joao peido 16/12/2023
Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem
Machado de Assis é um gênio, e quanto mais eu leio-o, mais eu entendo a imensidão dessa genialidade. Dom Casmurro é uma obra que, em tudo, é pensada para causar uma ambiguidade em relação ao adultério, não cometido por Capitu. A narrativa tende a ser vista pelos olhos de Bentinho, por ser ele que conta a história, como na frase famosa "Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada", que nos induz a dois lados: fingida, falsa ou com um olhar de "Ressaca", caído, seduzente e de confiança.
Além disso, a palavra 'ressaca', usada por Bentinho para definir os olhos de Capitu, é planejadamente usada, desde o começo do livro, para servir de referência quando o mar, em alta elevação do nível das águas, leva o seu amigo e "comborço" Escobar à morte.
O ciúmes de Bentinho enlouqueceu-o, e medidas drásticas foram tomadas. Estas só puderam ser pensadas pela Obra que Machado colocou desde o começo em Dom Casmurro, ela é a Tragédia de Otelo, outra marca do talento machadiano e do conhecimento erudito deste. A tragédia de Shakespeare segue o protagonista desde as primeiras páginas, este que começa a sentir-se como Otelo, as paranoias são tantas que ele se compromete até a seguir os mesmos rumos da obra grega.
Essa edição da Antofágica, além de ser linda, possuí em cada palavra mais difícil, uma explicação breve sobre o assunto. é muito importante esse "mini-dicionário" em leituras como a de Machado de Assis porque há muitas palavras não usuais e de cultura Erudita, no qual dificulta um pouco a leitura. De resto, um livro de grande profundidade entre personagens, análise psicológica e escrita fenomenal.