Maria10053 30/09/2024
Não é uma resenha!
Vou colocar algumas das minhas frases preferidas.
"Capitu, apesar daqueles olhos que o Diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada."
"Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada.' Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim."
"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onde que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me."
"Era minuciosa e atenta; (...). Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem."
"(...) éramos dois e contrários, ela encobrindo com a palavra o que eu publicava pelo silêncio."
"(...) mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas."
"(...) aos 15 anos, tudo é infinito."
"(...) ela vivia alegre, quando eu chorava todas as noites."
"Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal."
"Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida... Amai, rapazes!"
"As pessoas valem o que vale a afeição da gente, e é daí que mestre Povo tirou aquele adágio que quem o feio ama bonito lhe parece."
"A vida é tão bela que a mesma ideia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida."
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada."