spoiler visualizarbennttwes 13/11/2023
Capitu traiu ou não?
Esse é o segundo livro clássico que leio, porém ainda sim quando comecei o livro, tudo era muito confuso, por ser uma escrita e linguagem que não sou acostumada. Mas com o passar dos capítulos tudo parece fluir rápido e quando pisca você já terminou de ler, então não julgue somente pela escrita.
O livro é narrado pelo protagonista Bentinho (Dom Casmurro) quando já mais velho, onde ele parece contar os fatos da história como em uma conversa com o leitor, pois em alguns momentos ele diz não se lembrar exatamente dos diálogos.
O livro não termina exatamente em aberto, pois como eu disse, ele é narrado pelo Bentinho que acredita fortemente que foi traído por Capitu.
Aqui minha opinião: Capitu não traiu.
Bentinho desde o começo da narrativa, quando tinha seus quinze anos, e quando deu inicio ao seu namorico com a Capitu, apresentava um ciúmes excessivo e uma obsessão por ela. Tanto que qualquer olhar de garoto para Capitu, Bentinho pensava em coisas horríveis, além de se emburrar com coisas bobas, mostrando seu lado infantil.
Como também citado antes, ele narra a história já mais velho, então em partes do livro, Bentinho inventava historias, trocava momentos e não se lembrava de tudo perfeitamente. O que pode nos fazer pensar que a traição foi tudo algo da sua cabeça, pelo seu ciúmes obsessivo por Capitu.
Bentinho também pensou e tentou matar seu filho, depois de dizer para Capitu que achava que a criança não era sua, e sim de seu amigo Escobar que inclusive já havia falecido.
?? Pois até os defuntos! Nem os mortos escapam aos seus ciúmes!?
Eu gostei muito da leitura, de verdade. Fiquei surpresa ao quão rápido eu li o livro e o quanto ele me prendeu. Coisa que eu achei que não aconteceria, pois não sou nada a costumada com clássicos. Esse também é o primeiro contato que tenho com Machado de Assis.
Deem uma chance! É sempre bom sair um pouco da sua zona de conforto e experimentar coisas novas.