Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Thais Verdan 28/02/2023

Será que traiu?
O livro tem 2 interpretações, o leitor pode ler um livro onde Bentinho é um homem apaixonado, que finalmente se casou com a mulher dos sonhos e no final foi traído pela esposa dissimulada e pelo melhor amigo cafajeste OU pode ler um livro onde Bentinho é um homem criado cheio de atenção, que se acha o centro do mundo, cheio de problemas na cabeça (por isso inventa um monte de fantasias... Importante saber isso!), violento, possessivo, ciumento e invejoso. Um homem que ACHA que foi traído, por isso se IMAGINA MATANDO A CAPITU, enfiando as unhas no pescoço dela, até sangrar!! (Aqui temos o lado psicopata dele, que está só na imaginação dele), outro momento é quando, achando que foi traído, compra veneno e tenta se matar. Coloca o veneno no café e não toma, porque o filho, uma CRIANÇA, entra na hora e pede um abraço do papai, e o que esse papai vai IMAGINAR? A morte do filho! Aqui chegamos na cena em que ele imagina mas COLOCA NA PRÁTICA! Ele realmente tenta ENVENENAR seu próprio filho, achando que era filho de outro! Tudo no livro leva o leitor a acreditar que capitu traiu sim e que o menino é a cópia de Escobar.... Ok, o livro diz isso mesmo, MAS é um livro contado pelo Bentinho, um escritor e advogado, ele manipula a gente deste o começo do livro!! De tantas e tantas alucinações que ele tem ao longo da estória, por que não acreditar que o Ezequiel/filho, não pode ser mais uma? E se o menino for realmente dele, mas na cabeça transtornada dele, ele achar que é de outro? Existem tbm outros pontos: Ele é obcecado pela Capitu, imagina ela fazendo várias coisas, que obviamente não está fazendo, ele tem inveja de Escobar porque ele é o OPOSTO de Bentinho, é um homem forte, corajoso, atleta, inteligente e comunicativo. Se alguém traiu, pode muito bem ser o próprio Bentinho e a Sancha, claro que ele não irá assumir isso, afinal, ele escreve o que ele quer, para manipular a gente. Essa estorinha dele ir para a suíça e NÃO VER CAPITU, é muito estranha, aqui não posso afirmar nada, mas não duvido ele ter matado ela, a morte do Escobar na praia também, é o que falei, o Bentinho é o "autor" do livro (rsrs, Machado seu gênio!), será mesmo que Escobar morreu afogado ou o Bentinho colocou isso no livro para manipular o leitor? Enfim, vale muito uma releitura.
for.warner 28/02/2023minha estante
"aqui não posso afirmar nada" depois de ter escrito uma resenha enorme que mostra claramente a sua opinião e faz qualquer um duvidar da própria capacidade intelectual. inclusive, muito boa a resenha


Thais Verdan 28/02/2023minha estante
Muito obrigada ???




Alicia 06/06/2020

Genialidade
Sendo Machado de Assis, já assumi que o livro seria uma obra-prima. Porém, nada dos meus estudos em literatura ou lida de resenhas podia antecipar a arte e a genialidade de Machado. Dando evidências para os dois lados, o autor constrói um narrador não crível e instável, fazendo com o que seja impossível chegar a uma real conclusão. Foi definitivamente uma experiência maravilhosa ler esse livro! Recomendo para todos, em especial alunos do ensino médio que estão estudando o Realismo.

Obs:. Acho que Capitu traiu ????
Henrique Oliveira 06/06/2020minha estante
A história contada é unilateral, isto é, só o Bentinho a conta. Então, acredito que ele era ciumento, e criou toda a estória na cabeça. Portanto, ela não o traiu.


Alicia 06/06/2020minha estante
Pois é, um aspecto muito importante pra obra é o Bentinho ser nossa única fonte da estória. Muito legal a sua visão :)
Eu oscilo entre a opinião de que traiu e que não traiu, Machado estaria orgulhoso hehehe!




Galli1 17/02/2020

Uma grande novela
Decidi ler o livro por saber da sua importância para a literatura nacional e estava realmente curioso para conhecer sua história. Para minha surpresa, que esperava uma leitura pesada e de lingua difícil, a leitura flui muito bem e é rápida.
O meu maior problema era que a todo tempo eu ficava pensando, isso é uma novela de tv narrada em primeira pessoa. E o sentimento me acompanhou por todo o livro, principalmente na parte final da história, o que me fez querer desistir varias vezes da leitura.
Enfim, recomendo pelo conhecimento da obra, mas não acho que seja uma história tão excelente como acreditava que seria.
Vinicius.Correa 17/02/2020minha estante
Pensando por este lado, pode-se dizer que, assim sendo, o Machado de Assis foi o noveleiro do realismo ??


Galli1 26/02/2020minha estante
Haha o noveleiro original, the first one




Vitor Carvalho 29/05/2021

Que livro maravilhoso! Demorei um pouco para ler, mas amei a história, os personagens e a questão da traição. Confesso que prefiro ficar em cima do muro, acho que a resposta sobre se traiu ou não, é: talvez. Talvez sim, talvez não. Machado de Assis é muito bom!
Elizama 29/05/2021minha estante
Uma vez, discutindo sobre a qhestao da traição, falaram para mim o seguinte: "não traiu, mas deveria" e eu achei incrível kkkkk


Vitor Carvalho 29/05/2021minha estante
Haha, esses dias vi um meme assim e concordo, se não traiu, deveria kkkkkk




Ana Clara 07/01/2021

Não traiu
Que sujeito repugnante esse Bentinho. Quem acredita nessas ideias distorcidas dele e defende que Capitu lhe traiu é tão repugnante quanto. Ademais, incrível livro, Machado foi genial na crítica aos brancos cariocas.
Isa 08/01/2021minha estante
Não acho que podemos dizer se traiu ou não, é algo impossível de descobrirmos.
O que é verdade? O que é exagero? Sentimentos misturados com fatos e exageros. Não sabemos como são, verdadeiramente, os outros personagens.
Mas Bentinho/Dom Casmurro é realmente um sujeito ruim e insensível com tudo, ciumento e tira conclusões precipitadas.
É possível dizer que não traiu, mas também podemos dizer que traiu. Dúvida sem resposta.


Isa 08/01/2021minha estante
As críticas são realmente ótimas.




Cris Ingrid 03/11/2020

Traiu ou não traiu? Eu não digo nem que sim nem que não, muito pelo contrário! ;)
Fazer resenha de Dom Casmurro é quase chover no molhado, já que a história tem uma fama que a precede. No entanto, aqui estou eu para falar da experiência de reler essa obra, agora com maturidade o suficiente para entender as várias camadas que a compõe.

Aqui vai um resumão para quem nunca leu: Capitu e Bentinho são amigos e vizinhos desde a infância. Foi com Capitu que Bentinho descobriu o que era estar apaixonado. Mas como nem tudo são flores, ele teve que cumprir a promessa feita pela mãe e ir para o seminário, onde conhece Escobar. Acontece que nem os laços religiosos apagaram o que Bentinho sentia pela bela jovem de olhar oblíquo e dissimulado. Então, após abandonar o seminário, eles se casam. Daí em diante começa a metamorfose de Bentinho em Dom Casmurro. Os detalhes você confere na própria obra.

Antes de falar sobre a grande questão deste livro, quero ressaltar o quanto Bentinho é um narrador sedutor. Sério, se o leitor não for esperto, se pega concordando com ele piamente. Ele tem um linguajar melífluo, refinado, que conquista em poucas palavras. Bentinho é doce, apaixonado e apaixonante no início da narrativa, mas seu ciúme obsessivo o transforma num ser amargurado, inquieto e, atentem para isso, um narrador nada confiável.

Eis então a grande questão: Capitu traiu ou não Bentinho? Gente, a verdade é que isso não importa. Nós nunca saberemos porque a história é contada por Bentinho, um homem com o orgulho ferido, enciumado e pesaroso. Para ele, Capitu o traiu, mesmo não tendo nada que comprovasse. E não sou eu que estou dizendo isso, mas Helen Caldwell. Foi necessário vir uma pesquisadora de fora para se colocar como advogada de Capitu e, quem sabe, tirá-la do banco dos réus. Claro que isso aconteceu há muito tempo, hoje já concordamos que Bentinho era psicopata e Capitu, uma santa por aturá-lo.

Seja como for, desde que essa história foi publicada, gera admiração, espanto e a certeza de que uma das mentes literárias mais valiosas nasceu aqui no Brasil e atendeu por Machado de Assis. Vamos Machadar o mundo!
Debora Iaria 25/04/2024minha estante
?? uma das melhores resenhas que já li sobre essa obra prima. Estou relendo e com um olhar bem diferente tbm. Lembro que li no ensino médio e eu fui advogada de defesa de Capitu. Um trabalho de literatura..ahhh bons tempos. ?


Cris Ingrid 27/04/2024minha estante
Obrigada, querida! ? Um clássico grandioso ?




GeanPerius 13/04/2018

"Você Decide"!
E aí, Capitu traiu ou não o Bento? A meu ver, Machado de Assis dá o arbítrio para cada um decidir de acordo com sua visão, e antecipa e muito o famoso programa "Você Decide". Daria uma boa novela nos dias de hoje, e mais nada.
Samila Moura @soresenhasdelivros 13/04/2018minha estante
Quando fiz o julgamento na escola apesar de defender a coitada, acabei mandando ela pro xinlindró... falei que ela era subcomissa ao Bentinho e acabaram condenando a pobre moça... Mas para mim ela sempre será inocente


GeanPerius 13/04/2018minha estante
Pois é, o machismo sempre se fazendo presente. A culpa sempre é da mulher. É uma visão típica latino-americana. Pena...




Liah.S 21/02/2021

Não resuma esta obra a uma traição!
Bom, Dom Casmurro não é o tipo de livro que fica claro em uma primeira leitura. Convenhamos que ele não é o tipo de livro pra se ter uma clareza 100%.
Cada vez que a gente relê dá pra pegar algo que escapou antes.

Começando: não dá pra ser direta com essa análise porque não dá pra ser direta ao se falar de Bentinho.
Eu já li Dom Casmurro diversas vezes, em várias idades e momentos da vida, e agora, quando mais velha, já inicio a leitura com viés de desconfiança de Bentinho. Percebe-se durante todo o livro a manipulação de Bento para com o leitor pra nos levar a desconfiar de Capitu, pois várias ambiguidades são colocadas, mas o que me chama atenção primeiro não é isso, e sim a ótica sentimental que o Bentinho nos envolve, já sendo exemplificada na obediência com a mãe; sempre cedendo ao que ela diz sem questionar, fazendo a impressão de bom filho se concretizar. Depois, o envolvimento sentimental continua na descrição de sua casa, da sua rua, de alguns pontos do Rio de Janeiro. Em vários momentos a gente se sente na capital fluminense, tal qual fiel são as descrições dadas e o sentimentalismo exposto.
Acredito, que tamanha descrição de detalhes possa ser um mecanismo para nos aproximarmos de Bentinho como um bom personagem, ocultando um pouco sua personalidade desequilibrada.

Bento foi criado em uma família com posses, acredito que isso tenha tido impacto direto em sua personalidade mimada e manipuladora, por ser um filhinho da mamãe, nunca precisou tomar decisões porque faziam isso por ele. Fosse sua mãe, o agregado, José Dias e até mesmo Capitu. Ponto a se considerar: mesmo querendo se casar com Capitu, convenhamos que ele não fez quase nenhum esforço pra que isso acontecesse, os outros e ela quem fizeram por ele.

O que também me encanta muito nesta obra é a figura de Capitu: astuta, decidida, curiosa. Tudo que Bentinho não era. Enquanto ele se limitava ao papel dele na sociedade, ela queria ir além. Só que o que me deixa triste, é que depois que eles se casaram, Capitu cedeu às convenções sociais do casamento da época e se tornou mais submissa, perdendo boa parte da personalidade forte e única apresentada na primeira metade do livro.

Por fim, acho que o livro é uma obra incrível demais pra ser resumida ao ?traiu ou não traiu? porque ela nos traz muitas outras questões e reflexões mais interessantes e urgentes.
Katia Rodrigues 21/02/2021minha estante
Tu já leu A mão e a luva do Machado? Muitas pessoas relacionam a personalidade da protagonista com a da Capitu. Na minha opinião, dá pra entender melhor a Capitu através dessa outra protagonista.


Liah.S 21/02/2021minha estante
Ainda não li! Mas lerei




QUEIJO460 21/02/2023

Dom Casmurro
Não tenho o costume de ler livros que seu assunto principal ou quase principal é uma história de amor, mas como esse é um clássico, decidi ler.
O que mais me agradou em Dom Casmurro foi as reflexões do personagem principal( reflexões essas que acredito que sejam de Machado também).
Se você for ler esse livro, tenha em mente que terá que consultar o dicionário diversas vezes, assim você desfrutará melhor a obra. Não seja um leitor preguiçoso.
Elly 21/02/2023minha estante
Nossaa,meu pesadelo kkkkk. É mto cansativo o livro


Marcos5813 22/02/2023minha estante
O livro é simplesmente fenomenal. Desculpe-me a Ely. É um dos maiores clássicos da literatura mundial.




Naty 07/05/2021

Simplesmente Machado de Assis
Meu primeiro contato com o Machado e eu não tenho nem palavras para descrever o quanto esse homem foi genial. Esse livro é simplesmente uma obra de gênio.

Machado foi um autor livre de rótulos, apesar de estar inserido na época do Realismo, eu diria que ele não foi nem realista, nem romancista, e sim, atemporal. Suas obras carregam características desses dois estilos simultaneamente. Podemos dizer que Machado foi um escritor a frente do seu tempo.

Para Dom Casmurro, tenho apenas elogios. Acompanhamos o nascer, crescer e morrer do amor entre Capitu e Bentinho, este é o protagonista e narrador, mas ela é quem "rouba toda a cena".

Durante os últimos acontecimentos, somos levados a todo instante a questionar a fidelidade de Capitu no seu relacionamento, mesmo sem termos provas quaisquer disso. O que temos é apenas o ponto de vista de um narrador ciumento e dissimulado, que acredita com certeza que foi traido.

E afinal, Capitu traiu ou não traiu? Bom, nunca saberemos. Acredito que esse não era o intuito principal de Machado de Assis.

Mas podemos dizer, com certeza, que Machado de Assis foi um mestre da literatura. Um gênio que nunca morrerá.
Suzy 07/05/2021minha estante
Também acho que a traição não foi o intuído, mas mostrar a história do Bentinho. Mas que o Bentinho é ciumento ele é, e se achava o centro das atenções(como a namorada do Escobar dar em cima dele)


Naty 07/05/2021minha estante
Ele concluiu que foi traído por causa de um olhar da Capitu KKKKKKKK doidinho das ideias




Franci.Sena 26/08/2020

Não traiu!
Sempre ouvi falar desse famoso dilema da literatura brasileira e ficava tentando analisar a questão pelos comentários que ouvia . Até que decidir ler e tirar minhas conclusões.
Aqui, conhecemos a história de Capitu e Bentinho. As características atribuídas a mocinha nada mais são do que a própria personalidade de Bento que engana o leitor distraído fazendo-o acreditar que Capitu é uma traidora dissimulada, quando na vdd ele é que um louco ciumento que não revela a ninguém seus verdadeiros sentimentos.
Por fim, acho que todos devem ler e tirar suas conclusões.
Tham 26/08/2020minha estante
Simmm, e se traisse eu passaria pano pq o Bentinho era totalmente louco e chato skkskskskd


Franci.Sena 27/08/2020minha estante
Demais, ele é um verdadeiro embuste kkkkkk




Naty l @so.maisumcapitulo_ 18/10/2023

O clássico dos clássicos
Dom Casmurro é um dos livros mais falados da literatura brasileira conhecido mundialmente, por conta de seu mistério, pois afinal: Traiu ou não traiu ?
Nosso protagonista Bentinho já nasce com uma promessa em seu nome, ainda no ventre, Dona Glória promete a Deus um padre em agradecimento à concepção milagrosa. Mas os caminhos mudam quando Bentinho ainda adolescente desenvolve um carinho especial por sua vizinha Capitu. Juntos eles fazem planos para tentar fugir do destino que os espera. Além da história do casal, também temos a amizade de Bentinho e Escobar ( um grande amigo da época do seminário).
A grande questão desse livro é a seguinte: Bentinho começa a duvidar da fidelidade de Capitu e isso desencadeia muitas dúvidas e paranóias. Pode se dizer que Colleen Hoover tem onde se embasar para fazer Verity, não temos uma resposta concreta e fica a cargo da imaginação do leitor.
Do ponto de vista dos fatos, não podemos afirmar nada, nosso narrador não é nem um pouco confiável assim kkk. Bentinho era completamente obcecado, num nível patológico, que incluem crises de ciúmes, violência e distorções da realidade. Em resumo, Bentinho é o retrato de vários homens que vivem em nossa sociedade, completamente obcecados e agressivos com suas esposas.
Apesar de ser um clássico com uma escrita mais rebuscada da época, a leitura é fluida por conta do interesse do leitor em desvendar os acontecimentos.
Tigmartins 18/10/2023minha estante
Adorei a sua escrita! Li no meu ensino medio umas 2 vezes por conta de provas de português e peguei um certo ranço do livro, e até pela a escrita rebuscada! Sua visão me abriu um novo olhar sobre o livro. Agradecido


Naty l @so.maisumcapitulo_ 18/10/2023minha estante
Na época de escola eu também fugia dele kkk acho que é uma experiência diferente ler sem ser por obrigação




Francisco.Guimaraes 28/10/2023

De coração apertado ??
Revisito esse livro amigo pela 3 vez com o coração apertado, por saber que tudo aquilo vai caminhar para uma tragédia amarga.

O criado enxerido, os tios caricatos, a mãe devota. Tudo vai sumir até sobrar apenas o velho Bentinho e as sombras dos bustos que enfeitam sua casa.

É admirar um jardim que dali a pouco vai pegar fogo.

Pena.
QUEIJO460 28/10/2023minha estante
Poético, Francisco.


Francisco.Guimaraes 28/10/2023minha estante
Valeuu




6012 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR