The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald




Resenhas - The Great Gatsby


171 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Lirio azul 16/02/2023

MEh
Prefiro ver o filme, porque nele eu não sou obrigada a ler o Nick passando parágrafos e parágrafos e parágrafos falando de NADA.
Esse livro é sobre hipocritas e sobre a imortalização da perfeição daqueles que morrer repentinamente como jovens, de forma que nunca possam errar é que suas ações passadas sejam vistas com um brilho e glamour que só os mortos recebem.
Nao acho que Daisy seja a pior personagem , acho que as pessoas ao redor a tomam como um objeto e um objetivo, e ela se mantém imutável por ter essa natureza evasiva.
Gatsby é aquele que tem o pior destino e não falo da morte, falo do fato de nunca ter vivido seu passado por sempre almejar o futuro e nunca ter vivido o presente por sempre permanecer com um pé no passado. Ele vê Daisy como a representação da última porta a ser aberta na sua jornada de ser esse grande homem que ele inventou de ser ainda quando criança ( ao decidir ser filho de Deus). Todo o luxo e a vida que não são suficientes, e morre sonhando ainda com a luz verde no fim do cais
Tom, um personagem que representa o oposto de Gatsby sobre dinheiro, o old money. O homem imutável que como nunca teve que pensar em dinheiro sabe que independente de qualquer situação vai ser perdoado e absolvido pelo mesmo. No final ele sempre pode se reverter para a bolha que o dinheiro lhe presenteia
Nick pra mim eh o pior deles, um hipocrita nato que muda sua opinião facilmente e tende a por a si mesmo num pedestal e diminuir os outros. Uma pessoa fraca que não tem pensamentos próprios ou percepções e escolhe fazer ? remarks? sobre coisas absurdas que ele facilmente faria se estivesse nos sapatos da pessoa que julga.
Uma representação de um tempo que já não volta.
comentários(0)comente



Santiago 26/02/2023

Uma busca insaciável por um amor uma vez já sentido, vivido e exponencial. A vida as vezes nos tira o que há de melhor em nós, e isso pode não ser exclusivamente algo nosso, más sim, alguém, que não nos pertence, más que gostaríamos que pertencesse. O amor é dúbio, o amor é indescritível, o amor é um mistério. Mistério este que cada um de nós tem a oportunidade de tentar desvendar o sentido deste enigma tão complexo. Ame, sem saber como é amar. Se apaixone, atirando-se a um mar vermelho de rosas, espinhentas, porém radiantes e com um aroma único. Sinta, sem saber o que irá sentir. Se entregue ao vazio para abraçar ao todo. Segure aquilo que te faz falta, e não deixe o nada consumir a tua vontade do algo. Eu te quero, eu te sinto, eu te tenho.
Tu me tens?
comentários(0)comente



Marcos Toledo 10/03/2023

Eu adoro esse livro, já tinha lido em português e fiquei com muita vontade de reler e decidi reler em espanhol.

O livro é uma crítica à sociedade dos EUA nos anos 1920. Destaca a decadência moral e a superficialidade da classe alta, dos ricos.

A escrita do Fitzgerald é muito envolvente, eloquentes e elegante. Tenho ele como um dos meus autores favoritos.

Eu gosto muito de perceber os símbolos na obra do autor. E essa é uma obra rica nessa simbologia.

As festas de Gastsby?

O final?

Perfeito!

Eu sinto muito uma tensão sexual do Carraway com o Gastsby. Uma nota, que no filme eles apagaram 100% isso né.
comentários(0)comente



Lêticia Lopes 01/04/2023

LIVRO = FILME = GRANDE SURPRESA!
Eu amei perceber o quanto o filme foi fiel a esse livro! É raro que isso aconteça, então... Acho que a única coisa que o filme deixou a desejar foi na interpretação do Nick (Tobby Maguire) no filme, porque ele parecia muito um bobão, mas no livro o Nick tem personalidade própria e é bastante inteligente.

A figura do Gatsby é peculiar. Ele é um indivíduo que sempre foi dominado por uma mania de grandeza (foi bom saber que ele não esqueceu do pai, depois que conseguiu dinheiro, meio que deu uma remissão a ele). Então, o jovem Gatz, AKA Gatsby, estava disposto a conseguir a vida que pensava merecer e, infelizmente, essa idealização chegou ao ápice quando ele conheceu a frívola e encantadora Daisy.

Acho que a Daisy era a representação personificada da vida que Gatsby almejava e o fim da história entre os dois só demonstrou a impossibilidade de que ele fizesse parte daquele mundo esnobe, sustentado pelo dinheiro e sobrenomes opulentos.

O autor foi genial em quase todos os momentos. A hipocrisia do Tom (com sua amante) em ainda se achar superior ao Gatsby. O fato de que Tom sempre desconfiou do ar distinto de Gatsby (que foi forjado desde a juventude; a gente descobre isso quando o pai do Gatsby mostra o livro com a agenda do jovem James Gatz). Todo o glamour dos anos dourados estadunidenses e a forma como o autor demonstra através da visão de Nick que todo essa cor era uma fachada encobrindo tudo de podre e humano que existia por trás... Eu poderia passar o resto do dia citando o porquê o autor foi genial.

Até mesmo quando ele exagerava nos esteriótipos, somos levados de volta à sua biografia e relembramos o fato de ele se inspirava em aspectos da sua própria vida em suas ficções.

Só não dei cinco estrelas porque a leitura falhou em me manter ansiosa pra saber mais. Vai ver ter visto o filme antes e saber o que ia acontecer tenha estragado um pouco a leitura pra mim.

Super recomendo!
comentários(0)comente



min.melo_ 24/04/2023

Li na aula de inglês
MUITO BOM, alguma partes fiquei sem entender é só fui entender quando vi o filme super recomendooooo
comentários(0)comente



Mirellissima1 19/07/2023

Clássico Favorito
Não consigo explicar minha obsessão por Jay Gatsby.

Talvez seja pelo fato de que Gatsby era a definição de ?perfeição?, tinha dinheiro, poder, bons modos, afeição e por trás de tantos mistérios, riquezas e segredos descobrimos um homem extremamente apaixonado e que fez tudo durante sua vida, levando-o também a morte, por conta dessa paixão - Daisy.

Qual o verdadeiro valor do dinheiro? Que apesar de muito, não pode comprar tudo, muito menos o amor. Simplesmente meu livro favorito
comentários(0)comente



francezju 29/08/2023

Esse livro é considerado um clássico mas eu nem sabia do que se tratava a história, e basicamente é sobre um homem muito rico chamado Jay Gatsby, e o seu círculo de amigos, narrada por Nick.
A história se passa em NY, lá pelos anos 20 no pós guerra, e é um retrato da sociedade americana da época (ou seja, bem racista). Tem um romancezinho bem sem graça na trama, e um mistério sobre a identidade e riqueza de Gatsby, mas que sinceramente não me prendeu.
comentários(0)comente



nalura 03/09/2023

Gostei bastante do livro. Li ele em formato de áudio e funcionou bem. A história de início parece bem pacata, mas vai progredindo em uma trama bem comovente.
comentários(0)comente



Fabrício Franco 02/10/2023

Resistindo ao teste do tempo...
Fui tentar entender porque este livro resistiu
ao teste do tempo e continua popular entre os leitores de todo o mundo. Descobri três razões para isso.

Primeiro, Fitzgerald evoca vividamente o espírito da Era do Jazz e o automóvel tem um significado simbólico. Suas descrições das festas refletem a atmosfera decadente, chamativa e vibrante daqueles anos.

Em segundo lugar, Fitzgerald era um mestre da narrativa. A história é apresentada através do relato em primeira pessoa de Nick Carraway, nem sempre um narrador confiável. Através de suas opiniões subjetivas e falhas
morais pessoais, transmite indiretamente as opiniões do autor. O recurso literário revela habilmente um tom satírico no romance.

Terceiro, através de reflexões morais, Nick reavalia e critica o sonho americano enquanto fala da situação dificil e do destino final de Gatsby. O sonho americano é
rejeitado como algo degradado. Uma vida boa não virá apenas do prazer material.

Assim, embora o próprio Gatsby não seja "grande", O Grande Gatsby é um bom livro.
comentários(0)comente



Luísa Anjos 12/10/2023

Sem comparações
Uma história imbatível que captura com maestria o espírito de seu tempo. Agora que pude reler o original em inglês com a mediação da disciplina no curso de Letras, a interpretação toma outras proporções.

Recomendo sem pensar duas vezes: é um livro com muitas facetas, muitas camadas pela qual pode der analisado - social, econômica, histórica, literária, enfim - e acho que todo mundo deveria ler ao menos uma vez. F. S. Fitzgerald muito obrigada por TUDO!!!
comentários(0)comente



keyti 14/12/2023

Excelente clássico.
Não foi o livro de leitura mais fácil, principalmente porque li em inglês. Tive bastante dificuldade de entender o começo.
Foge um pouco do tradicional, já que a narração não é feita pelo personagem principal e sim pelo amigo dele. A história é linda e trágica. Retrata bem o período em que se passa.
comentários(0)comente



Juleitora06 30/12/2023

A classic north American book.
What to say about it? Me, a Brazilian and Latina young girl, enjoyed this story so much. It's the first book I've read in English and I have to say that I loved all the characters so much!

That's a very good read, with emotion and a lot of expectations. It helps us capture the luxury and the costumes of the society in the crazy decade of 20!

Very funny, liked it a lot.
comentários(0)comente



jugreenbriar 20/07/2024

O (grande) gatsby
Fitzgerald sabia o que tava fazendo quando escreveu The great Gatsby. Classificado como um romance, ele é bem mais que isso, a obra do fitzgerald consegue trazer muitos sentimentos diferentes, reviravoltas e emoções é o que mais temos. Escrita imersiva e também traz muitas reflexões sobre a vida.
comentários(0)comente



leevaristo 05/08/2024

Por ser um clássico tão aclamado, confesso que esperava mais...

Não da plot em si, isso achei bem coerente, o final apesar de trágico faz todo sentido no contexto de estilo de vida deles. Mas a primeira parte do livro é muito maçante, com muito detalhe sobre ambientes e pouca construção dos personagens. Fora que achei bem confuso, no meio de diálogos entravam personagens que bem tinham sido apresentados direito, toda hora a fala de alguém é interrompida, tive que reler várias partes pois achei que tinha perdido algo (e não tinha, era só informação que nao estava ali mesmo).
Gostei, mas esperava mais mesmo.
comentários(0)comente



Hanna 04/11/2024

Um clássico
A leitura pode ser mais difícil no início até entendermos quem são os personagens e o que está acontecendo, os últimos capítulos são eletrizantes e são uma surpresa para o leitor.

Apesar de ter sido publicado a quase um século atrás, os temas, motivações e tipos de personagens continuam mais atuais do que nunca.
comentários(0)comente



171 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR