Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


siathy 04/08/2024

Incrível
Dom Casmurro é uma experiência incrível. Todo mundo deveria ter a chance de ler esse livro simplesmente espetacular. Escrito há séculos atrás, mas que ainda consegue ser contemporâneo. Amei demais acompanhar essa história. E ela não traiu!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel.Juca 03/08/2024

Não lembro quantas vezes reli Dom Casmurro, mas essa obra continua espetacular. Sem dúvidas, uma das melhores obras literárias brasileiras, quiçá do mundo.
comentários(0)comente



Wyara.Fontes 03/08/2024

Leitura obrigatória!
Pra mim não tem nenhuma dúvida de que Capitu NÃO traiu Bentinho.
Acho que a pergunta deveria ser "Bentinho era homossexual ou não?" OU "Bentinho era louco ou não?"
E acho que ele era os dois ?
comentários(0)comente



Gatinhadecalcinha 03/08/2024

Machado de Assis × Elite carioca
Em vez de resenhar irei apenas tecer críticas ao Bentinho: paranoico, sem sal, possessivo, homossexual, machista e sempre a um passo da esquizofrenia

?Capitu aguentou muito e ainda foi simpática
comentários(0)comente



JoAo366 02/08/2024

A Obra Prima da Literatura Brasileira
Este livro é A Obra Prima da literatura brasileira. Se você ainda não leu, pare tudo e vá ler agora.

Sobre a obra, é muito boa. A linguagem é boa, o enredo é interessante e o ritmo, excelente.

Leitura *definitivamente* obrigatória.
comentários(0)comente



YasminMatos 02/08/2024

Só mais uma resenha dentre mil
Sei que você já sabe que metade das pessoas acham esse livro MUITO bom e outras um sacrifício para ler, pelo tamanho da dificuldade. Pois é, as duas afirmações são verdadeiras (rindo de desespero).
Mas esse é aqueles livros que você precisa desvendar os significados, não das palavras somente mas das ironias, do humor.. Mas detalhe, quando você entende o que Machado está querendo dizer... (BUM) sua cabeça borbulha de tanta genialidade. Então leia, é lei ler esse livro rs
comentários(0)comente



Beatrizaag 01/08/2024

Essa não é uma resenha
Só gostaria de dizer que a Capitu não traiu e o Bentinho é um doente. No mais, foi uma novelona muito boa ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



isa.vdsr 01/08/2024

Uma palavra que eu descreveria esse livro, seria insegurança. Para mim bentinho era uma pessoa insegura, na verdade a obra já mostra isso explicitamente, e por esse motivo ele pensava bastantes asneiras a respeito de Capitu ter te traído, não acredito que Capitu faria isso, ela aparentava ser uma pessoa 100% fiel ao contrário do amigo de bentinho o Erasmo acredito que ele sim poderia ter segundas intenções com ela.
comentários(0)comente



gabrielrdcunha 01/08/2024

O querido e polêmico bento santiago
depois de cinco anos resolvi reler esse clássico de Machado. irei confessar que entre ler obrigado pelo colégio e por prazer, por prazer é obviamente melhor. rele-lo não fez mudar a opinião que tinha anos atrás, todavia me fez enxergar detalhes que antes eram imperceptíveis - detalhes estes que apenas reforçaram o meu ponto de vista: nunca houve traição.

estamos em meados de 1800; anos de império brasileiro, da elevação do Brasil à província, a economia fluía bem, parecia um novo começo. nesse cenário, conhecemos a família de bentinho que residia em Itaguaí, sua mãe d. glória possuía o desejo profundo - ou melhor, uma promessa antiga - de tornar seu filho bento santiago cumpridor das atividades eclesiásticas. esse desejo da mãe era o oposto do filho, que ao conhecer seu primeiro amor - capitolina - jura passar o resto da vida junto à ela. anos se passam, e mesmo sem querer, ele é levado ao seminário para servir aos deveres sagrados e é lá que conhece escobar - o jovem que viria a ser seu melhor amigo durante boa parte de sua vida. até então, a história é lenta, tudo flui numa vagareza detalhista sem fim. bento coloca outro para servir-lo no seminário; se especializa em direito e volta pra casa. e é lá que o amor da sua vida está a sua espera, depois de anos o amor de duas crianças se torna realidade e mais um vez, a narrativa se torna devagar, os dois se casam, têm um filho juntos e compram uma casa pra viverem sossegados. bom até aí - meu caro leitor como dizia casmurro ao relatar suas lembranças - tudo parecia bem. eu estava dizendo bem? eis que veio uma onda que derrubou todos, uma catástrofe melhor. de maneira trágica, escobar sofre um acidente no mar e morre na qual abala a todos, principalmente seu melhor amigo. o que acontece depois desses capítulos é que se segue o resto da obra. tudo é muito rápido, informações que não há tempo de serem digeridas, uma escrita melancólica e sombria. bento fica arrasado depois do ocorrido que até tenta tirar a própria vida, mas não satisfeito, começa a questionar antes que capitu havia um caso com seu melhor amigo - pela semelhança do seu filho Ezequiel como o amigo - o que leva-o a uma ideia cruel de tentar envenenar o próprio filho. tudo se sucumbe, quando ele decide que os dois precisam se separar e manda os para bem longe do Brasil.


no fim, após alguns anos, todos que um dia ele amou - principalmente seu amor de infância capitu - se foram. e bento santigo se torna dom casmurro, um homem cheio cheio de arrependimentos e uma solidão frívola; me pergunto se ele atou a infância à adolescência? acho que não...


machado tinha um jeito único de escrever e com esta obra não é diferente. abandonando total o romantismo, machado de assis apela para o realismo de uma sociedade brasileira - cheia de incertas, sonhos não realizados e amores duvidosos. e é por isso que é um dos maiores - se não, o maior - da literatura brasileira!
comentários(0)comente



quinn.genovez 01/08/2024

Dom casmurro
Demorei MUITO TEMPO para terminar por não ter tanto costume em ler clássico, mas os fatos precisam ser ditos: machado de assis é impecável. a forma que ele cria os personagens, as descrições e toda a subjetividade da obra é simplesmente surreal.
machado conseguiu fazer a discussão "traiu ou não traiu" vingar até hoje em dia, e na minha opinião, não traiu. bentinho era uma pessoa terrível.
pretendo ler outros livros dele!!
comentários(0)comente



Zandoteri 31/07/2024

Bom, já faz alguns meses que eu peguei um livro clássico para esmiuçar da forma que eu peguei esse.
Queria poder descrever a mistura de sensações de participar de um ?traiu ou não traiu?? E, por incrível que pareça, eu meio que quero ser advogada de Capitu.

Bentinho, um jovem que tinha tudo ao seu favor, foi mimado e teve toda atenção do mundo, ele queria dominar as pessoas com o seu poder de ?convencimento? sua ?arrogância? ?posse? ?ciúmes? eu poderia passar horas escrevendo sobre todos os adjetivos que eu pude retirar dessa leitura na perspectiva dele.

Queria que todas as pessoas pegassem esse livro e devorasse essa história da forma que ela deve ser devorada. Tem pontos negativos também, a história acontece muito devagar e as vezes a pessoa fica com vontade de entrar dentro do livro para que as coisas andem com mais rapidez. Porém, vale esperar o desenrolar demais. O suspense, aquele misto de prazer e vontade de desvendar? Se joguem.
comentários(0)comente



SophiaGarcia 31/07/2024

O livro é narrado por um Bentinho adulto, olhando para seu passado e contanto a história ao seu bel prazer, já que todos os envolvidos não podem dar sua visão.
comentários(0)comente



stephanie408 30/07/2024

Bentinho foi um mimado que nao aceitava nada se não fosse do jeito dele, e como Capitu era cheia de personalidade, ele achou que podia controlar e quando viu que não podia começou a inventar várias paranóicas pra ela ser a errada na relação. Homem inseguro e egoísta, mereceu o fim que teve.
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR