ln115 25/11/2023
Uma viagem ente o mundo Eufórico de "O Grande Gatsby", a extravagância e a presença da "high society" durante o boom econômico pós-Primeira Guerra Mundial
- Ambientalização
"O Grande Gatsby" se passa na década de 20, período conhecido pelo boom econômico passado pelos Estados Unidos após ter saído praticamente ileso após a Primeira Guerra Mundial. O livro é ambientado principalmente na área de Long Island, Nova York, com destaque para a fictícia West Egg e East Egg, onde residem os personagens principais
- Opiniões próprias e discussões
O maior sentimento que senti ao final desse livro foi um vazio entristecedor. Nick acaba sem seu caro amigo e sem sua amada, coisas que assim foram determinados por suas ações. É um livro maravilhoso, que te faz sentir algo - se você se encaixar com a leitura e a escrita - inexplicável, como foi o que aconteceu comigo. Há várias analogias nesse livro que eu poderia ficar falando por muito tempo, mas o mais importante é como Daisy e Tom eram tratados com singularidade, como se Tom Buchanan fosse o pesadelo da relação e que a prendia a isso, mas no final eram iguais, duas pessoas ignorantes esmagadas pela ganância. Outra analogia, que me traz uma curiosidade é trazido até agora, é a questão do old money e do new money, não vou me abranger muito, mas é legal você pesquisar e analisar a partir de Tom Buchanan e Jay Gatsby.
Gatsby, infelizmente, morre com um final trágico e o livro critica, disfarçadamente, a forma como não devemos lidar com paixões. Enquanto ele fazia o que podia para o casal estar junto, ela não pode sacrificar o papel de esposa troféu. Afinal, era isso o que Tom desejava, ter tudo sob seu controle, e, quando não conseguiu alcançar esse objetivo, entra em desespero em relação à questão de sua amante (um tema que poderia ser discutido por um bom tempo) e a esposa.
A questão mais complexa é como Nick termina a sua jornada, desolado e se fechando em si mesmo. E, como eu citei antes, perdendo tudo que tinha em suas mãos, de forma fatídica. Jordan, a quem declarava amor, não queria vê-lo nem pintado de ouro, e "o grande" Gatsby, a quem ele admirava muito, uma figura havia perecido, o deixando sem nada e ninguém.
- Conclusão
Por fim, sei que muitos podem não gostar desse livro, mas ele me deixou com algo que não havia sentido há muito tempo. Meu coração palpitando e minhas emoções à flor da pele por conta de algum acontecimento. Uma das melhores leituras deste ano, com certeza no top 5.