Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke

Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


777 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


le.se.caliope 19/04/2022

A solidão, a escrita e o amor
Cartas a um jovem poeta vem cheio de reflexões existencialistas e aborta bastante o tema da solidão ao mesmo tempo em que entremeia conselhos sobre escrita e literatura.
Com uma narrativa bem bonita, é gostoso de acompanhar a amizade entre os correspondentes crescendo e o amadurecimento dos mesmos.
comentários(0)comente



Thatha 19/04/2022

Inaugurando os 21
Definitivamente esperava mais pela fama que esse livro carrega. Ele é exatamente o que se propõe a ser: cartas a um jovem poeta, escrito por outro. De fato um livro lindíssimo com reflexões existencialistas importantes e essenciais para qualquer jovem adulto contemporâneo, ainda que seja um livro antigo. Acho que ler o livro todo na noite seguinte ao meu aniversário de 21 anos foi o ideal, como se todo o tempo que eu tivesse esperando pra ler esse livro finalmente tivesse feito sentido, como se fosse de propósito. Obrigada por falar de solidão em todo canto que se dispõe a escrever.
Bruno 19/04/2022minha estante
???mt bem




RaquelC_Torres 18/04/2022

?tudo está em deixar amadurecer e então dar à luz.?
este foi um dos livros que peguei aleatoriamente no prime reading sem grandes expectativas, mas que no final me surpreendeu. apesar do título, não são simples cartas sobre como ser um escritor, são também grandes indagações acerca da vida humana e tudo que nos cerca. é notável na escrita de rilke a consideração e zelo que ele tem pelo jovem poeta.
fico feliz por ter achado esse livro e tenho certeza que li no momento certo. ajudou a desanuviar minha mente e ter uma perspectiva mais ampla sobre a vida.
comentários(0)comente



Laura.Satierf 16/04/2022

é estranhamente muito interessante
Como o titulo já diz, aqui você acompanha cartas que um poeta escreve a um homem que consequentemente acaba virando seu amigo, cada carta aborda um tema diferente a partir da vivencia do autor e o que eu mais gostei nisso foi que, apesar de o livro ser muito antigo tem assuntos muito atuais e passagens que te fazem refletir muito.
É um livro que eu recomendo muito, principalmente pra quem tá em uma ressaca literária, é um bom livro
comentários(0)comente



Rute31 13/04/2022

Cartas a um Jovem Poeta
Esse livro é um daqueles livrinhos que você deve ter em casa, na primeira leitura marcar os trechos e depois, muito tempo depois, abrir pra ver o que marcou. Ele é muito bonito.
Trata-se da correspondência de Rilke com um jovem poeta chamado Kappus. Apesar de Rilke não ser um senhor idoso na época das trocas de cartas, ele escreve como aqueles sábios da montanha hahaha e é uma leitura muito, muito gostosa.

Rilke fala sobre literatura, arte, vida, amor, sexo, família, morte e principalmente sobre solidão, que parece ser um tema caro ao jovem Kappus. Além disso, dá pra notar o apreço que ele tem pelo jovem poeta, ele é extremamente gentil em todas as cartas. Gostei muito, marquei muitos trechos e com certeza voltarei a ler. E ele é bem curtinho também, bom pra terminar naquela tarde preguiçosa de domingo.
comentários(0)comente



gustav0 10/04/2022

"por isso, caro senhor, ame a sua solidão e suporte a dor que ela lhe causa com belos lamentos. pois os que são próximos do senhor estão distantes, é o que diz, e isso mostra que o espaço começa a se ampliar à sua volta. se o próximo está longe, então o que é distante vaga entre as estrelas, na imensidão."

é cada canetada do rilke
comentários(0)comente



Ludmila 03/04/2022

Ótimos conselhos. Apesar do periodo em que foi escrito, a maioria envelheceu superbem. Parece minha terapeuta falando...rs...
comentários(0)comente



joy 02/04/2022

acolhedor e necessário
Rilke foi meu primeiro contato com a literatura alemã, e fico feliz por ter iniciado a partir dele. me impressionei com a cordialidade com que ele se correspondia ao jovem, mesmo sem ter um laço afetivo prévio a ele. senti que suas cartas eram verdadeiras especialmente porque todas falavam sobre acontecimentos de uma vida normal: cheia de imprevistos e uma rotina que, por vezes, não nos permite fazer tudo que desejamos.
embora seja um livro ?antigo?, suas palavras encaixam-se perfeitamente para a sociedade atual. em menos de 100 páginas, o autor ressignificava temas como a solidão, transformação e amor. concordo com ele em tantos pontos que ler suas cartas me lembrou de várias conversas que já tive com amigos, me gerou identificação e ao mesmo tempo reflexão sobre alguns aspectos de meus pensamentos. é um livro que deveria ter mais reconhecimento, pois seu conteúdo nos tira da zona de conforto e ao mesmo tempo acolhe.
uma obra espetacular ?
comentários(0)comente



Mari 01/04/2022

Eu pensava que esse livro seria um escritor dando dicas para um outro escritor, mas o livro vai muito mais além. Ele trata de vários outros assuntos como a vida, a tristeza e como cada coisa ruim ou boa que nos acontece faz parte da gente e devemos tirar ensinamentos a respeito.
comentários(0)comente



Alberto 30/03/2022

Conselhos de lições de um grande artista acerca da sua arte e do ofício de escritor.
As cartas de Rilke a um jovem admirador e candidato a poeta são generosas e profundas, entregando fortes lições sobre a literatura, a arte em geral e o ofício do escritor. Valiosos conselhos para quem escreve, gostaria de escrever ou simplesmente se interessa pela literatura de modo profundo, além da mera função de entretenimento, e quer saber mais sobre o advento da obra artística. O texto de Rilke é despretensioso, elegante e demonstra sincero interesse humano pela pessoa e pelo destino do seu aprendiz. Lembrança de um tempo extinto onde escrever cartas era uma espécie de arte. Rilke era, também nessa especialidade, bom artista.
comentários(0)comente



Paulo 29/03/2022

Epístolas da vida
Trata-se das cartas trocadas entre Rilke e o jovem Franz Xaver Kappus entre os anos de 1903 e 1908.
Na primeira carta, Rilke fala sobre alguns versos que lhe haviam sido enviados por Kappus. Seu conselho é: “volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido escrever. Sobretudo isto: pergunte a si mesmo na hora mais silenciosa de sua madrugada: preciso escrever?"
Para Rilke, na fase de aprendiz em que seu jovem correspondente se encontrava, não importava a qualidade dos textos, mas sim a sinceridade, a autenticidade e a pessoalidade deles. Se a escrita se voltasse para o interior das profundezas da vida do poeta, isso bastaria: a opinião de terceiros seria totalmente irrelevante.
Nessa primeira carta há ainda bons conselhos práticos: aproximar-se da natureza; dizer o que vê e vivencia e ama e perde; não escrever poemas de amor; evitar as formas usuais e muito comuns; acolher o cotidiano; resgatar a infância; e, fundamentalmente, escrever com sinceridade e voltar-se para si mesmo.
Nas demais cartas, há conselhos de diversas ordens, tais como maneirar no uso da ironia, ler a Bíblia e J.P. Jacobsen, cultivar a solidão e usar a dúvida para atingir o saber crítico.
Nas diversas epístolas, Rilke fala sobre a vida, sobre amores, sobre Roma e arremata: “Deixe a vida acontecer. A vida tem razão em todos os casos.”
É um bom livro motivacional e inspirador, que fala da descoberta da vocação e da conduta de vida que deve ser adotada a partir de então. Segundo Rilke, se você realmente precisar escrever, deverá ajustar toda a sua vida de acordo com essa necessidade, inclusive os momentos mais indiferentes e irrelevantes.
Atualmente, a seriedade e comprometimento almejadas por Rilke raramente são observados pelos aspirantes a escritores e mesmo por artistas já experimentados, os quais se veem fragmentados diante das diversas possibilidades de vida e formas de expressão do mundo contemporâneo. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais a genialidade artística seja cada vez mais incomum.
comentários(0)comente



Eduarda2418 26/03/2022

Impecável em todas as palavras
A leitura das cartas de Rilke me fizeram parar pra pensar sobre o que eu realmente quero fazer com a minha vida, me fez também ter um olhar positivo pro detalhes mínimos do dia a dia.

É possível perceber como Rilke é um belo poeta, apenas pelas suas belíssimas palavras em trechos dos seus textos.

Me emocionei bastante e me apaixonei pela escrita e as reflexões feitas no livro, recomendo a que o quer ler e devo com toda certeza que não irá se arrepender!!
comentários(0)comente



Tamara 24/03/2022

Respostas sobre a vida
Um conjunto de cartas do mestre para o aprendiz, de alguém experiente na vida ofertando caminhos melhores aos jovens caminhantes. Renova a importância da solidão e da autenticidade.
comentários(0)comente



rosigrafia 19/03/2022

Foi uma leitura bem rápido. Não conheci o autor ganhei de graça no Skeelo e li ele.
As cartas são muito bonitas, toda a troca é emocionante entre eles.
Esse edição é antiga, os comentários da Cecília Meireles nesta obra foram ótimos.
comentários(0)comente



Ana 12/03/2022

O livro é curtinho, mostrando a troca de correspondências entre Rilke e Franz Kappus, um jovem aspirante a poeta que fica entusiasmado em saber que Rilke estudara onde ele mesmo estava estudando na época da escrita das cartas. Kappus passa a pedir conselhos sobre seus escritos a Rilke, e os dois trocam cartas amigáveis, belas de se ler. Como uma boa conversa entre dois bons amigos intelectuais, que mais do que falar sobre arte e literatura, importavam-se um com o outro. Muito singelo! Também rápido de ler. Leve.
comentários(0)comente



777 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR