júlia 21/08/2024
Necessário
O que dizer sobre anne? uma menina tão doce e gentil, mas ainda corajosa e firme em suas opiniões, com um senso de humor cativante e tantos sonhos? é incrível como mesmo com tão pouca idade, anne escrevia tão bem! tinha o sonho de se tornar jornalista e publicar suas histórias e com certeza teria sucesso em outras circunstâncias, de certa forma, realizou seu sonho parcialmente tendo em vista que suas palavras atualmente são mundialmente conhecidas. realmente horrível pensar que teve sua vida interrompida tão cedo por conta de pessoas tão horríveis.
o diário relata o dia a dia de anne, uma menina judia de 13 durante a segunda guerra mundial. o começo mostra tempos mais simples para ela, até que a situação começa a ficar cada vez mais perigosa, obrigando anne e sua família a fugirem para um esconderijo, onde se passa a maior parte do livro e ela enfrenta suas maiores e mais complexas reflexões sobre a vida e o mundo, situações que nenhuma pessoa, especialmente tão jovem, deveria enfrentar.
claro, por se tratar de um diário de uma adolescente, a história tende a ficar monótona em alguns momentos, o que é totalmente compreensível. mas ainda assim acredito que ler esse livro é uma experiência que todos deveriam ter, acompanhar esses tempos tão sombrios pelo ponto de vista de uma das inúmeras vitimas nos faz refletir sobre a nossa humanidade e o mundo em que vivemos.