The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - The Picture of Dorian Gray


169 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


gabytes 09/06/2023

Minha resenha + comprida é sobre um livro que n gostei haha
O critério que usei pra avaliar o livro foi a minha experiência de leitura, e não o meu julgamento sobre a qualidade do livro. Outra observação importante é que eu, sem saber, li a versão censurada. Não sei até que ponto as duas versões se divergem, portanto isso pode ou não fazer uma GRANDE diferença na minha opinião final. E como não tenho interesse de ler novamente, ficaria contente se alguem que leu as duas versões quisesse comentar as diferenças mais relevantes.

Bom, eu conheci o personagem Dorian Gray por meio de uma adaptação de TV, então já tinha uma certa ideia sobre sua personalidade narcisista, seu estilo de vida hedonista, etc.
Desde então tive curiosidade de conhecer sua "história de origem", e o que o moldou no que ele é. Lendo, descobri que não foi o "que" o moldou, e sim, "quem". Não existiria o Dorian Gray na sua forma mais desprezível sem mais 2 personagens centrais: o Basil e o Lorde Henry.
O Basil seria o que mais se aproxima de uma "boa influência" na vida de Dorian. Já o Lorde Henry, a má influência, foi a figura por quem Dorian se sentiu mais instigado. Essa reflexão sobre a verdadeira natureza do Dorian (se ele teria ou não se tornado naquilo sem a influência desses personagens), e as partes relacionadas diretamente à pintura foram os únicos pontos positivos pra mim.

O motivo principal da leitura ter sido tão sacrificante pra mim, foram os personagens. Não tem jeito melhor de dizer isso, mas os achei insuportáveis, ou não gostei da maneira que alguns foram retratados.

O Dorian primeiramente, soa constantemente como um garotinho mimado que faz pirraça quando não consegue o que quer. Ele mal tem personalidade e opinião própria, realmente se tornou um produto da "experiência" do lorde Henry.

O Lorde Henry é o mais insuportável de todos, sei que esse era o papel dele na trama, mas não deixa de ser massante passar a maior parte do livro lendo suas divagações filosóficas cínicas e por muitas vezes, misóginas. Eu revirava os olhos toda vez que ele começava a falar, principalmente sobre mulheres. Entendo que esse é o reflexo do pensamento na época, mas volto a dizer que páginas e páginas da mesma coisa fica cansativo.

Já a minha impressão sobre o Basil, vou dar o benefício da dúvida, pois quero acreditar que a versão reeditada que li cortou ou modificou muitos diálogos significativos relacionados ao seu sentimento por Dorian. A tensão romântica estava implícita, mas pela "fama" do livro eu estava esperando que fosse algo mais claro. Até que houve uma espécie de "declaração", e ele basicamente admitiu que idolatrava o Dorian pela sua ARTE. Isso me deu a impressão do Basil ser tão egoísta quanto o próprio Dorian em relação à Sybil (amar apenas o ideal artístico, não a pessoa em si).

Uma pena que li a versão incompleta, não acho que seja um livro ruim, pelo contrário, acredito que muitos o ame pelos mesmos motivos que eu não gostei (espero que não pela misoginia, mas pela complexidade dos personagens kkk)
comentários(0)comente



alanamendesm 14/08/2021

entrou pra lista dos favoritos da vida
eu tô chocada. que livro maravilhoso! tô rindo igual uma abobada de tão bom. oscar wilde quer o mundo eu te dou. recomendo muito essa edição, as folhas são bem grossas, o marca texto não passa pro outro lado, a diagramação é muuuito boa e o inglês é bem simples de compreender.
comentários(0)comente



Alexis.Sodre 04/08/2021

Hated that Harry character (was it his name?) and I was so sad for Basil. The ending was incredible, but I didn?t like it as much as I thought I would.
comentários(0)comente



nathaliaolives 03/01/2022

O processo de corromper-se
Dorian Gray representa todo o processo de se perder de si mesmo, seja por influência externa ou falta de estabilidade em seus próprios ideais. O personagem que dá título a obra nos é apresentado como alguém puro, dono de uma beleza inexplicável. O vejo como uma tábula rasa onde Basil e Lord Henry estivessem o tempo todo tentando o preencher com diferentes perspectivas de como ver o mundo, mas o que esperar de alguém que não tem uma base sólida em sua individualidade?

O hedonismo, a reflexão sobre o céu e o inferno dentro de cada indivíduo e a busca incessante pela perfeição são temas tratados perfeitamente nesse livro.

Sem dúvidas, é uma leitura de tirar o fôlego e refletir nos próprios impulsos.
comentários(0)comente



Bia 17/07/2023

Retrato de dorian gray
Esplêndido.
Lindamente escrito. Poético, cruel e verdadeiro.
A essência da vaidade, o anseio pela juventute e a catástrofe do homem pelo próprio homem.
Certamente um dos meus clássicos favoritos.
comentários(0)comente



Lara 06/04/2023

Releitura de um dos meus favoritos. Incrível como em cada leitura, descobrimos coisas novas. A meta da próxima releitura é ler o texto original, não ?censurado?.
comentários(0)comente



Fernandes34 15/10/2023

A good history
Like the old histories, this is a good history with a well known plot twist in the final, the reading is good to people who want to improve their English
comentários(0)comente



Mily 25/03/2021

Muito boooommmm
Meu deus esse livro é muito bom. A trama da história é perfeita, apesar de ser uma história trágica. Agora vou falar uma coisa, esses homems desse livro são filósofos. Eu só digo que a história é muito boa vale a pena ler
comentários(0)comente



Lana 15/08/2013

Opinião.
Eu já tinha lido uma versão pequena com muitas ilustrações e palavras simples, o que me deu uma boa base para ler esta versão um pouco mais completa. Com certeza teria sido muito mais difícil ter pegado o livro sem saber sobre o que era.

Esta edição mais completa é bem complicada para mim. Algo que se lê em no máximo 2 dias eu demorei semanas.
Faz parte do Oscar Wilde usar palavras requintadas para tudo, como por exemplo usar 5 palavras diferentes durante o livro para falar "dourado" ou 10 palavras diferentes para falar "sombrio". Acho que independente do seu nível de inglês você vai precisar de um dicionário do seu lado durante a leitura.

Mas o livro é incrível, vale cada minuto gasto pesquisando cada palavra. No começo eu peguei um caderno para ir anotando todas as palavras desconhecidas, mas em 10 páginas de livro eu anotei mais de 8 páginas no meu caderno. Larguei o caderno e segui fazendo a leitura superficial de depois voltando, pesquisando as palavras e lendo novamente.
Com certeza irei ler a edição completa e sem censura.

Mas falando sobre a história tratada no romance: cativante. As melhores partes são as com o Lord Henry e suas filosofias. Apesar de eu não ter gostado de sua personalidade, por ser um homem que usa as pessoas para pesquisas, eu realmente gostei das análises dele sobre coisas da vida, como amar, influenciar, viver.
É bom ler o livro com uma opinião formada sobre as coisas, porque muito do que o Lord Henry diz não deve ser levado como estilo de vida, são apenas frases para você refletir.
Este livro te dá a chance de pensar sobre coisas que você nunca tinha pensado antes e de várias formas diferentes (a sua e as retratadas pelos personagens do livro).
A história é incrível, com certeza você nunca leu nada igual. Uma alma corrompida e o mistério por trás disso. Além da parte macabra em relação ao quadro.
Pedro Sanches 11/10/2014minha estante
"É bom ler o livro com uma opinião formada sobre as coisas, porque muito do que o Lord Henry diz não deve ser levado como estilo de vida, são apenas frases para você refletir."

Bela resenha, Lana, parabéns.




analeet 30/01/2023

eu to simplesmente chocada, esse livro é tao bom!!!!!!!!!!!!!! peguei pra ler sem saber direito sobre oq se tratava, esperava ser só mais uma leitura mas eu simplesmente amei! achei muito interessante. a escrita do oscar wilde faz tudo ficar melhor, é bem poética e bonita. sobre os personagens, achei o basil o mais normal dali, não compactuava com as loucuras do harry e sempre tentava ajudar e avisar ao dorian sobre as coisas e pessoas. o lord henry apesar de trazer vários ensinamentos ao longo do livro, as falas dele são 90% só tentando fazer frase de efeito, ele é bem hipócrita e acha que está sempre certo. sobre o dorian, achei ele um personagem muito doido e insano. uma coisa interessante é que no final apesar de ter a mesma aparência, ele tá completamente diferente. a dúvida que fica é quem levou dorian gray pro mal caminho? lord henry com o hedonismo dele, basil com o retrato ou foi ele mesmo que se levou a loucura? realmente não imaginava que esse livro fosse bom assim, me surpreendi muito e leria +500 livros do oscar wilde so pela escrita maravilhosa!

"Realize your youth while you have it. Don?t squander the gold of your days, listening to the tedious, trying to improve the hopeless failure, or giving away your life to the ignorant, the common, and the vulgar, which are the aims, the false ideals, of our age. Live! Live the wonderful life that is in you! Let nothing be lost upon you. Be always searching for new sensations. Be afraid of nothing."
comentários(0)comente



Gab 10/12/2022

?People are afraid of themselves?
CA RA LHO

Primeira leitura definitiva (por definitiva eu digo de história mesmo, livro relativamente grande com narrativa linear) em inglês. Começo logo assim né, um livro do século XIX. Nada muito novo, apenas um dos maiores escritores ingleses que já existiram...

Acho que eu sempre serei marcada pelo nome Oscar Wilde por a cada página de leitura ter um quote marcante. Meu livro tá cheio de anotação, amo! Fico pensando aqui que poxa, Dorian devia ser mesmo um homem belíssimo...
caroline972 10/12/2022minha estante
Tu achas que um nível intermediário de inglês é suficiente pra ler esse livro? :B


Gab 11/12/2022minha estante
Oi Carol! O *meu* eu considero intermediário, então sim, porque a chave é você entender o contexto. É claro que você não vai entender cada palavra do livro, mas entendendo o que tá se passando dá pra ler sim!


caroline972 11/12/2022minha estante
Então vou encarar! Obriii




ana 22/02/2022

Não vou mentir, demorei um pouco pra entrar no ritmo do livro. A história é legal, eu gosto do jeito q aborda a beleza e a juventude como algo importantíssimo, mas as vezes fiquei entediada com os monólogos haha.
Mari 22/02/2022minha estante
Assisti o filme e não curti tanto, não sei se o livro tem a mesma pegada




Bárbara 06/03/2022

Realize your youth while you have it
Livro maravilhoso, não conseguia parar de ler, é incrível acompanhar o desenvolvimento de Dorian e a influência que o mundo tem sob ele em sua tenra idade e o amor implícito de Basil. Concordo com Henry no início do livro quando ele diz que a jovialidade e inocência de Dorian é o que compõe sua beleza, interessante ver sua inocência sendo deteriorada até a podridão de sua alma com o decorrer dos capítulos, Dorian cedendo a todos os prazeres que o mundo tem a oferecer sem pensar em nenhuma consequência, o retrato é uma assombrosa metáfora disso e talvez o único motivo pelo qual se arrependa dos seus atos ao ver um retrato dos males que carrega sendo expostos de tal forma.
comentários(0)comente



Isa | @nocaminhoumlivro 17/02/2020

O retrato de Dorian Gray conta a história de um jovem que após ter seu quadro pintado por um amigo deseja que o quadro envelheça em seu lugar, e é o que acaba acontecendo.
O livro começa com Basil Hallward pintando o quadro de Dorian. Lord Henry, seu amigo, ao visitá-lo fica admirado com a beleza da pintura e pede para que Basil apresente-o a Dorian. Essa amizade leva Dorian Gray a sua ruína. Dorian vive como um imortal, enquanto isso sua pintura definha em seu porão.
O livro discute a oposição entre a vida privada e a vida pública, onde imagem pública é apenas um espectro do que é a verdadeira face do indivíduo, e que "por dentro" ele é decadente.
Dorian se apaixona, eventualmente, por Sybil Vane, uma atriz. Dorian se apaixona por sua performance, por suas personagens, apenas pelo que ela finge ser, ele não sabe nada sobre ela, não conhece sua família, e eles ficam noivos. Porém uma noite ela atua mal e ela diz que isso se dá pois agora sabe o que é amor. É como se o véu da "falácia" (a qual a ficção é muito atribuída) que cobria seu olhos inocentes desaparecesse e lá está Dorian, o amor da sua vida, o "real". O que ela não sabe é que o Dorian que todos conhecem, após o pacto, é apenas a sua imagem, não a realidade. Em um contraponto macabro, enquanto Sybil não quer mais "viver nas sombras", Dorian vive nelas, e é por isso que Sybil tem o seu trágico final.
A narrativa de #Wilde e sua incrível capacidade de criar diálogos instigantes é o que mais me manteve apegada ao livro. Algumas digressões não me agradaram, mas nada que me fizesse desgostar do livro.
#Doriangray é um livro a frente de seu tempo. Oscar Wilde se arriscou ao insinuar a homossexualidade de Dorian, Basil e Lord Henry. Por conta disso o autor e livro foram julgados em 1895, levando Wilde para prisão. 5 anos depois ele morre em Paris, aos 46 anos, sem dinheiro mas com a fama de um mártir, o rosto para o movimento em defesa aos direitos LGBT quase 70 anos depois (o antigo gay-rights movement).
Craig Rodwell, em 1967, abriu uma livraria gay em Nova York chamada Oscar Wilde Memorial Bookshop, que serviu como berço da primeira parada de gay pride após as revoltas de Stonewall em 1969.
.
Gostou da resenha? Segue a gente lá no instagram @nocaminhoumlivro e veja mais conteúdos como esse
comentários(0)comente



Roxie 31/03/2023

Dorian gray
Quando eu comecei eu tava morrendo de medo de não entender o livro pq além de ser clássico eu peguei a versão em inglês, mas acabei não tento tanta dificuldade em entender o contexto, tirando uma frase ou outra que era mais complexa. eu dei 3,5 pq eu peguei a versão censurada e senti que isso me deixou com dúvidas, talvez eu leia a versão sem censura um dia pra ver se tem bastante diferença.
comentários(0)comente



169 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR