ela fez por seus filhos. É uma leitura nostálgica, a autora descreve bem cada detalhe.
comentários(0)comente



passaro-azul 11/11/2024

Filho é filho
Acho que nunca li um livro que consegue materializar a vida como esse conseguiu. eu cresci sempre prestando muita atenção não somente nas minhas memórias, mas também na trajetória da minha família (que sempre conta as mesmas histórias repetidas vezes, então é meio impossível de esquecer). além disso, maria josé incluiu muitos acontecimentos históricos que envolvem tanto são paulo e brasil quanto o mundo da época. adorei. muito. indicação de mamãe :)
comentários(0)comente



Rebeca.Garcia 10/11/2024

Livro "Éramos Seis"
Escrito por Maria José Dupré, escritora brasileira nascida em 1898, o livro "Éramos Seis" conta a história de uma família dos anos 20, no qual a personagem principal é a matriarca Lola.
A família, como diz o título, é composta por seis membros: Lola, seu marido Júlio e seus filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. A história é contada em primeira pessoa, na visão de Dona Lola, mulher do início do século XX, dona de casa, que faz de tudo para manter sua família unida diante dos contratempos da vida. Apesar da história passar quase toda na cidade de São Paulo, residência da família Abílio de Lemos, a mãe, as irmãs e o cunhado de Lola moram no interior do estado, em Itapetininga.
Além de narrar o dia a dia de um núcleo familiar particular, a história também faz referência às grandes transformações paulistas e mundiais do início do século, como a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Paulista de 24, A era Vargas e a Gripe Espanhola.
Lola narra a vida dos filhos desde pequenos até a vida adulta. Com o desenrolar da história, a personalidade de cada um dos filhos vai sendo construída, como Carlos, que era para Dona Lola o melhor e mais companheiro filho. No fim, as sucessivas mortes, fugas e casamentos, fazem com que, com o passar da trama, a família vá se destituindo, sendo o desfecho o ápice do definhar e da solidão de Lola.
Eu me apaixonei, completamente, pela forma de escrever de Maria José. Achei o livro de uma densidade e sensibilidade incomparável, além de ter me encantado com a sutileza da personagem Lola.
Sei que é impossível falar de Éramos Seis sem falar das inúmeras adaptações da obra para a dramaturgia. A primeira adaptação foi ao ar em 1958, na TV Record, a segunda em 1977, pela TV Tupi, tendo Nicette Bruno como D. Lola, em 1994. A terceira versão foi produzida pelo SBT e a última produzida em 2019, pela rede Globo. Encantei-me pela história através da última versão produzida. Lola é interpretada, primorosamente, por Glória Pires e Júlio, por Antônio Calloni. Toda a ambientação, as roupas, os atores e a trilha sonora são de extremo bom gosto e beiram a perfeição. A novela possui um ritmo lento, assim como o livro, mas, sensibilizante, como a vida de D. Lola. Acredito que o povo brasileiro atual, com suas produções rápidas e enredos depreciativos, não souberam apreciar a candura desta novela. Um ponto importantíssimo é que, ao contrário do livro, na novela, a personagem principal teve a chance de se reinventar e, como um sopro de esperança para nós, privilegiados espectadores, viver um lindo final feliz.

"Grossas gotas de chuva caem do céu sobre a terra, sobre as folhas das árvores e sobre os telhados. Cor de cinza. Solidão. " - Frase final do livro "Éramos Seis".

comentários(0)comente



Off.ressacaliteraria 09/11/2024

Conheci essa história através de sua adaptação, transmitida em 2019, e logo que descobri que a obra que a inspirou se encontrava disponível na biblioteca da minha escola, resolvi lê-la.

O livro é narrado por Dona Lola, uma mulher vinda do interior, que no início do século XX vive em São Paulo com o marido, Júlio, e os quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. Eles trabalham duro para pagar as prestações da casa que almejam um dia ser sua e proporcionarem um futuro melhor para os filhos.

O fato de a história ser contada pela perspectiva da mãe mudará a forma como o leitor vê o mundo. Isso porque acompanhamos uma mãe dando o seu máximo com o pouco que tem, uma mãe que sem vaidades pois só pensa na família, uma mãe esperançosa com o futuro dos filhos, futuro esse que não lhe foi possível.

Acredito que com o título do livro é possível deduzir alguns acontecimentos.
P.S.: amanhã é o segundo dia do Enem e estou aqui chorando horrores com esse livro.
comentários(0)comente



Miya.Riley 01/11/2024

Eramos seis
Uma família tipica da época e um romance antigo... Lola, seus quatro filhos e seu marido mostram sua vida cotidiana e a dificuldade do mundo, representando marcos famosos da história brasileira como o esquadrão Borba gato, onde um de seus filhos serviu e diversos tramas e historias para se rir e chorar.
comentários(0)comente



LS0 30/10/2024

Maravilhoso!
Não tenho nem o que dizer. Este livro é um sentimento. Um dos melhores livros nacionais que eu já li, a escrita da autora é maravilhosa.

Simplesmente amei.
comentários(0)comente



Carlos Jorge 29/10/2024

Uma história que poderia ser real
Dupré nos transporta ao passado, aos anos 20 e 30 do século XX. Óbvio que não vivi essa época, mas os aspectos da vizinhança, pobreza, simplicidade são muito semelhantes com o que a maioria de nós vivemos nos anos 90. A história de sofrimento de uma mãe que nos comove, porque ali não tem nada de extraordinário, são os acontecimentos do dia que sabemos que acontecem diariamente e podem acontecer a qualquer um que tem uma vida simples. A luta diária pelo pão na mesa e o se doar constante de uma mãe para sua família. Ao mesmo tempo que sofremos por D. Lola também nos contagiamos com a nostalgia do cenário. A leitura de Éramos Seis é fluida, empolgante. Não assisti às adaptações para telenovela, por isso não conhecia nada da história, isso me permitiu saborear cada página, ansiando pelo que viria no capítulo seguinte.
comentários(0)comente



Gabrielle 24/10/2024

Que livro, bonito, triste e tocante.

Em meio a acontecimentos históricos acompanhamos a vida, o dia a dia e os acontecimentos de Dona Lola, seu marido, seus quatro filhos e mais outros personagens ligados à família.

Gosto de leituras onde acompanhamos famílias, assim como A Leste do Éden, Cem Anos de Solidão, A Casa dos Espíritos (e também séries como This is Us).

Devorei o livro em 3 dias, em breve quero ler a continuação e assistir a novela.

Vou levar essa história comigo por muito tempo!
almeidalewis 26/10/2024minha estante
Essa novela eu já assisti e na época mesmo sem entender tanto gostei ??, fiquei curioso com o livro ? e com seu relato fiquei mais curioso ainda.
Obg por compartilhar suas observações Gabielle125


Gabrielle 30/10/2024minha estante
O livro é ótimo, ainda não me desapeguei da história. Não encontrei a novela do SBT pra assistir, então estou assistindo a versão da Globo no globoplay.




cristophxavier 08/10/2024

Sacrifícios e conquistas, luta e perseverança que emocionam
Leitura cativante que nos leva a pensar acerca dos momentos transitórios da vida. A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica.
comentários(0)comente



GABRIELA5676 05/10/2024

O romance tem uma leitura fluída, com descrições históricas embutidas no olhar singelo e ignorante da narradora.
Embora a narração seja em 1°pessoa, que traz uma parcialidade aos relatos, a narradora nos envolve em sua triste sina, de mulher dona de casa, submissa a um marido machista; filha prestativa; mãe que sacrifica a si em nome do bem estar dos filhos.
O livro provoca comoção e reflexão sobre a família, tradições e padrões sociais, trazendo à tona a crítica a uma sociedade burguesa emergente, mesmo que de maneira singela na voz da narradora, que desejava apenas relatar sua vida de doação à família, sobretudo seus filhos.
Um livro para ser lido e relido em várias épocas.
comentários(0)comente



Wendel 02/10/2024

Perfeição
Tantos adjetivos bons resumem essa obra de arte, o melhor romance já escrito, o meu preferido e que guardo com muito carinho. Apesar de ser triste e melancólico, é uma leitura viciante enquanto não a finaliza. O tipo de livro que leio de tempos em tempos. Amo Dona Lola.
comentários(0)comente



antobusch 25/09/2024

Leve
Esse livro não é o melhor livro do mundo, e está meio longe de ser, mas é muito bom! Ele não tem tantas reviravoltas surpreendentes e inesperadas, mas foi bem emocionante, achei algumas partes( principalmente os primeiros 30% do livro) parecidas com Mulherzinhas, quando fala que ela cuida dos filhos e tals, tbm por causa da tia rica...

Eu gostei, um livro bem levinho que não prende tanto, pq ele passou um pouco rápido demais, por exemplo, um ano em uma página. Isso é bom e ruim, mas gostei

?
4,5
comentários(0)comente



Aline221 22/09/2024

Uma história atemporal
Me lembro de pequena ver a novela Éramos seis no SBT e gostar muito.Porém não sabia que a novela havia sido inspirada nesse livro.E que livro espetacular meu caros leitores.
A autora escreveu uma história sensacional sobre a força de uma mulher,esposa e mãe Brasileira.Acho que a autora quis homenagear a todas mães Brasileiras quando escreveu a personagem Dona Lola.
A história se passa nos anos 20 e temos a danilia da Dona Lola,formada por alem dela o seu marido super severo Júlio e seus filhos,o doce Carlos,o Rebelde e espírito livro Alberto,o Julinho aquele que parece ser legal,mas é um egoísta e a frente do seu tempo e a única filha mulher,chamada Isabel.
A autora vai descrevendo a vida dessa família pobre,que passa por muitas dificuldades financeiras e de como a Dona Lola vai se definhando tentando cuidar da casa enorme,dos filhos e do marido dela que é um personagem asqueroso.
A coitada da Dona Lola passa por tantas coisas pra dar conta de tudo e deixa de viver a própria vida pra vida a vida da família e no final ela ainda acaba no asilo.
Durante muitos momentos eu me peguei pensando em como essa personagem lembra a minha mãe e muitas mulheres da minha família.De como essas mulheres foram criadas simplesmente pra servirem as suas famílias e cuidarem de suas casas e nada a mais.
Esse é um livro muito profundo,com uma história muito Brasileira e que com certeza se você ler,você vai se emocionar
Dona Lola é uma personagem muito querida por mim,parece até que eu a conheço tamanha a intimidade com a que a autora a descreve na história.
Ese foi um dos poucos livros que terminei chorando horrores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Pandora 21/09/2024minha estante
Eu tenho medo de ler esse livro e desabar no final. Que resenha linda você fez, me deixou com muita vontade de ler esse clássico.


Hannabianca0 21/09/2024minha estante
Que resenha mais linda moça!


Aline221 22/09/2024minha estante
Eu terminei de ler esse livro chorando horrores.Já conhecir várias donas Lolas infelizmente ?




498 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR