spoiler visualizarJessé 15/05/2022
Um livro bom.
Éramos seis me era conhecido apenas de nome, através de um livro da coleção Vagalume que tinha em casa, mas nunca cheguei a ler.
As novelas também nunca assisti, e nem pretendo porque eu odeio novela, e tenho sim, muito preconceito com o formato.
Pois bem, em 2022 decidi pegar esse livro pra ler. É uma leitura leve, e que um leitor mais dedicado mata esse livro num dia de leitura. É bem gostoso de ler, apesar de ser um livro bem triste.
Alguns personagens são cativantes, como a D.Lola que narra a história (e que me ganhou por meter o pau em comunista e socialista) apesar de ela não ser minha favorita, e sim a D.Genu, que na minha visão é a responsável pelos melhores diálogos desse livro, e por toda parte cômica.
Os filhos da D.Lola são um mais chato que o outro, principalmente a Isabel que me dava agonia quando aparecia na história.
Eu poderia dar 4 estrelas pra esse livro, mas certos pontos me incomodaram, como por exemplo o dramalhão exacerbado que a autora imprimiu nas páginas. É como se ela quisesse arrancar lágrimas de você de qualquer jeito.
A Time line do livro também é descuidada, e autora acaba perdendo o controle sobre isso. Os anos nesse livro passam e passam, e os filhos da D.Lola ainda continuam criança.
E por fim, a miséria da família é extremamente exagerada e possui incoerências. Antes de o pai morrer, a família podia custear estudos pros quatro filhos, pagar bailes, a casa, alimentação etc etc, e ninguém de morria de fome. De repente o cara morre, e mesmo dois dos filhos trabalhando, e a D.Lola fazendo doces e tricôs, ainda assim eles não conseguiam sustentar a casa???!!!!
No final, a impressão que tive foi de uma leitura gostosa, mas pouco refinada e revisada pela autora.
Sei que tem uma continuação chamada D.Lola, que por enquanto não me desperta curiosidade. Se fosse um livro sobre a D.Genu, as chances de eu ler seriam bem maiores kkkkkkkkkkk
Enfim, tem gente que adora esse livro. No meu caso, eu apenas gostei e não pretendo ler de novo.