Brenda 05/09/2021
Amor e Poder
É incrível como o livro possui esse processo de ascensão e, mesmo assim, não é chato. Fiquei obcecada pela leitura e não consegui largar o livro, tanto pela escrita altamente poética, quanto pela própria história, pensada para criticar a sociedade parisiense da época. De qualquer forma, ainda consegue ser uma crítica atual, onde o sexo é muito usado como forma de poder, uma ferramenta que eleva o sucesso, ainda mais na posição de um homem, tendo em vista o machismo impregnado e as relações de poder. O livro acaba fazendo esse retrato da ganância, inveja, luxúria, enfim, uma representação perfeita dos 7 pecados capitais que a sociedade se coloca sozinha e se corrompe. George Du Roy definitivamente é a alegoria de um indivíduo que representa muito mais do que apenas um homem ? ele representa uma humanidade.
Hoje, com a tecnologia e um modo de viver diferente, faz-se demonstrada a ganância e uma forma de conseguir poder de uma forma diferente, no entanto, ainda pode-se usar a figura de Du Roy para representá-la. Não o condeno. Ele foi apenas um miserável que buscava não ser um miserável. E se ele tinha inteligência suficiente ? e charme suficiente ?, por que não o usaria ao seu próprio favor? Neste mundo, cada um usa as armas que têm.
Sendo assim, mesmo lendo o livro e sabendo que é uma crítica, ainda sim não julgo Du Roy ou qualquer personagem do romance. Somos humanos errantes e cheios de pecados (se é que existe algo como pecados, como diria Oscar Wilde), ainda mais na situação que vivia Du Roy. Sua condição de miséria e pobreza fizera-o querer nunca ser como seus pais. Então é claro que ele se aproveitaria de toda e qualquer oportunidade para isso. A única coisa que me irritou no livro, foi a tendência temperamental dele. No entanto, nada que não possa ser suportado. Pelo menos ele enganava bem.
O livro possui personagens femininas fortes, apesar das óbvias declarações machistas vindas dos personagens masculinos, mas gostei que não houve aquela tendência de tornar todas as mulheres como superficiais, como eu estava esperando, então me surpreendi de uma ótima forma. Além disso, há algumas reflexões sobre morte no livro que me deixaram verdadeiramente tocada e, de fato, é um ótimo livro para oferecer reflexões de todo o tipo. Desde a vida, sexo, amor, sucesso até à morte. Recomendo a leitura para quem gosta desse tipo de leitura.