Magi 23/01/2024
Um clássico e uma dúvida
Dom Casmurro é um livro do Machado de Assis e muito conhecido. Particularmente, eu já conhecia a história, mas nunca tinha lido. Seguindo minha curiosidade e vontade de ler esse clássico iniciei a leitura, e desde já ela me prendeu muito.
A maneira como Machado de Assis escreve é impecável. Nesse livro, o protagonista intitulado "Dom Casmurro" está escrevendo um livro contando episódios de sua vida, e nisso ele dialoga com o leitor em todo momento. É um livro cronologicamente organizado (mesmo sendo contadas memórias da personagem), em vários pequenos capítulos, breves mas bem explicados.
O caso principal do livro é a história de amor entre Bentinho e Capitu, um romance de infância que passou por poucas e boas para findar em casamento. No meio disso tudo, ele conta sua amizade com Escobar, a qual durou um longo período também, sendo muito importante para o desenvolvimento da história.
No clímax do livro está a dúvida que surge na cabeça de Bentinho sobre a fidelidade de sua amada e sobre a paternidade real de seu filho, chegando a dúvida que torna o livro tão popular: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? No meu ponto de vista, confesso que fiquei confusa em relação a chegar a uma conclusão, tendo em vista que só é apresentado o lado de Bentinho. Além também de o personagem, durante todo o livro, deixar evidente sua imaginação fértil, sua vida paranoica e seu ciúmes em relação a Capitu. Então, quando ele realmente a confronta, ela nega, mas ainda existe a aparência de seu filho que, segundo ele, é idêntica a do suposto pai biológico.
Enfim, para mim é meio que um enigma ainda, mas a leitura vale muito a pena. O decorrer dos fatos, as personagens bem desenvolvidas e até mesmo algumas lições que podem ser tiradas, é tudo um combo de Machado de Assis para impressionar com sua escrita e versalidade.