Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6014 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Isa_04 22/07/2024

Dom Casmurro, até o momento, para mim só perde para O Alienista, dentro das obras de Machado de Assis que já li. É um livro de uma grande fluidez, que se não fosse pelo meu objetivo de ler pausadamente acho que eu teria terminado ele mais rápido, já que a história nos envolve.
Para um livro em que, talvez, quiséssemos descobrir se Capitu traiu ou não Bentinho, foram escritos poucos capítulos que envolvessem isso, mas acho que quando Machado de Assis escreveu esse livro, ele não sabia que iríamos ficar “loucos” por tentar descobrir tal coisa.
O livro em sua maior parte conta a infância deles, e o que aconteceria antes, durante e após a entrada de Bentinho no seminário. De início a gente já percebe que ele não tinha iniciativa para absolutamente nada ou quase nada (eu ainda tentando defendê-lo). Ele era muito parado em tudo. Com o passar do tempo as pessoas enxergavam coisas entre ele e Capitu, que ele nunca iria poder entender. E quando se trata do romance entre os dois, Capitu foi aquela que deu iniciativa, apesar de que eu ache que ele sentiu algo primeiro, mas guardou para si. Ele a fitava com os olhos, mas foi ao escrever no muro seus nomes e após “beijá-lo” enquanto ele penteava seus cabelos que Capitu deu iniciativa para algo. Pelo menos os dois montaram um plano para Bentinho sair do seminário, ele já entrou sabendo que iria sair.
E com a saída dele do seminário, seu casamento, convívio de Escobar em seu meio familiar, entre outras coisas que se passaram na trama, Bentinho não poderia querer reclamar muito de Capitu, só porque ela olhou ‘diferente’ para Escobar, antes de ser enterrado, já que ele (Bentinho) e Sancha em determinado momento fizeram algo, que se Capitu tivesse o mesmo juízo dele poderia também querer inventar algo na mente dela.
A verdade é que Bentinho guardava muitas coisas para si e não as expressava ficava inventando coisas na cabeça, parece até que seu temperamento era melancólico, vendo algo onde não existia e aumentando a história na cabeça. Uma conversa entre ele e ele.
Em meio a isso tudo, Capitu não traiu Bentinho, foi apenas a imaginação de Bentinho que se sobressaiu a lucidez dele. Se lermos novamente, é de pensarmos que ele estava ficando louco, porque sobrou até para o pobre de Ezequiel.

comentários(0)comente



de Utra 22/07/2024

Bentinho e Capitu são amigos de infância. Depois de muitas dificuldades, eles conseguem se casar; mas o personagem está envolvido em uma constante tormenta psicológica, vendo-se diante de uma possível traição entre a esposa e seu melhor amigo.

Narrativa em primeira pessoa, reflexiva.
comentários(0)comente



Anna 22/07/2024

Fantástico
É um livro fantástico que nos prende do começo ao fim, justamente por não ter uma resposta concreta sobre a Capitu.
Com um narrador mimado e nem um pouco confiável, Machado de Assis nos deixa um presente em formato de livro
comentários(0)comente



Val 22/07/2024

A INOCENTE SENDO JULGADA
Para falar desse livro, preciso separar duas questões.

A primeira  é o autor Machado de Assis que nos deixou uma bela obra. Um livro que mexe com as emoções, faz o leitor se sentir parte de cada página.

Machado de Assis nos deixou uma das maiores obras abertas, com a visão de um único personagem, e até hoje gera uma das maiores discussões literária.

Ao ler esse livro pela terceira vez, eu entendi que, além da maior questão mundialmente discutida, tem muitas outras que não passam despercebidas ao leitor atento.

A segunda é a história em si, e o narrador, Bento Santiago, o Bentinho. Quando o livro começa ela já sugere que o leitor não pesquise o que significa casmurro, e dá parte da definição da palavra, que vai além do que ele diz, inclusive, sugiro que pesquisem. Se o leitor pesquisar, já sabe desde o início do livro quem ele é de fato.

Bentinho já começa o livro tentando manipular o leitor, como se estivesse falando à um jure.

Na minha visão esse livro foi escrito por Bentinho para condenar Capitu. Ele usa as qualidades que ela tem e ele não, como se fosse algo ruim.

Mas vai além de Capitu, Bentinho é extremamente inseguro, fraco, egoísta, orgulhoso, mimado, abusador, medíocre, covarde e manipulador. Desde sua adolescência, todas as decisões importantes eram tomadas por sua mãe, Capitu, José Dias ou Escobar.

Capitu, na visão de Bentinho adolescente, era minuciosa e atenta. "Capitu era Capitu, isto é, uma criatura  muito particular, mais mulher do que eu era homem." Mas quando era para aliviar seu ego e validar suas inseguranças, ele usava a definição de José Dias para o olhar de Capitu, "olhar oblíquo e dissimulado".

Quando Bentinho começou o livro, Capitu já estava condenada e culpada por ele.
Ele tentou me convencer, mas li esse livro também sob a minha perspectiva de vida, e eu não a condenei, Capitu é inocente!
Thaina 22/07/2024minha estante
Perfeito!!! Ela é inocente, ela é a vítima que ele tanto quer ser? ?


Isa_04 22/07/2024minha estante
Eu até tentei poupar minhas palavras sobre Bentinho, mas você o definiu bem.




lf.apple 21/07/2024

"A pergunta não é se ela traiu ou não traiu o Bentinho. O problema do Dom Casmurro é que ele é louco!" ? Fernanda Torres.
Isa_04 22/07/2024minha estante
Bem isso kkkk




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tai 20/07/2024

???????
Este livro eh sobre como sofre uma pessoa que não pode sair do armário. claramente tem alguma paixão entre o little Bento e o Escobar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rockwell 19/07/2024

Li esse livro para fins acadêmicos por isso nao irei falar muito, já passei mais de 1 mês falando sobre esse livro e vou falar mais ainda.

Ela não traiu, bentinho era gay
comentários(0)comente



milyca 19/07/2024

Interessante a cabeça de um ciumento?
Bom, inegável que o nosso protagonista não é NADA confiável, justamente por ser um ciumento roxo, doente. O livro, como um clássico promete, tem muito do Machado, explicando o motivo de ser o livro mais famoso. Quatro estrelas porque o Bentinho encheu minha paciência! Li apenas pela genialidade da escrita do autor. Minha decisão é: Não traiu. Bentinho que é bobão mesmo, quem traiu foi ele! Aquele trecho não engana ninguém? Capitu só é esperta mesmo, mas deveria ter traído rs.
comentários(0)comente



annieswt 19/07/2024

? dom casmurro.
?um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.?

?nós é que éramos os mesmos; ali ficamos, somando as nossas ilusões, os nossos temores, começamos já a somar as nossas saudades.?

primeira vez lendo machado de assis e segunda lendo um clássico, confesso que comecei a leitura receosa mas bem empolgada por finalmente poder responder a grande pergunta da literatura brasileira ?traiu ou não traiu??

por mais que eu acredite que capitu não traiu bentinho, e que ele só manipulou o leitor, depositando seus próprios pecados e ações em sua amada, acredito que o autor não tenha escrito o livro com a resposta dessa pergunta em mente. o livro é muito mais do que isso e é considerado um grande símbolo na literatura brasileira com razão.

sobre a escrita, machado me surpreendeu totalmente, ele é realmente tudo o que falam. recomendo!!
comentários(0)comente



katrielly0 19/07/2024

Machado de assis era genial
Que livro gostoso, história cativante, português lindo, referências deliciosas... mas 🤬 #$%!& , o Bentinho é muito maluco, que raiva desse cara
comentários(0)comente



laviniax 18/07/2024

Apenas
Eu ainda não tinha feito resenha pra esse porque seria apenas eu destilando sentimentos ruins aqui, mas agora posso deixar apenas uma citação: "o problema do dom casmurro é que o dom casmurro é louco" (TORRES, Fernanda. 2024)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6014 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |