Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


498 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Aline Donatoni 04/04/2021

A referência do título é sensacional
É um livro simples mas carregado de sentimento, apaixonante. Conta a luta de dona Lola para criar seus 4 filhos, sempre os colocando em primeiro lugar, fazendo de tudo para educa-los e viverem da melhor forma possível. É o retrato de muitas histórias reais, com o sofrimento, carinho e dedicação de dona Lola, a personalidade e destinos completamente diferentes dos filhos apesar de receberem a mesma criação, o abandono e indiferença na velhice, é aquele ditado uma mãe cuida de 10 filhos, mas 10 filhos não cuidam de uma mãe...emocionante e me fez chorar no final
Viviane.Fonseca 04/04/2021minha estante
Fiquei curiosa por essa leitura! Conheço a história pela novela, mas fiquei com vontade de ler agora.


Aline Donatoni 04/04/2021minha estante
Não assisti a novela, mas vi na internet que eles mudaram o final pra dar um final feliz


Viviane.Fonseca 04/04/2021minha estante
Eu conheço mais por cima a história, não cheguei a assistir na íntegra, do início ao fim.. uns capítulos pingados


Carolina.Gomes 07/04/2021minha estante
Esse livro é triste demais.




Debora 08/12/2009

História de uma família pobre em que todos vão morrendo, tanto burning out quanto fading away. É necessário estar num estado de ânimo muito alto, pois é deprimente e desesperador.
Tarcisio 16/01/2010minha estante
adorei teu comentário sobre o livro...principalmente no que tange ao "burning out" quanto e "fading away"... morri de rir aqui kkk

mas tu nem gostasse tanto assim do livro né? 3 estralas só


Tarcisio 25/01/2010minha estante
o triste é saber que, por mais que seja "deprimente e desesperador", a história é bem real =/


TSBovaris 29/01/2012minha estante
É real, apenas isso.


KK 16/02/2016minha estante
Não achei deprimente e desesperador, ninguém resiste a passagem do tempo, a verdade é essa...




Sira Borges 12/08/2023

Éramos Seis
Li esse livro na época em que morei na casa de meus avós. Acho que devo ter lido em um dia, no máximo dois. A história de dona Lola me tocou tanto na época!! Pq eu fui uma criança que era fã da Maria José Dupré. Li todos os cachorrinhos Samba, a Ilha Perdida, a Mina de ouro, a Montanha Encantada (Meu favorito!)... então esse livro foi meio que um rito de passagem da infância pra adolescência. Chorei tanto no final... e toda vez que eu como uma goiabada cascão me lembro de Dona lola.
Nilsonln 12/08/2023minha estante
Sira, amo esse livro e tenho ele comigo até hoje. Quero relerbum dia desses!


Sira Borges 12/08/2023minha estante
Tb amo! Não tenho mais o meu livro. Sabe deus o de foi parar!! ?


Sira Borges 12/08/2023minha estante
Onde




Daniel.Malaquias 02/06/2020

Éramos seis comoventes histórias
Não conhecia nada sobre o livro, tinha assistido apenas a novela, anos atrás no SBT e não sabia que a história fora baseada nesse romance de Maria José Dupré. Acompanhar a incrível, comovente e por vezes tocante história de Eleonora, ou Dona Lola como é mais conhecida, de seu marido e de seus quatros filhos foi um prazer indescritível nesses dias de confinamento social. Ao final do livro você entenderá e saberá o porquê do título ser escrito no plural de um verbo no passado. A emoção de cada página é única, singular e com certeza vai encantar e emocionar os leitores que se debruçarem sobre suas páginas.
Lorena 02/06/2020minha estante
Que legal !
Lembro que quando criança, eu chegava em casa após a aula e logo ligava a TV no Sbt para ver essa novela.
Não sabia do livro , agora quero ler !


Daniel.Malaquias 02/06/2020minha estante
Loh o livro é tão bom quanto, a história é tocante, creio que você irá gostar.


Lorena 02/06/2020minha estante
Ebaaa!! Vou ler o quanto antes !! Obrigada




@aangeladani 17/10/2021

Foi uma releitura.? Mais uma vez.?
Lembro tão bem da primeira vez que li esse livro... Estava na escola, peguei emprestado na biblioteca. E lembro ainda que foi naquela versão de capa amarela; tão icônica!?
?
Depois dessa vez, li outras vezes mais... ?E sempre vale MUITO a pena.?
??
...ahh que saudosismo bom!???
??
?Adoro essa história!??

Esse livro é um daqueles que a gente vira a última página e percebe um sorriso de satisfação nos lábios...??
Tão gostoso de ser lido!?
?
Uma narrativa simples, mas que me envolve TANTO...? ?
E sempre que eu leio, tenho a sensação que as coisas mais banais e os momentos corriqueiros da nossa vida ficam com uma aura avivada, especial e agradável...? ?
?
Enfim, foi mais uma ótima releitura!??? ?
Realmente, esse sempre vale MUITO a pena ler, porque me traz aquele tipo de saudosismo que é tão bom...? ?
Dani 17/10/2021minha estante
Esse livro tmb e meu queridinho,ha o li mais de uma vez e sempre com.a sensaçao de primeira vez...que leitura prazerosa,super recomendo..


Maxwell.Leal 17/10/2021minha estante
eu AMO esse livro, li 4 anos atrás e necessito ler novamente


Marli.Santos 09/09/2024minha estante
Qual o motivo de usar tantos pontos de interrogação?!




spoiler visualizar
Pandora 21/09/2024minha estante
Eu tenho medo de ler esse livro e desabar no final. Que resenha linda você fez, me deixou com muita vontade de ler esse clássico.


Hannabianca0 21/09/2024minha estante
Que resenha mais linda moça!


Aline221 22/09/2024minha estante
Eu terminei de ler esse livro chorando horrores.Já conhecir várias donas Lolas infelizmente ?




Gabi 10/06/2015

Meu coração está partido. Não está partido por a história não valer a pena de ser lida e vivida e por meu tempo ter sido gasto ao lê-la. Meu coração está partido, sim, por a história ser tão envolvente que lhe segura de tal forma e lhe leva para dentro sem nem mesmo você dar a permissão. D. Lola, Júlio, Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel -além de tantos outros- são personagens marcantes, de qualidades expressantes e defeitos que lhe levam à loucura, à raiva, ao delírio. Penso se em algum lugar, em algum momento houve uma D. Lola por aí. Uma mulher forte, guerreira, trabalhadora, tão amiga e tão companheira em que só queria o bem-estar de seus filhos, só os queria por perto. Não sei se houve ou não, mas a minha vontade era de conhecê-la e abraçá-la, dizer que queria ser sua amiga e lhe ajudar em momentos tão difíceis -coisa que D. Genu estava lá para fazer. Foi um livro maravilhoso e agora, depois de 10 minutos que terminei de ler o último parágrafo, ainda sinto o calafrio pelo meu corpo, a saudade em meu coração, a dor da perda e da solidão, a dor de não ter o que antes tinha nas mãos. Esses são meus sentimentos. Esse é o livro. Vale a pena ler!
Victor.Moura 10/06/2015minha estante
A leitura é boa?


Gabi 21/06/2015minha estante
Sim, bastante! :D


Victor.Moura 21/06/2015minha estante
Obrigado ! :*




U.F. 24601 12/03/2011

Tristeza não tem fim. Felicidade sim.
A história é narrada em forma de lembranças, em que a personagem/narradora, descreve sobre sua vida e de sua família. As inúmeras vicissitudes da vida vão moldando a histórias e o caráter de seus filhos, mesmo sendo criados juntos, são muito diferentes.

O que a história retrata é o que acontece ainda hoje, pais sem autoridade diante dos filhos, que fazem o que quer, ou seja, os pais de uma maneira ou de outra sempre acabam cedendo, até chegar um ponto intolerável, turbulento de aflição, tormento, noites sem dormir, família se desmoronando, em que os pais na velhice são jogados em asilos, sendo que os filhos nunca ajudaram em nada, nunca chegaram perto do fogão.

Saber ser feliz mesmo vivendo nas dificuldades, dar valor aos estudos, é o mínimo que podemos tirar desta grande obra. Também é citado sobre a Revolução de 32, que houve muita morte, o povo paulista não aceitando um governo sem constituição, terrível parte da história de São Paulo, pouco lembrado hoje, sendo que muitos paulistas nem sabem o porquê do feriado 9 de julho.

# Musicas citada no livro:

Berceuse de Jocelin
http://youtu.be/t9OtygrCN04

Sussuarana
http://youtu.be/F8iaXnzGIbk

Porteira Velha
http://youtu.be/gsHBiT1wXXA

Doce Mistério da Vida
http://youtu.be/nRluIjmt8-I

Quiero Verte Una Vez Más
http://youtu.be/ufYMGoXh_N4

Casinha Pequenina
http://youtu.be/bzx_nZKrFTU
TSBovaris 29/01/2012minha estante
Este livro relutei a ler, e só o fiz graças da leitura do prefácio escrito por Monteiro Lobato. Não me arrependi. Até hoje quase todas as noites me lembro dos personagens e do fim de cada um.


Jane 11/11/2012minha estante
Seguindo o que disse: Saber ser feliz mesmo vivendo nas dificuldades, dar valor aos estudos.." Extraí também o saber de adotar na minha vida uma postura de não querer viver somente a vida do marido e dos filhos, buscar minhas vontades e realizações...


Geovanna 31/12/2012minha estante
Tenho que reler esse livro, pois essa história é muito valiosa para ser esquecida.




Bruno Leandro 14/07/2011

O título explica a história...
Qualquer um deve ter pelo menos assistido à novela "Éramos Seis", adaptada pelo SBT à telinha, quando criança. É uma história de luta, de uma vida difícil de uma família que começa pequena, com D. Lola e seu marido e fica cada vez maior, quando nascem os quatro filhos do casal. Com a morte do marido, a vida fica difícil para D. Lola e, com o passar do tempo, muitos eventos vão ocorrendo em sua família, explicando o título de ÉRAMOS Seis.
Uma história emocionante, de uma mulher guerreira e que tenta manter a família unida a todo custo, "Éramos Seis" marcou época e foi tão importante que muitas obras derivadas foram feitas dela.
Na verdade, não sei se consideraria o livro infanto-juvenil. As situações que acontecem me fazem colocá-lo como um livro adulto, apesar de fazer parte da ótima série Vagalume.
Um livro sem igual, que precisa ser lido por qualquer pessoa, independente da idade.
Gy 05/11/2011minha estante
Confesso,chorei muuuuito quando o Júlio morreu.Um ótimo livro,que nunca deve ser esquecido.Tive a oportunidade de pegar ele há umas semanas na bliblioteca da escola,quase surtei,estava LOUCA atrás dele!Dona Lola,Júlio,Isabel,Julinho,Carlos,Alfredo,Dona Genu,Olga,Clotilde..personagens inesquecíveis...
"E em pensar que Éramos seis"
frase do livro,que ainda lembro,pois com tantas partes,até me esqueço de algumas.Uma história triste,mas,infelizmente,realista.A família de seis pessoas que co o passar dos anos,ficou sendo de apenas uma pessoa.Recomendo muito este livro,porque é livro marcante,mesmo,que te ensina várias coisas,as,se você não estiver muito feliz,não recomendo tanto,por ser um livro meio "emocional"A morte de Carlos e Júlio,confesso,realmente,chorei muito.Principalmente na de júlio.Frases tão bem escritas.Maria José Dupré é demais.Mias nada.


Talita 10/09/2014minha estante
qual eh a passagem mais marcante deste livro ????????????




Marcola. 09/05/2015

Conhecendo Dona Lola e sua família
Sempre ouvi falar muito bem do livro, que ele era emocionante, a novela baseada na obra passou quando eu era criança e a única coisa que me lembrava é que muita gente via. Isso aliado ao fato do livro pertencer a coleção Vagalume que fez parte da minha infância e adolescência me fizerem buscar conhecer a obra de Maria José Durre.

O livro é narrado por Dona Lola que conta a sua sofrida história junto ao marido e os 4 filhos. São grandes os problemas enfrentados pelos seis, mas depois de um tempo de leitura achei tudo meio repetitivo. Mesmo narrando a infância e adolescência de quatro crianças nunca cheguei e relembrar a minha.

Claro que o livro não é ruim, os debates entre Carlos e Alfredo e suas ideologias eram interessantes e cheios de conteúdo. Dona Genu, era uma personagem que eu nem gostava muito mais que tinha muita coisa interessante a dizer. Os acontecimentos da época também eram inseridos na história e aumentam a sua importância.

No fim o livro melhora muito, e a visão da família desfeita após um tempo onde cada membro era um ser importante e tinha seu papel é triste e melancólico. Infelizmente não ao ponto de me emocionar.


AleBruno 10/09/2015minha estante
Eu adoro esse livro, já o li umas 10 vezes!


Marcola. 23/09/2015minha estante
Cara como disse na resenha, eu esperava mais do livro. Mas é impossível negar a emoção que ele passa e a profundidade que alguns personagens tem.




Ana 19/03/2021

Me tocou de um jeito...
Éramos Seis é um livro relativamente simples, não há ocorrências extraordinárias nem muito fantasiosas, e é incrível justamente por isso.

Pode ser que o que se obtenha dessa leitura seja precisamente subjetivo, mas fato é que o leitor acaba se inserindo no cenário e na vida daquelas personagens de uma forma surpreendente. Você ou se identifica em muitas das situações ou relaciona-as com histórias muito comuns, porque são reais e o livro as apresenta de forma muitíssimo real também, te passando sentimentos tão genuínos que acabam penetrando.
Keum 19/03/2021minha estante
PERFEITO ??


Ana 19/03/2021minha estante
Eu também amei ?




Claudia Canazart 07/03/2020

Viver dói.
Para mim esse livro é perfeito. Nada inventado, são as mazelas da vida nua e crua.
Dói a alma, pois a cada página nos lembramos de alguém ou de nosso próprio passado. A autora não floreou, ao contrário ela escancarou a dor de viver.
E quem relata a história ser a mãe, a matriarca, torna as sensações ainda mais reais e intensas.
Gostei demais dessa releitura.
Deborah Jäger 07/03/2020minha estante
Tenho mas ainda não li


Claudia Canazart 07/03/2020minha estante
Leia.
Rapido e muito bom.




Tatá 25/06/2021

Um dos livros mais lindos que já li
Triste e maravilhoso ao mesmo tempo.

"Que saudades eu tenho do tempo em que eles eram pequenos, eram tão meus"

" Fiquei pensando em como é misteriosa a natureza humana; quando pensamos que conhecemos a alma dos nossos filhos, suas vontades, seus gostos, suas reações, suas debilidades, vemos que estamos longe da verdade; não conhecemos nada, estamos diante do inexplicável. Mesmo sondando com tato e cautela, deparamos sempre o desconhecido e ficamos surpreendidos diante do inesperado."

" Para que tanto trabalho, tanto esforço, tanta luta neste mundo, se o fim de todos é o mesmo: ficar deitado entre quatro tábuas, no escuro e com uma porção de terra por cima?"

"Não pude deixar de agradecer ao céu o ter-me dado um filho assim e no íntimo, achava que não merecia tanto; e o céu me deu razão, porque um dia me tirou."

"Quanto mais velha eu ia ficando, mais forte me sentia contra as vicissitudes e as tormentas à minha volta; com o tempo, vamos aprendendo melhor os conflitos da vida; a própria vida vai nos ensinando a viver melhor, a compreender melhor e a sentir melhor. É a sabedoria da idade.
"

"? Mamãe, ela é meio comunista. Esta sempre reclamando que no mundo uns têm muito e outros não têm nada. Isso é desaforo! Ninguém tem culpa disso, não é mamãe? Parece que está sempre com raiva"

"?Nunca disse aos meus filhos para serem honestos. Sabe por quê? Porque sempre pensei que a gente já nascesse honesta e isso não se ensinasse. Imagine dizer a eles todos os dias: Não roube, não mate. Você acha que isso se ensina? É o mesmo que dizer: a boca é para falar, os olhos são para olhar. Isso se ensina, Clotilde? Diga se isso se ensina. Ensina-se a ser bom, ser correto, cumprir as obrigações, ser limpo, fazer o bem, não maltratar ninguém, obedecer aos mais velhos, respeitar os superiores. Mas não roubar, não matar, eu nunca ensinei; será que errei e devia ter ensinado também isso? Pensei que a gente da nossa raça já nascesse sabendo. Vai ver que errei.
"

"Mas afinal, pensando bem, qual a mãe que criou o filho para si? As mães criam os filhos para o mundo e os filhos só são delas enquanto pequenos. "

"Mãe quer dizer sacrifício,"

"Vergonha? Ué, vergonha por quê? Nada disso, D. Lola. Se fosse na polícia, eu dizia o que tinha de dizer e acabou-se. E pra que serve ser amigo? Amigo é pras horas alegres? Horas de festa? Hora de comer e beber? Não. Amigo é ali no duro nas horas de aperto é que se conhece o amigo. Ou então não é amigo, é uma besta."

"Mesmo minha vida, se fosse uma coisa que se pudesse dividir, estaria dividida em quatro pedaços, assim como meu coração. Como podia deixar de pensar em Alfredo, se era um dos meus quatro pedaços?
"

"Olhei tristemente pensando: ?Quem havia de dizer! Somos apenas três, e Éramos Seis!?
"

" O ideal podia arrastar o homem grande para longe de mim porque o pequenino ficaria sempre, nunca me abandonaria."

"Só os que não têm fé é que se lamentam pelos que dormem."
Aryana 25/06/2021minha estante
Vou ler ?


Tatá 26/06/2021minha estante
Leia mesmo. ?




Aline Mari 19/09/2019

Um livro sensível e comovente
Éramos seis: o livro que conseguiu me fazer chorar rios. Outros livros já me emocionaram, porém este foi com força. Uma narrativa simples, que não tem nada de simplória, que trata do cotidiano de uma família brasileira como tantas outras sob a perspectiva da matriarca D. Lola, uma mãe de 4 filhos que mal dorme e trabalha muito para garantir o sustento de todos em detrimento de suas próprias necessidades. A gente se sente dentro de sua casa, convivendo com seus filhos e marido em uma estreita intimidade. Difícil citar algum personagem que não seja cativante neste livro. Todos tão diferentes e igualmente interessantes. Enfim, daria mais estrelas se pudesse. Todo adulto deveria ler este livro. É sensacional.
Amanda 20/09/2019minha estante
Livro da minha vida, migs. Entrou para o top 10.


Aline Mari 23/09/2019minha estante
Para mim também migs....tornou-se um dos melhores livros da minha vida!!!




Noemy 17/08/2022

Um dos meus livros brasileiros preferidos: QUERO reler???
Este livro é um dos livros mais incríveis, mais bem feitos e um dos mais devastador que eu já li da literatura brasileira.
Sim provavelmente irei ler para ter o meu coração novamente despedaçado....
É aquele tipo de livro que compensa você sofrer, você lê e você ter aquela memória remoendo por dentro do seu cérebro...
Eu tenho um apego emocional com este livro pois foi um dos primeiros contatos que eu tive com esse tipo de leitura que é um romance parecido com tragédia.
Eu só recomendo a todos e espero que o Brasil inteiro Leia esse livro.
Ellen Fidelis - @geekerela_ 24/08/2022minha estante
Nossa só pela novela já era meio meio triste. Imagina o livro


Noemy 25/08/2022minha estante
É lindoooo




498 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR