spoiler visualizarCFontes 21/05/2022
A representação do American Dream
Li o livro para a aula de inglês, mas já tinha um tempo que queria ler.
Não sei se foi por causa do inglês, que é mais antigo e complicado ou porque li com pressa, mas não entendi muitas partes específicas do livro. Porém, isso não me impediu de entender a história e a importância literária do livro para os Estados Unidos.
O tema mais discutido na minha aula de inglês foi como o American Dream se encaixava na história do Gatsby e como a morte do personagem simbolizava a morte do sonho também. Por ser um livro escrito na década de 1920, muitas coisas políticas e sociais mudaram no país desde a publicação, fazendo com que o American Dream, como as pessoas veem esse sonho e as formas de alcançá-lo mudassem também. Mas, com um pouco de contextualização sobre a época e o autor (que sempre faz paralelos da vida dele nos livros em que escreve), fica fácil de entender o American Dream e como ele era visto naquela década (importante estudar a importância do Roaring 20?s no enredo também).
Ler esse livro na aula de inglês, somente para estudar o American Dream é um desperdício, já que o American Dream não é o mesmo e muitas pessoas se perguntam se realmente existe algo que pode ser chamado de ?American Dream?, com tantas desigualdades no país e tantos problemas financeiros. Porém, é uma leitura muito interessante e rápida. O livro fica mais completo se algumas questões são vistas mais à fundo, como a luz verde e os olhos do doutor TJ Eckleburg (uma pesquisa em inglês traz muitas informações sobre os olhos).
Na minha opinião, é um livro mais focado para o público americano e, com certeza, traz uma mensagem diferente para imigrantes e pessoas que nasceram e cresceram nos EUA. Mas, não deixa de ser um livro bom que traz um grande valor literário e muitas descrições e símbolos que complementam ainda mais a leitura.
Não é um livro muito comum de ser lido no Brasil, mas se despertar seu interesse, recomendo ler, ainda mais que é um livro rápido e que em um dia ou dois pode ser lido. Existem vários filmes e o que assisti foi o com o Leonardo DiCaprio (é um bom filme que traz a ideia que o livro passa, vale a pena ver, mesmo sem ler o livro).