The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - The Picture of Dorian Gray


169 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


anna v. 20/09/2024

Merecido clássico
Li este livro décadas atrás. Mas então minha filha adolescente resolveu ler, em inglês, e baixou uma versão gratuita no Kindle. Eu me deparei por acaso com uma edição novinha, em inglês, por 10 reais, então comprei. Comecei a ler despretensiosamente apenas para me lembrar como começava. Mas aí tive que pegar um voo, cheguei bem cedo no aeroporto e tive que fazer hora, segui lendo. Durante o voo, li mais um pouco. Quando cheguei em casa faltavam poucas páginas, então fui até o final.
É um livro fascinante, que merece seu lugar na estante dos clássicos do século XIX. Com um toque de realismo fantástico (o retrato que envelhece e o retratado que permanece sempre jovem), Oscar Wilde disseca o tema da corrupção moral (mais do que o envelhecimento em si, eu diria, embora as duas coisas pareçam estar entrelaçadas). O que cativa todos no jovem Dorian Gray é não apenas sua beleza e juventude, mas sua inocência e joie de vivre. Então, quando ele começa a praticar ações condenáveis, é como se sua alma se conspurcasse, e é isso que ele enxerga no retrato, e que o horroriza. Tudo isso muito bem desenvolvido pelo autor.
Além disso, tem os outros personagens, e os diálogos são impagáveis. Parece que estamos vendo aqueles ingleses aristocratas e desocupados, dândis futriqueiros, um querendo "lacrar" mais do que o outro, num verdadeiro concurso de cinismo.
Uma leitura muito rápida, agradável, e que provoca reflexão.

* Daqui pra frente tem spoiler *
O livro começa com Dorian posando para um retrato, para seu amigo pintor Basil. Ali ele conhece Lord Henry, um aristocrata mais velho, que se tornará seu grande amigo e que o influencia com sua filosofia cínica e decadentista. Embora não haja menções explícitas, é evidente que tanto Basil quanto Henry são apaixonados pelo lindo e jovem Dorian Gray.
O retrato fica pronto, é lindo, e Basil o dá de presente para Dorian.
Dorian se apaixona por uma atriz de teatro, jovem e pobre, Sybil Vane. Ele vai toda noite ao teatro assisti-la, e a pede em casamento. A mãe, que também é atriz, faz muito gosto no relacionamento com o homem rico, mas o irmão de Sybil, James, acha que é uma cilada. Mas James está de partida para a Austrália, onde vai tentar a vida como marinheiro. Basil e Henry acham uma loucura essa história de casamento de Dorian.
Um belo dia, Sybil deixa de atuar bem, porque, segundo ela, agora ela conhece o amor verdadeiro e não precisa mais se entregar ao amor de mentira que é o teatro. Com isso, com sua ausência de talento, Dorian se desapaixona por ela, e rompe o noivado abruptamente. No dia seguinte, recebe a notícia de que Sybil se matou. Dorian fica atormentado pela culpa, mas depois de conversar com Henry muda de ideia e se convence que não teve nenhuma culpa no episódio. É nesse momento que ele percebe a primeira mudança no retrato, um esgar de desprezo sutil, mas que não lhe passa despercebido. Ele logo decide trancar o retrato no sótão.
Depois disso o tempo passa e Dorian Gray se torna um ícone da moda e da elegância, um dândi, referência na sociedade de Londres, mas cada vez mais corrupto e cínico. Várias pessoas que se aproximam dele têm destinos trágicos - morrem, se matam, são exiladas.
Quando já tem quase 40 anos, Dorian recebe a visita de Basil, de quem se afastara. O pintor quer lhe contar como ele (Dorian) está mal falado na sociedade, mas Dorian não quer ouvir. Ele acaba levando Basil para ver o retrato, que a essa altura está completamente diferente de quando foi pintado. Basil fica horrorizado e Dorian o mata a facadas. Em seguida dá um jeito de sumir com o corpo (envolvendo um conhecido que ele chantageia para ajudá-lo e que acaba se matando depois) e com os pertences de Basil. No fim das contas, Dorian nunca é pego nem punido por nenhum dos seus crimes ou maldades.
Por fim, atormentado pela estranha maldição e pelo retrato cada vez mais repulsivo, Dorian destrói o quadro a facadas. No dia seguinte, seus empregados encontram um homem decrépito morto no sótão, ao lado do retrato de Dorian jovem e belo.
Beeem sinistro!
comentários(0)comente



Rodrigo de Lorenzi 03/02/2020

Easy to practice
A simplest version of The Picture of Dorian Gray for english language students. It's nice, but I want to read the real version now :)
comentários(0)comente



Juliana.Mafra 15/06/2021

The Charming Man
A charming man who as soon as a painter sees him wants to paint his portrait, but as soon as he is finished. He falls in love with himself.
comentários(0)comente



Agatha 01/10/2021

Superou expectativas.
Um clássico em que seu contexto histórico por si só já instiga à leitura. A premissa, um homem que vende a própria alma para ter sua beleza e juventude eternamente intactas, não faz jus ao conteúdo.

Dorian Gray é jovem, e de certa forma (opinião pessoal), representa a pureza que é corrompida pela influência de Lorde Henry, o qual o instiga a perceber sua jovialidade, e o quanto essa durará por pouco tempo. Levando-o a desejar que o retrato envelheça, ao invés de si mesmo. Dessa forma, pode levar sua vida sem se preocupar com as consequências de seus atos e de seus vícios, afinal, o quadro que será afetado. Basil, autor do quadro, fica entre esses dois, visto que apresentou um ao outro. Ele é admirador da beleza e pureza de Dorian, porém isso se torna quase sua obsessão.

Esses três personagens são a base da história. Lorde Henry é aquela personagem que ?fala demais e faz de menos?, parece que sempre tem frases de impacto prontas para tudo, suas respostas sempre indo contra o senso comum até mesmo para a época. Dorian é narcisista, e apenas enxerga as coisas a sua volta pela própria perspectiva e pela forma que isso irá afetá-lo.

Os acontecimentos que sustentam a narrativa são ótimos, garantindo um conflito que fixe o leitor. Os últimos capítulos foram maravilhosos, misturando choque com algumas conclusões que eu já esperava e partes até tensas.

Gostei muito da escrita, apesar de alguns capítulos extremamente descritivos, que acabam sendo bem mais cansativos por não estar lendo a versão traduzida para o português. Li pelo Kindle Unlimited, então foi um tiro no escuro se essa edição seria a original, ou a alterada. Sinto dizer que descobri mais tarde ser a alterada, o que significa que mais tarde lerei novamente a história, talvez com a edição da Biblioteca Azul.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



melnoliteraverso 13/05/2022

Avaliação: O Retrato de Dorian Gray
Avaliação geral:

- O livro me prendeu?: ?????
- Ambientação: ?????
- Organização: ?????
- Conexão com os personagens: ????
- Desenvolvimento: ?????
- Escrita: ?????
- Final: ?????
- Geral: ????

Média: 4.75
Arredondamento: 5

____________________________

- Tiktok: @melnoliteraverso
- Instagram: @melnoliteraverso
- Twitter: @mel_literaverso
comentários(0)comente



Isabela 29/01/2022

Edição impecável - Biblioteca Azul
Sobre a história (que eu já tinha lido há uns 15/16 anos e sendo a versão censurada) ainda é muito atual. Existe medida para se julgar a aparência e não o caráter, quando o mesmo se esconde na "beleza"? É sensacional essa realidade que nos traz.
E quais as consequências disso?

E sobre a edição... impecável! 71 páginas de introduções, que te jogam no século 19, que te fazem sentir vivendo sob os parâmetros da época.
Muitassss notas, no capítulo 9 tem 67 notas. Eu nunca vi tantas...e te ajudam a entender ainda mais a própria história e a história por traz dela. De como foi escrito, qual intenção e no que se deu. Entendemos melhor a tragédia de vida de Oscar Wilde.
E ainda, todas as mudanças feitas (por Wilde e seus editores na intenção de censurar a obra).

Recomendo muito a leitura dessa edição. Muito conteúdo!
comentários(0)comente



Marina 26/12/2022

Este livro é como ler poesia. Há tantas boas citações e conversas sobre vida, juventude, beleza, pecados e morte. Eu amei! Com certeza um dos meus clássicos favoritos.
comentários(0)comente



flora 16/02/2024

O primeiro twink do mundo
Dorian Gray é o twink mais icônico que eu já vi. A escrita do Oscar Wilde é maravilhosa e a história tem uma pegada filosófica que acaba te fazendo continuar pensando no livro mesmo depois de muito tempo após terminar de lê-lo. Dei muitas risadas e me diverti analisando cada personagem, é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa.
comentários(0)comente



Gonçalez_ 13/03/2023

Muito bommmm
Um clássico que Faz seu nome, gos
tei muito da história e da escrita msm
esperando uma coisa e recebendo uma
completamente diferente. Li em inglês e
confesso que foi mais fácil do que
esperado.
comentários(0)comente



ares 10/08/2024

Amo amo amo reler esse livro, toda vez é uma experiência com sensações interpretacoes e pensamentos diferentes, por isso é o meu favorito
comentários(0)comente



Isa | @nocaminhoumlivro 17/02/2020

O retrato de Dorian Gray conta a história de um jovem que após ter seu quadro pintado por um amigo deseja que o quadro envelheça em seu lugar, e é o que acaba acontecendo.
O livro começa com Basil Hallward pintando o quadro de Dorian. Lord Henry, seu amigo, ao visitá-lo fica admirado com a beleza da pintura e pede para que Basil apresente-o a Dorian. Essa amizade leva Dorian Gray a sua ruína. Dorian vive como um imortal, enquanto isso sua pintura definha em seu porão.
O livro discute a oposição entre a vida privada e a vida pública, onde imagem pública é apenas um espectro do que é a verdadeira face do indivíduo, e que "por dentro" ele é decadente.
Dorian se apaixona, eventualmente, por Sybil Vane, uma atriz. Dorian se apaixona por sua performance, por suas personagens, apenas pelo que ela finge ser, ele não sabe nada sobre ela, não conhece sua família, e eles ficam noivos. Porém uma noite ela atua mal e ela diz que isso se dá pois agora sabe o que é amor. É como se o véu da "falácia" (a qual a ficção é muito atribuída) que cobria seu olhos inocentes desaparecesse e lá está Dorian, o amor da sua vida, o "real". O que ela não sabe é que o Dorian que todos conhecem, após o pacto, é apenas a sua imagem, não a realidade. Em um contraponto macabro, enquanto Sybil não quer mais "viver nas sombras", Dorian vive nelas, e é por isso que Sybil tem o seu trágico final.
A narrativa de #Wilde e sua incrível capacidade de criar diálogos instigantes é o que mais me manteve apegada ao livro. Algumas digressões não me agradaram, mas nada que me fizesse desgostar do livro.
#Doriangray é um livro a frente de seu tempo. Oscar Wilde se arriscou ao insinuar a homossexualidade de Dorian, Basil e Lord Henry. Por conta disso o autor e livro foram julgados em 1895, levando Wilde para prisão. 5 anos depois ele morre em Paris, aos 46 anos, sem dinheiro mas com a fama de um mártir, o rosto para o movimento em defesa aos direitos LGBT quase 70 anos depois (o antigo gay-rights movement).
Craig Rodwell, em 1967, abriu uma livraria gay em Nova York chamada Oscar Wilde Memorial Bookshop, que serviu como berço da primeira parada de gay pride após as revoltas de Stonewall em 1969.
.
Gostou da resenha? Segue a gente lá no instagram @nocaminhoumlivro e veja mais conteúdos como esse
comentários(0)comente



nathaliaolives 03/01/2022

O processo de corromper-se
Dorian Gray representa todo o processo de se perder de si mesmo, seja por influência externa ou falta de estabilidade em seus próprios ideais. O personagem que dá título a obra nos é apresentado como alguém puro, dono de uma beleza inexplicável. O vejo como uma tábula rasa onde Basil e Lord Henry estivessem o tempo todo tentando o preencher com diferentes perspectivas de como ver o mundo, mas o que esperar de alguém que não tem uma base sólida em sua individualidade?

O hedonismo, a reflexão sobre o céu e o inferno dentro de cada indivíduo e a busca incessante pela perfeição são temas tratados perfeitamente nesse livro.

Sem dúvidas, é uma leitura de tirar o fôlego e refletir nos próprios impulsos.
comentários(0)comente



169 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR