Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6010 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Kathyane.Martins 27/10/2024

Opinião
Livro maravilhoso, bem escrito com o final ambíguo, com a pergunta que não quer calar, se a Capitu traiu ou não traiu, cada um que lê tira as suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



luwz 27/10/2024

Gay
Capitu não traiu!!!! Bentinho era possessivo, doido e gay. Era apaixonado no Escobar e projetou esse sentimento na Capitu
comentários(0)comente



pablalves 26/10/2024

Ok, eu adiei anos essa leitura. Li outros clássicos no caminho, mas sempre tive medo da escrita do Machado. Pois ontem eu peguei pra ler e terminei agora ? que leitura tão boa, o começo gostoso, a figura apaixonante de Capitu. E de repente as coisas vão ficando tão nubladas e melancólicas, o tom grave das últimas páginas. Machado me despedaçou por dentro e eu queria tanto que tudo tivesse sido diferente.
comentários(0)comente



ritaa1 26/10/2024

Dom Casmurro - 4.5
Lembro do dia em que meu ex professor de português (saudades Anderson) falou sobre esse livro, e como ele é uma grande fofoca e se Capitu realmente traiu ou não traiu bentinho. meu professor estava certo, esse livro é uma grande fofoca, e na minha opinião a Capitu não traiu bentinho. ela aguentou muito, e ainda foi simpática
comentários(0)comente



ariennegiulia 26/10/2024

Dom Casmurro é uma das obras mais importantes da literatura brasileira e faz parte do movimento realista. O romance é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, conhecido como Dom Casmurro, que decide escrever sua história na velhice, tentando "atar as duas pontas da vida".

É uma obra que desafia o leitor a questionar o que é verdade e o que é fruto da mente de um narrador não confiável, o que a torna um clássico atemporal.

E por fim, vem a pergunta: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
comentários(0)comente



Anna3577 25/10/2024

AMEI
Clássico porém bem pensado !! Adorei a história e o entretenimento sobre o livro ( um dos livros com suspense produzido)
comentários(0)comente



Julih. 25/10/2024

A questão não é se Capitu traiu ou não.
Se algo me manteve nesta leitura foi a linda forma com que Machado de Assis conseguiu captar cada situação belamente. A maneira como ilustrou o amor sincero, puro e infantil de Bentinho e Capitu aquece o nosso coração, mas aos poucos, toda a sensação de carinho e amor foi se transformando em indignação e rancor, nutridos pelo próprio narrador.
Bentinho sempre demonstrou ser egoísta e, mesmo tentando nos persuadir com suas ironias e frases bonitas, revelou-se como o verdadeiro Dom Casmurro, o ranzinza e desprezível.

Termino este livro com uma sensação pesada, com ódio por sua enorme infantilidade, egoísmo e ingratidão. O mesmo que não derramou uma lágrima pela morte de sua família, de sua esposa e filho, que sempre o amaram e esperaram, e que, mesmo sendo desprezados, continuaram a amá-lo e a tratá-lo com carinho e admiração. Dom Casmurro foi o maior inimigo de si mesmo; não contente em destruir a própria vida, contaminou a vida de quem estava ao seu redor. A solidão e amargura lhe pertencem, pois foi o que escolheu para si.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria18167 24/10/2024

Li dom casmurro porque fariamos o julgamento da capitu na escola e eu defenderia ela.
considerações: o bentinho é um louco (que diagnosticamos com sindrome de otelo) e retrata toda a insegurança humana, ele admite que manipula a historia e é delirante. totalmente fora da casinha!
afinal, eu acho que quando falam desta obra focando somente em "traiu ou não traiu?", desconsidera-se os aspectos da totalidade do livro, por exemplo, para fim foi muito mais uma história sobre a "personalidade" humana; isto é, eu senti que trata-se muito mais sobre assuntos de insegurança, manipulação emocional, desejos e paixões, vícios e virtudes, ações do homem que podem ser ou não éticas, do que apenas sobre o tema infidelidade.
mas é isso gente, é o machado de assis sendo o maioral e gerando debates até hoje! inclusive, eu morri de dar risada em muitas partes que utilizavam da ironia como recurso linguístico - simplesmente leiam!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jessy.Ackerman 23/10/2024

Complexo
Eu demorei muito pra terminar o livro, pq estava numa ressaca literária mt forte. Ainda assim consegui aproveitar bem o livro.

Bentinho... eu nunca gostei mt dele.
Quando ele era mais novo achava ele mimado, pau mandado e bem manipulável. Ele não sabia lutar pelo que queria e precisava da opinião da capitu pra fazer tudo. Ele mais velho era insuportável, o ciúmes excessivo, um homem repulsivo.

Capitu era uma menina de personalidade.
Ela sabia manipular o Bentinho mt bem, e não somente o Bentinho, mas todos a sua volta.
Acredito que se ela quisesse poderia sim trair ele.
Ela poderia trair e manipular ele pra nunca descobrir, ou distorcer tudo.

O que me pega é o Ezequiel
Bentinho é um narrador tão confiável assim pra me fazer acreditar que o menino era a cópia do seu amigo?  Mas é o único ponto de vista que temos.
Teve alguns acontecimentos estranhos?  Com certeza. Se Bentinho realmente fosse mt parecido com o amigo eu acreditaria que teve traição, mas como só temos o ponto do Bentinho e eu particularmente não acredito nele... pra mim não teve traição. Capitu não traiu.

Bentinho já estava beirando a insanidade.
Ele chegou a quase matar a criança por apenas ter dúvidas. Nunca buscou um diálogo, e sempre foi um homem mimado. Bentinho estava de olho na mulher só amigo, ele cometeu tantos erros nesse livro q a hipocrisia dele me irritava.
Depois de ver a mulher chorando pelo amigo morto, o q é super normal, O cara ficou doido.

E eu também levo em conta que o Escobar sugeriu que em um futuro as crianças poderiam se casar, se ele tivesse traído o amigo, e existe a mínima possibilidade de ser o pai do Ezequiel, eu acredito que ele não seria doente de falar uma coisa dessas.
comentários(0)comente



sol!! 22/10/2024

?Capitu traiu ou não traiu?? ??????????
A grande pergunta! Que livro maravilhoso, não imaginei que Machado fosse me tocar nessa profundidade.
A gente acompanha de perto a trajetória do Bentinho, que começa pura e inocente, descrevendo as infinidades e belezas da adolescência.. acompanhamos seu primeiro amor logo virar a maior trama de sua vida..
Aos poucos Bentinho vai se tornando mais e mais louco e desenvolvendo um ciúmes absurdo
pelo seu colega Escobar e Capitu! Agora será que dá pra confiar que Capitu realmente teria o traído? Sendo que Bento, nosso advogado e único narrador pode muito bem não ser confiável?
Fico encantada como acompanhamos de perto essa passagem da pureza da infância pra essa frieza da velhice, que chega com a frase ?Apesar de tudo, jantei bem e fui ao teatro..?
Machado você realmente me impressiona.. ??
"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu" ?
manuu23 25/10/2024minha estante
não traiuuuuuuu




Yeki 22/10/2024

Ok
E um livro bom, mas achei muito lento, e cansativo no meio, a parte do bentinho no seminário é muito chatinha
E capitu traiu bentinho
comentários(0)comente



DAbora407 22/10/2024

Não traiu
Tentei ler clássicos quando adolescente e não consegui. Dessa vez me aventurei a conhecer o mestre Machado. Adorei a leitura, e acho que Capitu não traiu o bentinho, ele era um recalcado mesmo, só isso.
Jessy.Ackerman 23/10/2024minha estante
Amei kkk




6010 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR