Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1201 a 1216
81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emmanuel 30/10/2023

Simplesmente amei esse livro! Ocorre que ao longo de toda a narrativa o autor produz uma espécie de fluido que torna a obra totalmente autêntica e única, o uso da metalinguagem como forma de confundir e até omitir os reais acontecimentos e a elaboração de um ambiente literário propício à interação do leitor me encantou! Machado de Assis usa de um mecanismo em que cada evento do livro pode ser afetado subjetivamente pela interpretação do leitor, as reflexões que ele deixa sobre cada personagem e as metáforas e conexões entre capítulos ao decorrer da história, digno de 5 estrelas!
comentários(0)comente



Dirlene Piagio 30/10/2023

Leitor brasileiro que se preze conhece o dilema sobre Capitu
É um romance em que a personagem principal, Bentinho, narra a sua trajetória de vida de modo que o leitor toma conhecimento de sua personalidade, anseios e preocupações, bem como a ideia que ele faz das outras personagens.
O narrador-personagem tenta influenciar o leitor a comprar a sua versão da história; mas, com um pouco de discernimento, é possível pegar detalhes soltos no vento e formar uma opinião própria sobre os fatos.
A leitura é muito agradável e de muito proveito. Super recomendo. No mais, tenho minha opinião formada sobre a história e só Machado de Assis poderia dizer o contrário.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heloyse 29/10/2023

Genial
Esse livro é genial!
A destreza da escrita do Machado de Assis primeiro te faz concordar com o narrador, para depois duvidar dele, e no fim, te sei sem saber no que acreditar.
Sensacional.
comentários(0)comente



Larissa.Peri 29/10/2023

Vou começar pelo final.
Partindo do ponto em que ciúme gera inúmeras teorias, acredito fortemente que Capitu não traiu Bento, mas achei suspeito Escobar na casa de bentinho. 

A narração de bentinho não é totalmente confiável, afinal ele é um homem teimoso, cabeça-dura e turrão, obviamente vemos o livro com os olhos de quem parece estar cheio de ciúme e ressentimento, ou seja, existe uma neblina.

Esse é um ponto muito importante, afinal o nosso narrador parece tentar se redimir o tempo todo ao longo da leitura, como se precisasse dar conta de seus motivos.

Encontrei na relação de Bento com Escobar um certo sentimento que parece ser bem mais que amizade, talvez uma certa paixão, que não foi desenvolvida.

Gostei bastante do desenvolvimento da história, mas confesso que estava esperando muito mais, não me leve a mal, o livro é bom, muito bem escrito, mas está longe de ser maravilhoso ou revolucionário, como ouvi por aí. Por fim, esse é até o momento, meu livro favorito do autor, pretendo explorar seus outros trabalhos.
comentários(0)comente



Matheus 29/10/2023

Lindíssimo
Uma das maiores obras de um dos maiores autores brasileiros, que infelizmente, muitas vezes, não recebe o devido valor por causa de uma questão ínfima. ?Dom Casmurro? vai muito além da questão ?traiu ou não traiu??. Trata-se de um dos romances realistas mais importantes de nossa literatura. Enfim, vamos para uma análise da obra; depois, eu comentarei a minha opinião sobre a principal polêmica.

A trama principal gira em torno do relacionamento de Bentinho com Capitu, desde a infância até a vida adulta, marcada por uma dúvida persistente sobre a fidelidade da esposa.

O enredo começa com a infância de Bentinho e Capitu, destacando a forte ligação e intimidade entre os dois. Bentinho é inicialmente destinado à vida religiosa, porém, movido por um amor intenso por Capitu, decide romper essa promessa. Eles se casam e têm um filho, Ezequiel.

A questão principal surge quando Bentinho começa a suspeitar da fidelidade de Capitu, especialmente em relação à paternidade de Ezequiel. A incerteza alimenta um ciúme crescente em Bentinho, levando-o a reinterpretar eventos passados e a analisar minuciosamente as ações de Capitu, criando dúvidas sobre sua lealdade.

No meu ponto de vista, Capitu não traiu. A obra é narrada do ponto de vista de Bentinho e, em certos momentos, o leitor é coagido a acreditar na palavra do narrador. Porém, se nos atentarmos aos detalhes, veremos que Bentinho é uma pessoa que, desde a infância, se deixa dominar pelo ?monstro de olhos verdes?, como diria Shakespeare. Às vezes, tive a impressão de que Bentinho via em Capitu o que Otelo via em Desdêmona: antes uma figura de caráter irrepreensível e devota ao amor, e depois uma criatura degenerada e impura. Portanto, podemos concluir que Capitu é inocente das acusações e Bentinho, com seus desvarios, é o responsável pela tragédia. Recomendo muito a leitura da obra e, como diria José Dias com seus superlativos, ela é ?Belíssima?.
comentários(0)comente



preta velha 29/10/2023

O "traiu ou não traiu?" é um detalhe.
Gosto bastante quando a metalinguagem está presente na literatura e este livro é essencialmente sobre um homem que narra seu memorial de vida pessoal.

a capacidade argumentativa do bentinho é tão eficaz que ele conseguiu convencer, sem apresentar uma única prova, vários leitores de que a capitu o traiu e esta sua característica é a razão pela qual alguns professores do curso de direito analisam este livro com seus alunos.

muitos leitores se apegam tanto a essa questão da traição que nem se atentam à perfeita condução da narrativa, um atestado da genialidade indiscutível do bruxo do cosme velho.

em diversos momentos, o narrador se dirige ao leitor, é há capítulos em que esse recurso literário é utilizado duas vezes; essa é mais uma estratégia de envolvimento e por conseguinte, convencimento.

destaco a frase que melhor define a posição do bentinho no relacionamento com a capitu:

"os meus ciúmes eram intensos, mas curtos; com pouco derrubaria tudo, mas com o mesmo pouco ou menos, reconstituiria o céu, a terra e as estrelas."

recomendo muito.
comentários(0)comente



Nicole1156 28/10/2023

Terapia no Bentinho
Me senti dentro de uma novela brasileira de sucesso, a escrita é impecável, o enredo, a ambientação... literatura brasileira, né?
Enfim, fica claro que Capitu não traiu ninguém, né? Bentinho, pelo contrário, constantemente questionava e julgava o valor de alguém que ele dizia amar tanto, isso sim, para mim, é traição. Sim, estou morrendo de raiva do Bentinho, mas o livro é maravilhoso!
comentários(0)comente



Francisco.Guimaraes 28/10/2023

De coração apertado ??
Revisito esse livro amigo pela 3 vez com o coração apertado, por saber que tudo aquilo vai caminhar para uma tragédia amarga.

O criado enxerido, os tios caricatos, a mãe devota. Tudo vai sumir até sobrar apenas o velho Bentinho e as sombras dos bustos que enfeitam sua casa.

É admirar um jardim que dali a pouco vai pegar fogo.

Pena.
QUEIJO460 28/10/2023minha estante
Poético, Francisco.


Francisco.Guimaraes 28/10/2023minha estante
Valeuu




Eyre.Leone 28/10/2023

Traiu ou não traiu?
?Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.?

?Traiu ou não traiu? Finalmente pude tirar minhas próprias conclusões do maior enigma da literatura brasileira. Ao terminar a leitura, fechei o livro e passei um tempo tentando absorver seus últimos (angustiantes) capítulos. Não consegui. Ainda estou no processo. Mas não há pressa. É uma obra de muitas camadas e está sendo enriquecedor entender uma por uma.

?Uma experiência particular que tive com o livro foi a ausência de dúvidas quanto a fidelidade de Capitu. Porém, é interessante pontuar que o debate sobre a suposta culpa de Capitolina não é o ponto alto dessa história. O que ecoou em minha mente de forma gritante ao final da leitura foi o horror diante das atitudes e pensamentos de Bento Santiago, um homem paranoico, violento e instável. No final das contas, pouco importou se Capitu traiu ou não. O veredito de Bentinho já foi dado desde o começo da história e sua punição, aplicada. Não há espaço para defesa do réu. Apenas a fala de um promotor completamente absorto em sua própria narrativa.

?Aliás, durante dois séculos, a análise da obra foi reduzida à culpar ou não Capitu, uma mulher de origem humilde, uma mulher de personalidade forte, uma? mulher. Acho que isso diz muito sobre nós. Somente de uns tempos para cá, o debate se ampliou, e as pessoas puderam entender Bento Santiago como ele era, um homem manipulador e assustadoramente real.

?Apesar de poucos saberem, a maior parte de Dom Casmurro é centrada na adolescência de Bentinho. Mas isso não é à toa, e no final isso fica mais claro. Ao mostrar-nos em detalhes minuciosos o jovem Bentinho, Machado revelou o que ele iria se tornar. Sua riqueza o fez crescer achando que era dono de tudo e de todos, inclusive da própria mulher. Sua inércia diante de várias situações, em contraste com a resolutividade da jovem Capitu, mostrou sua instabilidade emocional, insegurança e incapacidade de resolver problemas. Bentinho é o perfeito retrato da sociedade patriarcal e escravagista do Brasil Imperial, mas também dialoga com os tempos de hoje. E como....
comentários(0)comente



âZanescoâ 27/10/2023

Vamos lá!
Essa foi a 2° vez que eu li esse livro. A minha primeira foi quando eu estava no ensino médio. Li por vontade própra mesmo mas não entendi NADA.
Lendo agora pela segunda vez,vejo que é sim um ROMANCE GAY e vou explicar o porque.
Escobar é,de certa forma,bissexual.Ele amava o Bentinho e a Capitu e traiu a confiança dele com quem Bentinho mais amava na vida.
Gente,se fosse apenas gay,ele ia querer o Bentinho,mas ele gostava dos dois. E ainda fez a Capitu cair no charme dele.
Enfim,terminei e dei minha opinião sobre o que eu achei.
Leiam,por favor.
comentários(0)comente



ana beatriz 27/10/2023

CAPITU NAOOO TRAIU!!!!!!!!!!!!!
Bentinho era ciumento desde quando era criança.
Mas a verdade que ninguém fala: ele morria de inveja de Capitu.
comentários(0)comente



Andre350 27/10/2023

Vou precisar ler mais vezes pra entender melhor esse romance e então mostrarei da melhor forma quão bom é esse livro.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1201 a 1216
81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 |