Giulia Bendassoli 11/12/2021
anor avassalador
Fitzgerald disse ao seu editor a respeito do livro: "é um trabalho puramente criativo - não são as fantasias desprezíveis das minhas outras histórias, mas a imaginação firme de um mundo sincero e ainda sim radiante"
E é verdade. Quem conhecem os contos de Fitzgerald sabe que não há nada de desprezível neles; no entanto há algo de especial em The Great Gatsby que o torna único.
É um daqueles livros que deixa no leitor um oco, como se algo não estivesse certo no mundo. Pois então não é um livro pra qualquer um. Se você é daqueles românticos que só gostam de estórias fantasticamente felizes, sugiro que procure outro livro. Mas caso seja um leitor cujo único desejo é viver o redemoinho de sensações e emoções, sejam elas prazerosas ou não, que o livro expira, então vá em frente, leia-o! Fernando Pessoa disse que "o essencial da arte é exprimir; o que se exprime não interessa", e se ele estiver certo, então The Great Gatsby é um das maiores realizações artísticas.
A estória gira principalmente em torno da alto sociedade de Nove York, onde um misterioso anfitrião promove requintadas festas. No entanto a maioria dos convidados sequer sabe quem ele é. E dos poucos que o conhecem, não há quase nenhum com quem ele tem amizade. Por fim, desses poucos amigos, nenhum parece conhece-lo inteiramente. Ignoram seu passado ou como consegue tanto dinheiro para suas grandiosas festas. Há até quem diga que ele é um contrabandista ou que matou um homem.
O enredo é Repleto de reviravoltas, o livro vai tomando caminhos inesperados que contribuem para o clima de mistério criado e torno do personagem principal. No entanto a estória em si, embora excelente, não justifica tamanha fama do livro. Para isso é preciso ir mais embaixo.
Assim, percebemos que Fitzgerald quis nos mostrar algo mais: como é possível ter, ao mesmo tempo, tudo e nada. Explico: Não só Gatsby mas também os outros personagens tem tudo que o dinheiro pode comprar. No entanto falta-lhes amizade nos círculos de amigos, falta-lhes amor no casamento... Mesmo no meio de todo o luxo, o sentimento que prevaleces é o de um vazio. E é a busca de algo para tapa-lo que está presente em todas as páginas do livro. É esse vazio que fica impresso no leitor durante a leitura e no termino dela.
Por isso, se você é daqueles que coleciona sentimentos através dos livros, não hesite de ler The Great Gatsby. É um livro que não se dve deixar passar em braco. Uma bela estória americana que merece todos os louros de sua fama!