Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6011 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Hevelyn27 05/11/2024

Traiu ou não traiu?
Acho que vou ter que reler em outro momento pra poder defender alguma dessas opções pq no momento só tô tentando entender kkkkkk
comentários(0)comente



Bruna.Pasiani 05/11/2024

Difícil começar, quando fica bom acaba
O início do livro é lento, longo, complexo e chato, quando chega na metade que eles começam a crescer o livro começam a caminhar e fica interessante.
Não é a leitura mais fácil mas é boa e PRA MIM, difícil concluir quem estava mentindo.
b4rites 05/11/2024minha estante
Bentinho é um paranoico, acabou com a vida de geral pq n bate bem da cachola


samnop 11/11/2024minha estante
SIIIIMMMM o começo é tão difícil ?




favmaried 04/11/2024

Bentinho é gay
Quando terminei de ler Dom Casmurro tive certeza de que o Bentinho quem tinha vontade de trair a Capitu, tanto com o Escobar quanto com a mulher dele. Era uma opinião própria, já que (por mais que pareça mentira) nunca tinha visto nada sobre o livro, se não o nome. Capitu era a fiel da relação, o desejo do Bentinho durante o livro todo sempre foi ter o Escobar. Acho que esse é o único desejo próprio dele, que não tem personalidade nenhuma, dependia o tempo todo de tudo e todos pra tomar decisões simples. Bentinho muito provavelmente tinha ciúmes do Escobar, mas projetava na pobre da Capitu.
comentários(0)comente



Alexya. 04/11/2024

Não traiu, mas deveria
Li novamente o livro após anos. Lembrei o porque não é meu favorito de Machado de Assis (como de muitos), Bentinho é entediante, inseguro e invejoso até.
Para mim, ele tava tão doente de ciúmes (porque por óbvio o amigo era mais interessante que ele - até porque qualquer um era kkk) que ele começou a ver no filho características do amigo.
Desde o início, ele queria que Capitu sofresse ardores de paixão por ele ter ido para o seminário. Além disso, todo momento ele deixa no ar suas desconfianças. O cara é completamente pirado. Capitu foi muito foi guerreira em ter o suportado.
Carol 04/11/2024minha estante
Meu favorito de Machado é Memórias Póstumas de Brás Cubas, apesar do protagonista tbm ser recheado de defeitos ?


Alexya. 07/11/2024minha estante
O meu até agora é Helena. ???




Hugo.Spadete 03/11/2024

Uma história sobre Hugo Spadete
Um dos melhores (se não o melhor) livro q eu já li. Entendo todos os cults intelectuais que defendem Capitu mas EU TE ENTENDO BENTINHO.
Nada como ser apunhalado por uns belos olhos de ressaca.
comentários(0)comente



Rafaellyalves 03/11/2024

Dom Casmurro: Um Clássico da Literatura Brasileira
Dom Casmurro, obra-prima de Machado de Assis, é um romance que transcende as barreiras do tempo e continua a fascinar leitores de todas as gerações. Publicado em 1899, o livro narra a história de Bento Santiago, conhecido como Bentinho, que, em seus anos de maturidade, decide contar sua versão dos fatos sobre seu casamento com Capitu.

A trama gira em torno de um triângulo amoroso formado por Bentinho, Capitu e Escobar, um amigo de infância do protagonista. A obsessão de Bentinho pela suposta infidelidade de Capitu com Escobar é o ponto central da narrativa. O leitor é convidado a acompanhar a evolução desse ciúme doentio, que consome o protagonista e o leva a questionar tudo e todos ao seu redor.

Uma das grandes qualidades de "Dom Casmurro" é a forma como Machado de Assis explora a questão da verdade e da subjetividade da memória. A narrativa é conduzida por um narrador-personagem, Bentinho, que, ao contar sua história, filtra os fatos através de suas próprias lentes, marcadas pelo ciúme e pela desconfiança. Isso levanta uma questão fundamental: até que ponto podemos confiar na versão dos fatos apresentada por um narrador tão envolvido emocionalmente na história?

"Dom Casmurro" é um romance que continua a gerar debates e análises, mais de um século após sua publicação. A obra aborda temas universais como o amor, o ciúme, a traição, a amizade e a busca pela verdade, o que a torna atemporal. A linguagem elegante e rica em nuances de Machado de Assis, aliada à complexidade dos personagens, fazem de "Dom Casmurro" uma leitura indispensável para qualquer amante da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Mayara 02/11/2024

Machado de Assis é realmente um gênio
Quando me falavam que Machado de Assis era um grande nome da literatura eu concordava é claro, mas nunca tinha lido nada dele, e de fato não mentiram. Dom Casmurro é incrível, por que ele pensa em cada detalhe, desde os nomes dos personagens até as entrelinhas da manipulação da Capitu e do Bentinho, que livro bom!

Primeiro clássico que eu gostei por sinal!
comentários(0)comente



marinahass 01/11/2024

Um clássico é um clássico né?!
É uma obra prima, é indescritível a necessidade de todo brasileiro conhecer esse romance realista.

Machado consegue montar uma narrativa sólida em torno de Bentinho e Capitu enquanto recheia o livro de cultura, vocabulário, conhecimento de mundo e sabedoria. Sou simplesmente apaixonada pela maneira das descrições detalhadas, mesmo que muito objetivas.

Um livro que sai do ordinário e chega ao patamar de extraordinário! O jeito como Machado cria um autor para o livro - que funciona como autor, narrador e personagem - é impressionante e um tanto quanto louco.

O livro, no geral, se trata de Bento, que conta sua história de "amor", desde sua jovialidade. Desde sempre possessivo, conhecemos Capitu (sua amada) e os outros diversos personagens por meio da visão já formada dele. Machado foi genial, já que não há nenhuma verdade absoluta nesse livro, tudo se baseia em nossa crença (ou falta dela) na versão contada pelo narrador, Bentinho.

Além disso, o envolvimento de questões sociais e políticas estão sempre no meio, mas nunca de maneira explícita.

Desde o início o livro prende e nos faz querer saber mais e mais e mais, nos fazendo não querer tirar o olho dele nem por um segundo. É um livro humano. Todas as imoralidades são ressaltadas, sendo expostos à essência da raça humana.

Não dá pra falar em Dom Casmurro sem a famosa frase: "traiu ou não traiu?". Impressionante como, mesmo analisando psicologicamente Bento, é impossível saber, já que, em momento algum sabemos se as histórias que estão sendo contadas são verdadeiras ou não.

Um livro mirabolante, encantador. Uma obra prima do início ao fim!
comentários(0)comente



becaesousa 01/11/2024

Leitura riquíssima
Escrita impecável, fluxos de pensamentos perturbadores, descrições realistas e a prova de que literatura brasileira tem muito valor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rmerrighi. 01/11/2024

Dom Casmurro
O livro é escrito de um modo impecável, como todos de Machado de Assis. Essa é uma releitura que me aproximou mais ainda do livro, amei cada detalhe. O que mais me atrai nesse livro é subjetividade da escrita, a dúvida que o leitor tem referente a confiabilidade do narrador Bentinho é muuito boa. Todo o mistério da suposta traição é muito bem narrada, adoro demais esse livro. É leitura obrigatória e com um saldo super positivo.
comentários(0)comente



bekacf 01/11/2024

Traiu ou não traiu?
Desde o início da história fiquei super interessada na vida do Bentinho e da Capitu e de como isso iria terminar. Depois de finalizar a leitura, posso dizer que definitivamente o narrador é alguém que não devemos fechar os olhos e simplesmente confiar em tudo que ele diz, pq apesar de sua versão dos fatos dizerem que a Capitu traiu ele, durante o livro todo, pelo menos pra mim, ficou muito claro que em momento nenhum ela traiu ele, mas que ELE tinha segundas intenções com outra mulher durante seu relacionamento. O Bento é um homem exageradamente ciumento e paranóico, a ponto de que mesmo depois de tudo que rolou no final, ele continua achando que ela fez alguma coisa!
Se tem algum personagem pela qual eu deva sentir pena aqui, com certeza essa pessoa é a Capitu.
Dito isso, esse é o melhor clássico que já li até agora!!!
Já tinha expectativas bem altas com ele, mas mesmo assim esse livro conseguiu me surpreender em um nível que eu não imaginava.
A escrita do Machado de Assis é incrível e super envolvente do início ao fim, apesar de ser uma linguagem mais complexa e eu ter demorado um pouco pra entrar de fato na história.
Recomendo demaisss!
comentários(0)comente



Maria Clara Noronha 01/11/2024

A leitura da escrita de Machado de Assis não é fácil, mas somente um escritor com todo o talento de Machado de Assis poderia ter escrito um livro como esse. Através da leitura desse livro conseguimos ampliar nosso vocabulário, conhecimento de mundo e aprendemos a ter mais sabedoria para fazermos nossas escolhas de vida. Bentinho e Capitu nos envolvem em sua história de uma maneira mágica e nos fazem refletir sobre diversas questões. Simplesmente Machado de Assis, simplesmente literatura brasileira. ?
comentários(0)comente



Henrique 01/11/2024

Não traiu
Não lembro de ter lido nada parecido com dom casmurro, nem em estrutura, nem em história muito menos um narrador não confiável tão bem escrito quanto o bentinho. Machado de Assis é gênio.
comentários(0)comente



6011 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |