Lendário Tchonsky 06/05/2020
Cartas a um artista
Imagine poder trocar cartas com uma pessoa que você gosta muito. Agora imagina trocar cartas com um artista que você admira muito. Isso realmente seria incrível. E foi isso que aconteceu entre Frank Xaver Kappus e Rainer Maria Rilke. O precursor a poeta Kappus, querendo saber se os seus versos poderiam ser de alguma relevância, manda-as para o já consagrado poeta Rilke. E este responde de uma forma tão sublime e carinhosa, assim como seus versos, que essas cartas estão publicadas neste livro.
Imagino a felicidade de Kappus ao receber essas cartas. Talvez esperando uma crítica, esperando uma retórica, mas o que recebeu foram ensinamentos majestosos para a vida.
Os ensinamentos de Rilke através deste livro, não é apenas uma sorte para Kappus, mas sim para todos aqueles que o leem. Podemos ver um poeta consagrado ensinando um jovem como se tornar um ser humano artista, poeta, amante da vida e de todos os seus sentimentos. Rilke consegue explicar o que sente, após a leitura dos esboços de Kappus, sem criticá-lo, sem colocá-lo para baixo, mas sim enaltecendo e mostrando com palavras positivas o quão importante são seus poemas.
Rilke escreve em suas cartas ensinamentos que todas as pessoas deveriam ler. Ensinamentos que fazem refletir sobre como agimos com o nosso semelhante. Este livro é com certeza uma leitura obrigatória para todos os artistas, para todos aqueles que almejam, um dia, estar do lado de cá do palco.
site: https://youtu.be/f-iL-8QA7p0