The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - The Picture of Dorian Gray


169 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Julia 13/11/2024

Agora vou ver o filme
Foi uma leitura bem interessante, e gostei bastante da escrita. Mas achei o livro um pouco parado com muitas partes em que nada acontecia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 22/10/2024

The picture of Dorian gray
Achei mais ou menos, um pouco surpreendente, algumas reviravoltas, mas acabei lendo somente para fazer a prova do colégio, mas no fim até que gostei e super rapidinho de ler, em uma horinha da para finalizar
comentários(0)comente



koganegarden 16/10/2024

Bando de viados
Livro bem legal até, achei que não ia gostar do final quando cheguei nas últimas páginas e não estava com cara de final, mas até que me surpreendi e gostei.

Foi uma leitura um pouco massante pq além de estar em inglês, alguns personagens me irritavam bastante. Mas mesmo assim eu grifei muitas frases e tive uma boa experiência (o personagem que eu mais detestava foi tbm o que mais teve frases marcadas por mim)
comentários(0)comente



moacircaetano 26/09/2024

Li esse livro na adolescência, e me impactou demais à época. Me desafiei a reler, agora em inglês, e embora o impacto obviamente não seja o mesmo, foi muito bom revisitar esse que é um dos maiores clássicos já escritos.
O retrato de Dorian Gray poderia ser atualizado como o Instagram de Dorian Gray?
comentários(0)comente



anna v. 20/09/2024

Merecido clássico
Li este livro décadas atrás. Mas então minha filha adolescente resolveu ler, em inglês, e baixou uma versão gratuita no Kindle. Eu me deparei por acaso com uma edição novinha, em inglês, por 10 reais, então comprei. Comecei a ler despretensiosamente apenas para me lembrar como começava. Mas aí tive que pegar um voo, cheguei bem cedo no aeroporto e tive que fazer hora, segui lendo. Durante o voo, li mais um pouco. Quando cheguei em casa faltavam poucas páginas, então fui até o final.
É um livro fascinante, que merece seu lugar na estante dos clássicos do século XIX. Com um toque de realismo fantástico (o retrato que envelhece e o retratado que permanece sempre jovem), Oscar Wilde disseca o tema da corrupção moral (mais do que o envelhecimento em si, eu diria, embora as duas coisas pareçam estar entrelaçadas). O que cativa todos no jovem Dorian Gray é não apenas sua beleza e juventude, mas sua inocência e joie de vivre. Então, quando ele começa a praticar ações condenáveis, é como se sua alma se conspurcasse, e é isso que ele enxerga no retrato, e que o horroriza. Tudo isso muito bem desenvolvido pelo autor.
Além disso, tem os outros personagens, e os diálogos são impagáveis. Parece que estamos vendo aqueles ingleses aristocratas e desocupados, dândis futriqueiros, um querendo "lacrar" mais do que o outro, num verdadeiro concurso de cinismo.
Uma leitura muito rápida, agradável, e que provoca reflexão.

* Daqui pra frente tem spoiler *
O livro começa com Dorian posando para um retrato, para seu amigo pintor Basil. Ali ele conhece Lord Henry, um aristocrata mais velho, que se tornará seu grande amigo e que o influencia com sua filosofia cínica e decadentista. Embora não haja menções explícitas, é evidente que tanto Basil quanto Henry são apaixonados pelo lindo e jovem Dorian Gray.
O retrato fica pronto, é lindo, e Basil o dá de presente para Dorian.
Dorian se apaixona por uma atriz de teatro, jovem e pobre, Sybil Vane. Ele vai toda noite ao teatro assisti-la, e a pede em casamento. A mãe, que também é atriz, faz muito gosto no relacionamento com o homem rico, mas o irmão de Sybil, James, acha que é uma cilada. Mas James está de partida para a Austrália, onde vai tentar a vida como marinheiro. Basil e Henry acham uma loucura essa história de casamento de Dorian.
Um belo dia, Sybil deixa de atuar bem, porque, segundo ela, agora ela conhece o amor verdadeiro e não precisa mais se entregar ao amor de mentira que é o teatro. Com isso, com sua ausência de talento, Dorian se desapaixona por ela, e rompe o noivado abruptamente. No dia seguinte, recebe a notícia de que Sybil se matou. Dorian fica atormentado pela culpa, mas depois de conversar com Henry muda de ideia e se convence que não teve nenhuma culpa no episódio. É nesse momento que ele percebe a primeira mudança no retrato, um esgar de desprezo sutil, mas que não lhe passa despercebido. Ele logo decide trancar o retrato no sótão.
Depois disso o tempo passa e Dorian Gray se torna um ícone da moda e da elegância, um dândi, referência na sociedade de Londres, mas cada vez mais corrupto e cínico. Várias pessoas que se aproximam dele têm destinos trágicos - morrem, se matam, são exiladas.
Quando já tem quase 40 anos, Dorian recebe a visita de Basil, de quem se afastara. O pintor quer lhe contar como ele (Dorian) está mal falado na sociedade, mas Dorian não quer ouvir. Ele acaba levando Basil para ver o retrato, que a essa altura está completamente diferente de quando foi pintado. Basil fica horrorizado e Dorian o mata a facadas. Em seguida dá um jeito de sumir com o corpo (envolvendo um conhecido que ele chantageia para ajudá-lo e que acaba se matando depois) e com os pertences de Basil. No fim das contas, Dorian nunca é pego nem punido por nenhum dos seus crimes ou maldades.
Por fim, atormentado pela estranha maldição e pelo retrato cada vez mais repulsivo, Dorian destrói o quadro a facadas. No dia seguinte, seus empregados encontram um homem decrépito morto no sótão, ao lado do retrato de Dorian jovem e belo.
Beeem sinistro!
comentários(0)comente



Saturno 11/09/2024

Good
It is a good book indeed. It had quite an impressive end, the thoughts about life and questions it makes us think about are great! It's just good! Yet not amazing, but good
comentários(0)comente



Mab 03/09/2024

Maravilhoooso lindo lindo lindo!!!
Incrível, eu amo esse livro! Queria ter todas edições possíveis dessa obra
comentários(0)comente



Hilton 11/08/2024

A experiência de ler esse livro foi boa, porque foi uma das primeiras vezes que eu levei a sério o papo sobre Arte e como ela afeta quem a observa, que eu acredito ser bem tratado pelo Wilde. mas não posso deixar passar que fiquei incomodado com alguns pontos inexplicáveis (tirando a parte do retrato), que não parecem ter muito sentido, e com o Lord Henry, que só abriu a boca pra falar bosta.
comentários(0)comente



ares 10/08/2024

Amo amo amo reler esse livro, toda vez é uma experiência com sensações interpretacoes e pensamentos diferentes, por isso é o meu favorito
comentários(0)comente



Lara 04/08/2024

24º
?? Todo romance vive da repetição, e a repetição converte todo apetite em arte. Além disso, cada vez que amamos é a única vez que amamos. A diferença de objeto não altera a exclusividade da paixão, apenas a intensifica. Podemos ter, na vida, no máximo, uma grande experiência, e o segredo da vida está em repeti-la com a maior freqüência possível.
A Duquesa fez uma pausa.
? Mesmo quando esta experiência nos fere, Harry?
? Especialmente quando nos fere?

Estava gostando do livro no início, até que comecei a detesta-lo no meio e fiquei fascinada ao final.

Por estar querendo variar as minhas leituras, decidi que começaria, aos poucos, a ler clássicos. ?O retrato de Dorian Gray? foi minha escolha por recomendação de algumas pessoas que eu sigo e têm sei conteúdo voltado à literatura.

Em certa altura do livro senti como se estivesse lendo algo com o viés da psicanálise e acho que isso foi, de fato, o que me encantou no enredo.

Para um clássico escrito em 1890, achei a leitura muito tranquila e fluida, apenas arrastada em um capítulo e específico e com algumas ?frases de efeito? (desculpa, fãs) que tornaram o livro não tão atrativo no momento.

Inúmeras reflexões a respeito da influência, beleza, caráter e princípios que tanto temos entrado em contato com o advento das redes sociais.

Não acredito que o livro faz o estilo de muitos, mas achei uma ótima leitura para quem gostaria de começar a ler os clássicos.

Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mariana 06/06/2024

The picture of Dorian Gray
Comecei a ler esse livro ano passado mas achei muito tedioso, que erro! Adorei muito agora e achei o final fenomenal.
comentários(0)comente



Nathy 26/05/2024

Por trás do Retrato
A história em si, já era de meu conhecimento, por ter lido outra edição alguns anos atrás. No caso dessa, trata-se da versão censurada ou não estendida. Apesar de ter somente os 13 capítulos originais, traz consigo um grande volume de notas explicativas, elucidando o contexto histórico do livro, a vida do autor e a relação entre a obra e um dos momentos mais críticos de sua vida. Apesar de preferir a versão estendida, a experiência de ler o texto exatamente como o autor o idealizou a princípio, foi muito gratificante.
comentários(0)comente



Mel 21/05/2024

Uma reflexão profunda
Não imaginei gostar tanto deste livro? O Retrato de Dorian Gray traz reflexões profundas acerca de valores morais, do caráter e de sua relação com a beleza exterior.
comentários(0)comente



169 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR