Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6011 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Fabíola 15/02/2021

Polêmico e clássico.
Esse é um livro daqueles que nos provocam vários sentimentos, e ainda assim no final deixa a clássica dúvida: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Bom, não temos como saber, só podemos opinar, pois a história é toda narrada pelo Bentinho (porém não podemos negar que ele é um tanto problemático e obcecado). O que posso dizer com certeza é que a obra não se resume a somente isso. É uma história de amor narrada com bom humor, reviravoltas, é cativante e ao mesmo tempo perturbadora, e também é cheia de metáforas. Machado é genial.
comentários(0)comente



Jef 12/03/2021

NÃO SE ILUDA NÃO
Bentinho, Santiago ou Dom Casmurro, chame como quiser, talvez não seja tudo isso o que ele fala. Desconfie, veja os pormenores na sua narração, atente para os seus comportamentos. Narrado em primeira pessoa, temos apenas uma visão dos fatos, fatos estes que ocorreram há anos atrás. Capitu traiu ou não? Talvez nunca saberemos, mas Dom Casmurro vai muito além disto. O recorte histórico do cotidiano carioca é muito bem esplanado nesta obra e também deve ser discutido e valorizado. O livro é excepcionalmente e pede diversas releituras!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Dresa 27/03/2021minha estante
Disse tudo! Eu fiquei refletindo muito sobre o final quando ela diz que agora ele começou a ter ciúmes até de morto, o que me levou a pensar na possibilidade de que ele antes já era alguém ciumento e que via demais...


Ana 27/03/2021minha estante
Verdade KKKKKKKKK


rafaela 27/03/2021minha estante
Simm, ele é meio neurótico. Concordo muito contigo!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



carol lopes 17/05/2021

Impressionou!
Eu comecei a ler o livro pois o colégio passou pra uma prova. Eu já sabia da história pq ano retrasado assisti uma ótima peça musical dele, então fui curiosa pra saber se a história era boa mesmo. E apesar da linguagem mais rebuscada, me surpreendeu! Eu adorei. Achei o português encantador. Acabou se tornando uma leitura prazerosa, e não um monótono paradidático. Recomendo muito!
Lala 17/05/2021minha estante
Mds!Um musical de Dom Casmurro?Quero ver agr kkk, qual é o nome?


Fabiana976 17/05/2021minha estante
Li esse ano e nossa, como a gente acaba deixando de ler clássicos por julgar chato né, eu gostei demais de Dom Casmurro. Vale a pena!


Kammler 17/05/2021minha estante
Literatura brasileira lida despretensiosamente me fez tão feliz já! Haha Ler esses livros sem a pressão da escola faz total diferença...


Fabiana976 17/05/2021minha estante
Ler por obrigação tira a satisfação. A escola pediu eu não li ? mas quando li por vontade própria, me encantei



Lala 17/05/2021minha estante
Obrigada


carol lopes 17/05/2021minha estante
verdade dms!!!




Ka 19/05/2021

Achei maravilhoso e foi uma das minhas primeiras leituras de quando era adolescente e sinceramente me prendeu bastante a história... talvez possa ser pelo fato da fofoca do ? traiu ou não traiu? mas enfim se estimulou minha leitura pelo menos deu bom proveito kkk
Belle Piai 19/05/2021minha estante
Este livro é magnífico!!!!! Nunca me canso dele


Luna 19/05/2021minha estante
Vou reler pra entrar na discussão kkkkk


Belle Piai 19/05/2021minha estante
Pra mim a Capitu não traiu ninguém não, Bentinho que é doido paranoico




Gio 10/06/2021

Simplesmente incrível! Essa foi minha segunda leitura de Dom Casmurro e foi completamente diferente da primeira, quando então eu li para escola. Na época eu tinha gostado, achado interessante mas não acho que era o momento pra essa leitura. Agora, quase 4 anos depois, esse livro virou um favorito. É um livro repleto de detalhes, com críticas à sociedade, com um mistério envolvente, personagens tão bem escritos (Capitu maravilhosa!!!) e que merece todo hype que tem. A grande pergunta da literatura "Capitu traiu ou não traiu?" pra mim não é a coisa mais interessante nesse livro, mas, assim como na primeira leitura, acho que não traiu. Enfim, uma resenha um tanto confusa e rasa pois não tenho palavras pra descrever Machado
comentários(0)comente



polyana marx 26/06/2021

Bentinho fez uma tempestade em copo d'água por uma coisa que o próprio inventou... Senti uma grande antipatia com o protagonista durante boa parte do livro, mas é inegável o quão cativante são as obras e a forma genial que Machado de Assis se expressa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Clara 15/08/2021minha estante
acho q tem a ver tbm com o fato do amigo dele ter morrido, ele acabou associando esse trauma ao ciúme obsessivo dele e deu nisso


karine.viana.3762 15/08/2021minha estante
Faz todo sentido isso aí.




Beatriz3695 30/12/2020

Gratidão eterna a quem criou o audiobook. Só assim consegui prestar atenção e ler até o fim.
comentários(0)comente



Rodrigo 21/12/2020

Fim da leitura e do trauma.
Sim, meu caro amigo, eu confesso. Nunca tinha lido uma obra de Machado de Assis na vida, por culpa de um trauma ginasial. Uma professora me obrigou a ler Brás Cubas com apenas 10 anos de idade, e, obviamente, o português rebuscado da obra, além de não me ter favorecido em nada o entendimento, gerou-me uma repulsa machadiana que perdurou até os dias atuais. Enfim, é com imensa satisfação que anuncio o fim do trauma.

Bobagem seria redigir um parágrafo, como sempre faço de praxe, para descrever uma ideia inicial da leitura recém-encerrada, posto que Dom Casmurro dispensa introdução, em se tratando de uma obra-prima da literatura brasileira. Apenas deixo aqui a minha gratidão por ter sido apresentado a uma época muito remota, onde as pessoas andavam de bonde com tração animal no centro do Rio e um certo imperador era admirado por seus súditos.

Contudo, ainda que me encontre feliz pelo êxito da leitura, também deixo registrado minha queixa ao autor, pela feia mania de constantemente fugir do enredo central, uma vez já bem consolidado lá pelo meio do livro, para, como se quisesse “engrossar” a obra e assim fugir de críticas, inserir uma enxurrada de capítulos que em nada contribuíram para a trama amorosa protagonizada por Capitu e Bentinho. Essa feia mania lhe custou a perda de uma estrela.

Por fim, sobre a pergunta que atravessou décadas: Teria Capitu traído Bentinho? Na minha humilde opinião, não há como ter certeza, e não irei a partir daqui justificá-la, sob o pretexto de não dar spoilers, mas alego em minha defesa que obriguei-me a reler capítulos-chave a fim de nortear meu veredito, sem, contudo, chegar a uma conclusão plausível. Apenas relato o sentimento de desamparo que me bateu ao acompanhar dolorosamente a ruína de um casamento sólido e feliz, independentemente de ter havido ou não a suposta traição. Ficou decretada, para Bentinho e Capitu, a vitória do orgulho ferido sobre o amor conjugal. Talvez, nos dias de hoje, a estimada mãe de Bentinho fosse até capaz de voltar do além-túmulo para, numa noite de pesadelo, chamar-lhe de babaca... Vai saber...
comentários(0)comente



Bea 10/06/2020

Comecei a ler na tentativa de responder o questionamento literário desde o último século "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?" ou pelo menos formar uma opinião sobre o assunto, ao fim do livro apesar do esforço a questão permanece. O livro me tirou muito da minha zona literária e foi uma experiência positiva. É a primeira vez que tenho contato com a narrativa de Machado e me surpreendi (não li essa edição, mas sim uma quase inalterada), a construção dos personagens é incrível e o simples cotidiano consegue ser interpretado em diversas nuances. Muito sensível
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



FRAN329 21/06/2020

Dom Casmurro
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, e ficou conhecido como o maior escritor brasileiro. É com muito orgulho que, no dia do seu aniversário, concluí a leitura de Dom Casmurro, obra que o autor publicou em 1889 (um clássico da literatura brasileira). Em 1897, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, e faleceu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos de idade; nos deixando um legado de obras como, romances, poesias, contos e teatro, que cada vez mais ganham espaço nas bibliotecas do mundo inteiro.
Sobre a leitura de "Dom Casmurro", no primeiro capítulo o autor nos revela a origem do título e nos deixa familiarizados com os personagens e o desenvolver de sua narrativa.
De tanto ouvir falar sobre a suposta traição, fiz uma leitura minuciosa bem atento aos detalhes para não fugir da mente possíveis informações que viessem revelar a possível desunião amorosa entre o casal Bentinho e Capitu. Um amor que surgiu na infância, mas que houve barreiras devido a uma promessa que a mãe de bentinho, D. Glória tivera feito após a morte do seu primeiro filho. Ela prometeu que mandaria seu segundo filho (Bentinho) para o seminário, com objetivo de torná-lo padre. Capitu preferia tudo ao seminário. Mas os jovens cresceram e vieram a se casar, Bentinho concluiu seus estudos e não tornou se padre. Enfim, o sonho de infância tornou se realidade e o casal vivera feliz por um bom tempo. Até que um dia, depois de muitas tentativas, tiveram um filho e logo vieram as desconfianças. Bentinho sentira se traído por sua esposa e é aí que o leitor começa a duvidar se houve ou não traição. Gostei muito desse livro e super recomendo a leitura.
E vocês, aceitam o desafio de começar a ler?
Quem já teve a experiencia e quiser, por favor, não deixem de comentar.
Suelen.Philomeno 26/06/2020minha estante
Obra maravilhosa, fiz um releitura recente.




Milena 12/08/2020

Capitu, conte comigo pra TUDO.
Todo mundo já sabe do que se trata o livro. Tô só aqui pra dizer uma coisa: Bentinho é louco. Doidinho da cabeça. Capitu NÃO traiu, e mesmo se tivesse, eu passaria pano!
Mariah 17/08/2020minha estante
Old mo tb passaria pano!!




6011 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR