Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke

Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


777 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52


Camila Borges 21/11/2020

"a própria arte é uma forma de vida"
Nas cartas que escreve ao jovem poeta Franz Kappus, Rilke o aconselha sobre a arte, o amor, a solidão, a natureza, a tristeza, a paciência e vários outros temas. Impossível não sentir a ternura em cada palavra dele, fiquei encantada. É perceptível que ele realmente encarava a arte como "uma forma de vida".
comentários(0)comente



Mari 07/11/2020

É preciso arte para viver
Super recomendo!
Minha memória falha garante que esse livro chegou como indicação numa live entre VHM e Ana Claudia Q. Arantes, e sendo um livro curtinho que estava na lista incluí nas minhas leituras da quarentena.
Eu diria que em alguns momentos Rainer pareceu enderessar suas cartas a mim, a escrita é breve e profunda sobre diferentes fases da vida (e morte).
É preciso encarar a imensidão da solidão, e com arte encontrar outros solitários.
comentários(0)comente



Renata 07/11/2020

As cartas são de Rilke para Kappus, mas poderia ser para qualquer um de nós.

Nunca saberemos as perguntas, mas não é necessário quando nas respostas já temos uma reflexão por inteiro.
comentários(0)comente



Rach 24/10/2020

Cartas ao jovem que habita em cada um de nós
Cada uma das cartas possui uma profunda e bela reflexão. Uma pessoa com um pouco mais de calma, acalma aquele que está borbulhando de angústias vindas da juventude.

Nunca saberemos as perguntas, mas obteremos respostas que ressoam no interior de nossas almas.

E cada alma sabe qual é a pergunta ininteligível que carrega em sua existência.
comentários(0)comente



djoni moraes 16/10/2020

Pequeno grande livro
Não tenho muito que falar sobre o que achei dessa leitura incrível. Gosto muito da obra do Rilke, e sempre tive interesse de ler este pequenino. Tive a oportunidade de lê-lo numa sentada só.

Nestas cartas, Rilke encoraja o leitor (no caso, Franz Kappus, mas que poderia muito ser eu e você) a encarar a solidão como um impulso criativo. Com certeza são palavras às quais recorrerei quando precisar de um "empurrãozinho".
comentários(0)comente



Renan 09/10/2020

Que gênio!
Não é à toa que esse livro criou um gênero, virou marca, hoje temos 'Cartas a um jovem político' (Fernando Henrique Cardoso), 'Cartas a um jovem novelista' (Mario Vargas Llosa), etc.
Será que Rilke escreveu pensando somente no destinatário das cartas, ou pensava também em nós? Não sei. Só sei que me senti muito inspirado por esse livro. Sempre gostei de ler, e com esse livro comecei a gostar de escrever também, principalmente poesia.
Sua exortação a refletir, no mais íntimo de nosso ser, se realmente é preciso escrever, me levou a escrever o Haikai:
Rilke disse e eu sigo:
"Preciso mesmo escrever?"
E eu digo - “Preciso!”
comentários(0)comente



Flávia 19/09/2020

Profundo...
?Cartas a um jovem poeta? são respostas/conselhos que Rainer M. Rilke enviava a Franz Kappus, um jovem aspirante a poeta envolto em sua solidão e angústias.
O livro é profundo e através do ponto de vista de Rainer trás reflexões válidas para assuntos que nos tomam frequentemente.
Li em dois dias, mas vale uma leitura mais lenta e ponderada.
comentários(0)comente



Laíse 13/09/2020

Conselhos sobre temas existenciais que constituem a vida para sair da superfície
comentários(0)comente



Rayqueeiroz 31/08/2020

"Mas a sua solidão será um pouso e um lar, mesmo em meio a relações muito hostis, e a partir dela o senhor encontrará os seus caminhos"

Sinto que esse livro me escolheu no momento certo, abordou temas que me questionavam com conselhos e uma visão de mundo diferente, e sou grata ao Rilke por todas as sensações e o acolhimento que senti no coração enquanto lia.
Não sei mais o que dizer, só que todo mundo deveria ler
comentários(0)comente



Washington 30/08/2020

Um livro curto, mas de grande reflexão.
O Livro trata de cartas enviadas pelo escritor Rilke para um homem começando na vida de poeta. Rilke dá conselhos sempre falando a verdade nua e crua, e aborda muito a questão da solidão.
Leitura excelente.
comentários(0)comente



Locimar 16/08/2020

Lido por vez primeira em Jaraguá do Sul...
... comprado na Papelaria e livraria "Grafipel". Sempre fui um ser de livrarias, bibliotecas, qualquer recanto, canto que tenha livro. Este livro imenso me serviu tanto para que me reerguesse sempre. Vou citar um excerto que me estremece: [...] Desejo que encontre bastante paciência em si para suportar e bastante simplicidade para crer; que confie cada vez mais no que é difícil, entre outras coisas na sua solidão. No restante, deixe a vida acontecer. Acredite-me: a vida tem razão em todos os casos".
comentários(0)comente



Ggigold 11/08/2020

Muitas vezes na vida vamos nos perguntar: ?quem nos somos?? As cartas são lindas e passam diversas vezes por esse questionamento, falando das influências alheias, das nossas relações com as outras pessoas e etc... Achei esse livro um abraço, tive que lê-lo com muita atenção cada detalhe belíssimo.
comentários(0)comente



Carol B. 01/08/2020

Uma Surpresa
E uma muito positiva. Com sábios insights da vida e natureza humana, expostos tranquilamente, como quem conversa a um amigo, o que de fato o faz.
comentários(0)comente



dramosn 25/07/2020

achei muito interessante conhecer esse outro lado do poeta alemão e do seu correspondente. nas cartas vemos as singelas palavras, outras com uma profundidade e poder inimaginável! gostei imenso da experiência de leitura.
comentários(0)comente



777 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR