spoiler visualizarlivrosdaday 25/01/2024
Capitu, pode me trair a vontade!
A maior questão desse livro: traiu ou não traiu?
Bom, começo essa resenha dizendo que estou totalmente aberta para ouvir outras opiniões sobre o livro. Então, se você tem uma visão diferente da minha, vamos conversar, de verdade. O que faz esse livro ser genial é exatamente isso, as várias possibilidades, ser um livro aberto para discussões e teorias.
Na minha opinião, Capitu não traiu. Vamos aos fatos que me levam a acreditar nisso.
Desde o começo, Dom Casmurro se mostra um narrador não confiável. Bentinho tem ciúmes extremos, e sempre surta com coisas pequenas. Ao decorrer da trama, ele sempre escreve coisas como ?exagerei nessa parte?, ?não me lembro, mas deve ter acontecido isso?. Quem garante que ele não distorceu a verdade?
A relação do Escobar com o Bentinho sempre foi muito estranha ao meu ver. Eles se conhecem em um momento fragilizado do Bentinho, quando estava no seminário, por isso, creio eu, que o Bentinho se apegou muito ao Escobar, chegando a criar uma obsessão. Bentinho sempre venerou seu amigo, colocando o nome do mesmo em seu filho, admirando seu dom para matemática, apresentando ele para sua família, revelando seu segredo e tendo até um quadro com uma foto dele e uma dedicatória que dizia ?Ao meu querido Bentinho o seu querido Escobar 20-04-70? ??????
Capitu é uma menina tão inteligente e foda, que duvido que cometeria uma burrada tão grande: trair seu esposo com o melhor amigo dele, que é casado com sua melhor amiga. Capitu conhece Sancha antes de Bentinho conhecer Escobar. Capitu esperou por Bentinho e sempre fez tudo para eles não serem descobertos, já que o tonho do Bentinho não sabe nem esconder. Sonso.
Depois da suposta traição, Capitu continua mandando cartas para seu amado, uma atitude de uma mulher que traiu? Qual sentido? Ela já estava longe e sozinha, mas continuava a escrever para Bentinho.
Bentinho sempre se mostrou uma pessoa sem opinião, que ia sempre na de José Dias ou Capitu. Para mim, ele sempre esteve preso dentro de sua mente. Com a morte de Escobar, ele precisava de algo para se apegar, algo que lembrasse para sempre de seu amigo. Então, começou a fantasiar Escobar em Ezequiel. E para fazer aquilo ficar ainda mais real, decidiu materializar seus pensamentos, escrevendo o livro.
Ele é doido da cabeça.
O final? confesso que o final me decepcionou um pouquinho. Com todo o ciúmes de Bentinho, achei que ele ia pelo menos dar três tiros na cara de Capitu ao descobrir a suposta traição. Realmente não duvido que ele faria isso, já que quase deu café envenenado para Ezequiel.
É um livro bom, com capítulos curtos, o que deixa a leitura mais fluída.
E para você, Capitu traiu ou não traiu?