Cida Zientarski 06/04/2022
A Esperança (+13)
- Tentativa de suicídio.;
- Sangue;
- Bombas;
- Morte;
- Dependência de drogas;
- Vômito;
- Gore;
- Infertilidade;
- Genocídio;
- Prostituição forçada (menção/passado);
- Transtorno de estresse pós-traumático;
- Idealização suicida.;
- Tortura (menção/passado);
- Violência;
- Guerra.
Se ainda não conhecem a história, leiam primeiro os livros de Jogos Vorazes e Em Chamas, pois é uma trilogia.
Muitos Distritos se cansaram da dominação da Capital e juntos com os rebeldes lutam por uma nova sociedade. Katniss tem um papel fundamental, ela é o rosto da rebelião, ela sofreu nas mãos da Capital e por isso, é ela que o povo quer seguir, uma vitoriosa, um exemplo de que a Capital não é tão poderosa quanto parece. Um novo jogo começa e mais uma vez Katniss está no meio do fogo, prestes a se queimar e a perder tudo pelo bem de todos.
Ela é tão intensa que te consome, te faz repensar em valores, em prioridades e mais, faz você refletir sobre as semelhanças existentes entre a guerra por poder descrita na ficção de Suzanne Collins, com a guerra silenciosa que ocorre atualmente entre nossos governos capitalistas.
Sendo assim, é fácil concluir que o ponto alto de toda a trilogia, e principalmente do último livro, é a crítica social dirigida a nossa sociedade capitalista, ao modo que caminhamos individualmente, subjulgando os mais pobres em busca de satisfações e caprichos particulares. Tal crítica me pegou de jeito, me tornei incapaz de separar a realidade da fantasia, e a cada passo que a guerra pelo poder descrita no livro se tornava mais clara, o destino do “nosso mundo” se tornava ainda mais parecido com o destino dos Distritos de Panem.
Concluindo, este livro foi muito além do que imaginei, mesmo com as perdas, as dores causadas pela batalha e com tanta escuridão, a autora nos deu luz e “esperança”. Vale a pena conferir, se vocês ainda não leram a trilogia e gostam de livros políticos escritos para envolver e emocionar, não deixem de ler Jogos Vorazes, não tenho dúvidas de que vocês irão ser surpreendidos.
"Esperança é a única coisa mais forte que o medo. Um pouco de esperança é eficaz, muita esperança é perigoso. Faíscas são boas enquanto são contidas."
"Se nós queimarmos, você queimará conosco!"