Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke

Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


776 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


elevyncruz 21/10/2024

Reflexões lindas e sensíveis para todos, além dos poetas. Esse livro me tocou profundamente, principalmente sobre o processo de criação dos artistas. Criar não para receber elogios, mas por não poder viver sem criar
comentários(0)comente



lauraborgess 17/10/2024

Muito bom!
Cartas a um Jovem Poeta, traz uma série de cartas do autor para o jovem poeta Franz Xaver Kappus. Ao invés de uma crítica comum sobre sua poesia, Kappus recebe conselhos profundos sobre a vida, a arte, o amor, a solidão e até a morte. Rilke coloca toda sua sensibilidade nessas cartas, que acabam sendo verdadeiras reflexões sobre o que significa ser um artista.

Mesmo sendo um livro curto, cada leitura revela algo novo, tamanha a profundidade das palavras de Rilke. Para quem ama literatura, essa obra deveria estar no topo da lista. É uma leitura simples, mas impactante e cheia de sabedoria.

Super recomendo!
comentários(0)comente



Carla2362 17/10/2024

Rainer nos apresenta uma bela visão sobre a arte, a criação e a vida. Sua visão sobre a vida e possíveis problemas é muito positiva, e algumas vezes utópica, mas amei como ele questiona a arte comi criação com propósito na própria criação e não como busca de méritos e boas críticas, ele chega a condenar veementemente essa. Amei o que ele escreve sobre amor e solidão.
comentários(0)comente



NatyVM 16/10/2024

Autoconhecer
Esse livro quando se trata do autoconhecimento é uma pura obra de arte, de verdade mesmo, ele é algo tão legal de se ler, algumas cartas do Rilke podem parecer chatas ou tediantes mas tem outras que MEU DEUS, você se identifica, você lembra de momentos e entende que a única razão de viver é se conhecer, é algo tão mágico, a métrica é tão boa que você fica surpreso, não é um livro para criança, mas para adolescente em diante eu colocaria como necessário ler ele, você descobre a diferença de solitude e solidão, possivelmente descobre que caminhos seguir, Cartas a um Jovem Poeta funciona como um manual, que você pode não seguir na risca mas com toda certeza te dará um didecionamento a mais.
comentários(0)comente



Cass 16/10/2024

A beleza e a solidão
Ler essa versão completou o sentimento que tive ao ler as cartas do Rilke ao jovem Kappus.

A Leopardi

Se em mim não amadurece em ação a ideia
que me acompanha qual demônio sombrio,
para quebrar a cancela dessa existência árida
com mão forte, que conduz seu destino ela mesma:

Então, Leopardi, que as tuas canções
levem minha alma cansada até Orkus.
Então que ressoe trêmulo em meu coração
teu belo canto, pleno de lamentos solenes e escuros.

Então, com suavidade macia e plena de soberania,
que venha teu espírito diante de mim como uma deidade,
então, com a tua palavra, diante de tua imagem
do nascido enfermo, rezarei melodias de luto!

O que no universo é minha fraca vida humana?
Nada além de sombra pálida, de um fantasma!
Um momento de luxúria a deu a mim,
Um momento de luxúria pode tomá-la de mim!

Franz Xaver Kappus
comentários(0)comente



Kauane172 15/10/2024

?Cartas a um Jovem Poeta? de Rainer Maria Rilke é um livro composto de cartas que foram escritas para o jovem poeta Franz Kappus, traz reflexões sobre solidão, amor, autenticidade, autoconhecimento, de forma bastante reflexiva e atemporal. A linguagem poética e a forma que foi abordado, me deixou encantada, claramente foi o melhor livro que li esse ano.

?? Sabemos pouco, mas ater-nós ao que é difícil é uma certeza que não nos abandonará; é bom estar só, pois a solidão é difícil; e o fato de que algo é difícil deve ser um motivo a mais para fazê-lo.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



duda medeiros 14/10/2024

Amar também é bom: pois o amor é difícil
Curioso pensar que rilke escreveu essas belíssimas e reflexivas cartas para um jovem poeta a mais de 120 anos atrás, e que hoje já foram endereçadas a mais de 1 milhão de pessoas. atemporal, obrigada por essa preciosidade, tio rilke. ?

?viva agora as perguntas.?
comentários(0)comente



igue 13/10/2024

Eu tinha muitassss expectativas! gostei bastante da parte das cartas, mas não me interessei nada da segunda parte, dos poemas dele. valeu a leitura, tem lugar especial no coração por ter ganhado de uma amiga :)
comentários(0)comente



Cass 11/10/2024

Não é preciso ser um poeta.
Não é preciso ser um poeta, ou um aspirante, para se sentir tocado com essa leitura.
O livro é belo ao ponto de me fazer ir atrás das cartas enviadas por Kappus.
comentários(0)comente



Isabelle 10/10/2024

Sobre o livro
A edição é maravilhosa, mas o livro me decepcionou, acredito que seja culpa minha pois depositei muita expectativa. Mas é um livro ótimo de qualquer forma.
comentários(0)comente



Júlia 10/10/2024

Nunca tinha lido nada do autor. Achei a escrita dele linda, poética e reflexiva. Essa versão é bem feita e tem materiais extras, mas acabei achando um pouco de análise demais no fim do livro. Tem quase mais textos extras que conteúdo do autor, apesar de serem leituras interessantes que associam o livro a outras obras. Fiquei com vontade de ler mais livros do autor.
comentários(0)comente



Luciana Freire 09/10/2024

Há 120 anos, Rilke escreveu estas carta para um jovem poeta, sem saber que também endereçava essas palavras a nós, habitantes do futuro. Rilke nos ensina que escritores são viajantes do tempo.
comentários(0)comente



Lila 07/10/2024

Viva agora as perguntas
?Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas.?
comentários(0)comente



Maria Bia 01/10/2024

Tempo certo
Engraçado como tudo tem o seu momento. Da primeira vez em que li esse clássico, fiquei apaixonada. Dessa vez, não tive a mesma experiência. Que pena!
comentários(0)comente



776 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR