Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6016 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


Pollyana57 21/01/2024

Dom casmurro
A escrita é muito boa, o detalhamento, você sente como se realmente fosse o personagem falando ali. Porém eu tinha muito a expectativa de que o livro seria todo sobre a suspeita de bentinho, o que tornou o livro bem arrastado até a metade. Depois entendi a proposta e ficou bem melhor. E até eu tô na dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho
comentários(0)comente



JuPenoni 20/01/2024

Começando o ano com esse Livrão!
Adorei a leitura, Machado é irônico na sua narrativa, inteligente e envolvente.
Os textos extras da edição da Antofágica enriqueceram muito a leitura e as discussões no clube de leitura também.
Bentinho, homem ciumento que estraga a felicidade da própria família por seu ciúme alucinado e sem provas.
Verdadeiramente uma peça de acusação contra Capitu.
comentários(0)comente



amanda2359 20/01/2024

Não consegui chegar a uma resposta concreta sobre a traição principalmente pq a história só é contada por um dos lados da história e depois de muito tempo que as situações aconteceram, e como o bentinho termina a história achando que foi traído então algumas das situações podem ser sido distorcidas na cabeça dele pra trazer sentido a narrativa da traição

me irrita o fato do bentinho ter passado metade do livro falando sobre querer ficar com a capitu mas quando rola a desconfiança da traição ele desiste muito fácil do casamento e nem tenta conversa pra esclarecer as coisas
comentários(0)comente



isadorajournals 20/01/2024

Quase um favoritado
Foi quase um favoritado e a culpa do ?não-favoritamento? foi unicamente minha. Quase devorei o livro até 85%. Foi o meu primeiro contato com Machado de Assis e eu fiquei impactada com a escrita deste homem. Que livro BOM de ser lido. O narrador-personagem sempre trazendo o leitor para a história, fazendo um contato direto que chama o leitor para a história e impede qualquer dispersão. O único problema foi que passei uns dois dias de muita aflição por motivos externos e a leitura não fluiu mais, acabei forçando pra finalizar e estragando um pouco a minha experiência de leitura. Além disso, esperava uma reviravolta maior nesse final? Por isso retirei 0,5????. Mas foi uma leitura MUITO prazerosa, com certeza lerei outros livros do Machado - ou todos.
comentários(0)comente



Erica 20/01/2024

Genteeeeeeeeeeee , esse homem é maluco ooooooo e doido e sem pé nem cabeça, um gay que n se assume com problemas sérios de autoestima
comentários(0)comente



sara277 20/01/2024

Reconhecido por ser um marco, não por ser interessante
Uma das obras eternas de Machado de Assis, Dom Casmurro é parte do legado do autor à literatura brasileira. Entretanto, não diminuindo a importância desse livro no contexto histórico, preciso ser honesta em afirmar minha verdadeira impressão da história: um tédio.

Bentinho era um menino mimado que dependia de Capitu para resolver seus problemas desde a infância. O clássico questionamento "traiu ou não traiu?" deixa de ser tão marcante quando comparado ao todo, que retrata, ao decorrer de passagens lentas e detalhadas, toda a lógica dos pensamentos de Dom Casmurro.

Não posso negar que o livro traz trechos lindos, e retrata a beleza de um amor puro nascido na infância, mas que se perde ao passar dos anos por um ciúme irracional que retrata, não a infidelidade de Capitu, mas da insegurança de Bentinho. Ao todo, fica claro - sob a minha perspectiva - que ele não se achava digno de Capitu, visto que tinha uma visão totalmente idealizada dela, como uma divindade na Terra e, que quando se viu casado com um ser tão superior, não acreditava que podia permanecer com ela para si.

Por último, para fins de análise: não traiu.
comentários(0)comente



LeuCanabarra 20/01/2024

CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO. Ele é louco, ele se aproveita por estar contando a história e fica se vitimizando o livro inteiro, ele nunca tem pulso pra resolver nada, sempre a vítima da situação, CHATO PA CARAMBA!!! Ele é muito sínico e precisa de tratamento psicológico urgente!!!
tristezadeverao 20/01/2024minha estante
ele com certeza queria dar a rodinha pro escobar


LeuCanabarra 20/01/2024minha estante
Sem dúvidas !




Amanda 20/01/2024

Clássicos e suas singularidades
Toda vez que eu leio um livro clássico costumo dizer que ele é clássico por uma razão. No caso de Dom Casmurro, foi por várias razões.
Pra começar, esse livro deu um tapa na mentalidade que eu tinha até uns dias atrás de que teria dificuldade para entender obras clássicas brasileiras.Claro que por ser um livro datado de mais de um século, é perfeitamente normal que a linguagem seja diferente, mas eu não consigo expressar claramente em palavras como a escrita do Machado de Assis é simples, mas maravilhosamente complexa. A quantidade de metáforas que o narrador (que é personagem) faz ao longo do livro são muito bem construídas e profundas, fazendo o leitor realmente se envolver e mergulhar nos pensamentos dele.
Tamanho é o envolvimento com o narrador personagem que o autor fez questão de fazer várias referências a acontecimentos passados (ou futuros) ao longo do livro.
Parando pra pensar, Dom Casmurro é uma obra-prima literária bem diferenciada e inusitada, porque depois de tanto se envolver e tanto se questionar junto com o Bentinho, terminamos o livro com aquele questionamento eterno sobre a possibilidade dele ter sido traído ou não, mesmo sabendo que só conhecemos o ponto de vista dele.
Outra coisa que eu achei genial no contexto da escrita é o fato de todos os personagens terem suas peculiaridades e nuances muito bem marcadas. Normalmente achamos tedioso ler trechos descritivos sobre lugares ou pessoas, mas nesse livro isso se torna interessante.
Terminei a leitura querendo reler, e tenho certeza de que em algum momento o farei. Por agora, posso dizer que foi uma experiência impactante e muito enriquecedora, realmente é um livro que consegue trazer várias lições (e questionamentos) de uma maneira incomparável.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JAssica197 19/01/2024

Eita titio machado
O livro começa tedioso e passa a maior parte da metade assim também, mas persevere ó leitor, pois o final lhe aguarda com mais que grandes surpresas e várias reviravoltas.
A leitura é difícil no começo mas conforme se lê se acostuma. Super indico!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Jenni 19/01/2024minha estante
Para mim não houve traição, devemos levar em conta que o Bentinho está narrando, ele é muito ciumento e todas as possíveis "provas" podiam ser apenas a interpretação dele, fora que ele mesmo pensa em trair com a esposa do Escobar ?


Jessica 19/01/2024minha estante
Sim, pensei a mesma coisa. Toda história tem dois lados, queria "ouvir" o lado da Capitu.




Lucas1429 19/01/2024

O livro possui várias alegorias, das quais se destacam a dissimulação do discurso manipulador e as referências da história do Brasil da época de Dom João. O realismo de Machado de Assis nos traz neste livro a ideia já esperada da eterna luta dos casais românticos em que há o componente do ciúme e do engajamento dos personagens para ora trazer o leitor ao convencimento, ora para levá-lo de volta á dúvida sobre a trajetória de fidelidade da trama. Revela-se então o mais do clichê presente no realismo, o adultério. É certo que, ao analisar o conteúdo da conclusão e do fim da história narrada, vê-se que o autor passa uma mensagem de que não existe homogeneidade no relacionamento predisposto ao puro amor, ao romantismo. Posto que mostra antes a dissolução da união dos personagens, desacreditando de quaisquer crenças amorosas que tratam da perenidade sentimentalista de um amor duradouro, ou mesmo de uma paixão que atravessa o tempo. Não há portando tal realidade. O que se mostra é que quando existem os componentes familiares que coabitam o ambiente de um homem e uma mulher em desenvolvimento, onde estes se descobrem apaixonados por fim, é verificada a possibilidade inexorável tanto de um relacionamento futuro, quanto da destruição deste por uma das partes, também no futuro. Outra característica do livro é o embasamento literário. O livro se utiliza de Shakespeare referenciando o livro "Otelo". Onde traz a história amorosa entre Otelo, Desdemona e Iago. Também ao livro de Eça de Queiroz "Primo Basilio" onde sutilmente traz ao leitor a ideia de que há um tanto de Luiza em Capitu. Porém, diferentemente da própria Capitu, as demais se utilizavam da literatura romancista e dos benefícios da burguesia para darem ao seu fastio à mera desculpa para a traição, não obstando-se porém da intenção de desculpas e do posterior remorso a que vieram a sentir antes da morte. Capitu, no entanto, não se utiliza de literatura para tais avanços. Ela própria cresceu com esperteza de mulher e com personalidade que favorecia a "dissimulação" segundo José Dias. Faz-se portanto chegar ao leitor às impressões de uma mulher que possui tanta capacidade para amar, quanto para manipular. O narrador e personagem, Betinho, possui todos os arquétipos de um ciumento contumaz e um possível desequilibrado e melancólico irreparável. Levou essa característica até os últimos capítulos não deixando de lado todas as reflexões possíveis sobre os passos que deu diante do amor, das desconfianças e de suas intenções ao longo do livro. Também verificamos algo importante. Pelo fato do livro ser narrado, neste caso pelo Dom Casmurro agora velho, o velho agora olhando para sua vida enquanto jovem. E por este olhar mais velho, mais maduro ele agora consegue enxergar a verdade, mais do que via antes, que não era aquele possível amor inquestionável, mas a realidade do fato de ter tido uma esposa e um melhor amigo que foram adúlteros e tiveram um filho e vendo-se ele mesmo nesta conclusão de vida triste, sozinho, solitario, ele faz através da sua fala com que o leitor credibilize sua alcunha de "Casmurro" ou seja, de coitado, de traído, de velho e ultrapassado pelos demais que lamenta a própria sorte. Outro fato tão importante quanto o último. O Bentinho é advogado, um advogado contando sua história agora por volta dos 55 anos, e a maior virtude de um advogado é justamente a de fazer parecer um criminoso ser inocente, ou um inocente parecer criminoso através do poder de manipulação do discurso, neste caso, da narração. Examinando-se os nomes dos personagens por exemplo, estamos lendo a história de um homem chamado BENTO e uma mulher chamada CAPITOLINA. Por simples assimilação podemos ver que a personagem á Capitólio, o centro do poder é da riqueza do império romano, onde a principal característica era justamente a manipulação de pessoas por dinheiro e poder. Tanto essa marca romana se faz presente no livro que vemos em um dos capítulos que Bento manda construir uma casa e no centro da sala, nas paredes ele coloca os retratos de 4 imperadores romanos que foram traídos, ou seja, ele mesmo se cerca da atmosfera de traição na trama para a posterior acusação da mulher. Capitu por sua vez, a mérito do próprio nome, também defende os próprios interesses. Na análise mais fina vemos Bento como o Santo e Capitu como um "capeta", ou alguém mau intencionado. No entanto o autor nos apresenta no próprio sobrenome do personagem principal uma dúvida crucial: seu nome é BENTO DE ALBUQUERQUE SANTIAGO, voltanto à Otelo, temos novamente a figura de Iago, o personagem mais falso manipulador e mentiroso desta literatura. Ou seja, por tras de Bentinho e desta mascara de santidade , esconde-se Iago, o mentiroso. As grandes perguntas que ficam são: Betinho nos traiu? Ou foi Capitu que o traiu de fato?
comentários(0)comente



Jão 18/01/2024

Aprendiz de Otelo
E aí? Bentinho é 🤬 #$%!& ou não é?

Na minha nada humilde opinião o que faltou para Bentinho foram algumas sessões de terapia, um exame de vista e um trabalho pra ocupar a mente e parar de pensar besteira. Bentinho demonstrou ser um fiel aprendiz de Otelo e, assim como ele, perdeu tudo que amava.
comentários(0)comente



6016 encontrados | exibindo 991 a 1006
67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR