Quem tem medo fica de fora!

Quem tem medo fica de fora! Stella Carr




Resenhas - Quem tem medo fica de fora!


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Andreia Santana 15/01/2024

Nostalgia da turminha do bairro
Quem tem medo fica de fora tem gosto de nostalgia. A história infantil da autora brasileira Stella Carr (1932-2008) faz parte da Coleção Calafrio, da Editora Scipione. O livro conta a aventura de quatro crianças que moram na mesma rua e costumam brincar sempre juntas.  

Embora não seja dito em que ano se passa a história, o comportamento das crianças, as gírias e as referências culturais são típicas da infância nos anos 1970/80. Ainda assim, não é uma história datada, mesmo que ambientada antes da era da internet, porque certos sentimentos e experiências da infância são atemporais.

Gargalo, Agulha, Carrapicho e Espirro - o leitor só fica conhecendo seus apelidos e nunca os nomes oficiais - vivem em um tempo onde todo o bairro se convertia em um imenso playground e quase não havia fronteiras entre o quintal da própria casa e o dos vizinhos.

Um tempo que os adultos na faixa dos 40/50 anos de agora costumam relembrar como mais livre, leve e solto, sem os sobressaltos da violência estampada nos noticiários.

O ritmo da narrativa é bem ágil, como o das brincadeiras de pega-pega. A história explora, ao mesmo tempo, o gosto infantil pelos desafios e o medo de fantasmas e outros seres sobrenaturais. A ingenuidade das crianças e os mal-entendidos derivados desse olhar fantasioso sobre a vida tornam o texto de Stella Carr muito cativante, com tiradas bastante engraçadas.

Os livros da Coleção Calafrio lembram as histórias do autor norte-americano R. L. Stine, criador da série Goosebumps (que em livre tradução do inglês significa justamente calafrios), publicados no Brasil pela Editora Fundamento, só que adaptadas à realidade brasileira.

Nos dois casos e de forma atenuada, o terror e o sobrenatural, os mistérios e perigos, o medo do desconhecido - que muitas vezes é metáfora para o medo de crescer - são apresentados com um repertório mais infanto-juvenil.

As histórias, por sua vez, são focadas em personagens míticos como bruxas, fantasmas, piratas, caveiras, lobisomens e outras criaturas que povoam contos de fadas e o imaginário humano desde tempos imemoriais. A diferença é que enquanto nas histórias para o público mais velho essas criaturas são sombrias e sinistras; na versão de Stella Carr, são caricatas e meio atrapalhadas, como os vilões de uma divertida sessão da tarde regada a pipoca e suco de uva....

Ficha Técnica:
Quem tem medo fica de fora
Autora: Stella Carr
Ilustrador: Avelino Pereira Guedes
Editora Scipione, 1990
55 páginas
R$ 13,90 (usado, na Estante Virtual)

*Livro resenhado para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Quem tem medo fica de fora foi o livro 03 do desafio #50livrosaté50anos e o 02 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR