Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6016 encontrados | exibindo 1186 a 1201
80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
AnaPAssis 13/11/2023minha estante
Também tive essa impressão sobre Bentinho e Escobar ?




glen_985 05/11/2023

Machado de Assis, como sempre, não decepciona. Toda a construção da história mostra o momento em que romantismo se torna realismo, e vemos a mente de Bento mudar. Ele deixa de ser Bentinho, torna-se Dom Casmurro. É incrível acompanhar esse processo de amargura do personagem, cego pro ciúme e as próprias paranóias de sua cabeça (Na minha humilde opinião, ela não traiu).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



taezices 05/11/2023

"Não tenha ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti"

Li o livro com a dúvida de que a Capitu trairia ou não, mas deve-se analisar a extrema insegurança de Bentinho que com as suas atitudes ciumentas, houve grande contribuição para a traição de Capitu! Aprendemos mais sobre o caráter e julgamento superficial de Bentinho (ou Dom Casmurro, como queira chamar) do que o caráter supostamente traíra de qualquer outro personagem
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovanna 03/11/2023

Bolsonaris e petis X Dom Casmurro Qm tem + chifre?
Acho que o Machado gostava dessa idéia de querer matar o personagem principal ou sua amada.
Gosto muito que tenha referências clássicas como as obras de Shakespeare ( muito boas por sinal!) e outros clássicos.
Catupiry traiu ou não?
Se o filho dele é cara do amigo dele aí nem o teste de DNA do ratinho ajudaria.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina.Perdigão 03/11/2023

Há tantos Bentinhos entre nós.
A mente ciumenta cria o que os olhos não veem. Bentinho era excessivamente ciumento, inseguro, paranoico, violento, infantil, e sua obsessão por Capitu, patológica.

Seu ciúme doentio se revela em cada ato e pensamento, bem como seu complexo de inferioridade e fixação nas fortes mulheres de sua vida: a mãe e a esposa.

Sua mente é tão fantasiosa que transferiu para Capitu sua ?quase? traição com Sancha, a mulher de seu melhor amigo.

Na minha opinião, a pergunta ?traiu ou não traiu?? deveria ser direcionada a ele, pois o personagem não é digno de confiança, mas sim de pena. E, como ele é o narrador dos fatos, somente conhecemos o seu ponto de vista.

Machado de Assis foi genial nesse romance, por isso há tantas formas de ver a história.
comentários(0)comente



letAcia1172 02/11/2023

Traiu ou não traiu?
Machado, sem sombra de dúvidas, é um dos, se não o maior escritor da Literatura Brasileira. Em Dom Casmurro, nós estamos diante de um narrador autodiegético, toda a ação narrativa gira em torno de Bento, e este, detém todo o controle da matéria do enredo. Machado se distancia dos personagens enquanto autor para por em perspectiva a pessoa moral de Bento. Tudo é narrado pela ótica dele, cada mínimo detalhe expressa as escolhas intencionais do narrador, como o próprio desequilíbrio estrutural do romance (2/3 da obra foram destinados às memórias de infância e apenas 1/3 à fase adulta). Além disso, a estruturação dos fatos e a construção dos personagens também é muito sugestiva se pararmos para pensar. Bento constrói uma imagem de si como um menino bom, tranquilo e passivo. Já, Capitu, aos olhos dele, é pérfida, dissimulada e escorregadia. Na primeira parte do livro ele tenta construir a própria inocência, apontar acontecimentos que no futuro lhe serão úteis, como o capítulo intitulado "o penteado" em que ele mostra que Capitu, diferente dele, consegue mentir, consegue atuar. Já no restante, ele traz acontecimentos da fase adulta que são justificados pelos da infância. Isso tudo para mostrar que Capitu sempre fora a mulher dissimulada que supostamente o traiu. Ele conduz o leitor a acreditar no que ele diz, ao passo que vacila nessa tentativa. Tais "vacilos" são como que indícios do próprio autor para nos mostrar que algo está errado ali. Como o fato de Bento ser uma pessoa imaginativa e ruim da memória. Isso sem mencionar a profissão de Bentinho (advogado) e o arcabouço que carrega enquanto ex-seminarista: ele sabe como persuadir e é isso o que faz no decorrer de toda a narrativa. Livro incrível!
comentários(0)comente



Biane1 01/11/2023

É incrível pensar que tudo que acontece por Santiafo aidonsnjskamw Wakame wjiane sjajsne snjenenwnwjwjw
comentários(0)comente



LetAcia972 01/11/2023

Misterioso
Foi a primeira vez que eu estive lendo uma obra do Machado de Assis.
A leitura demorou para fluir, mas depois foi ficando cada vez mais interessante.

Achei o Bentinho um pouco esnobe.
O final do livro deixa uma dúvida no ar: A Capitu traiu ou não traiu?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6016 encontrados | exibindo 1186 a 1201
80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR