Sueli 15/06/2013
Manual de Sobrevivência da Mulher Moderna!
Saber que eu iria me apaixonar por Apenas Respire, não foi nenhuma surpresa, mas tomar consciência que livros como este estão ficando cada vez mais raros de serem publicados, é indesculpável!
Ler, nos dias atuais, deixou de ser apenas um passatempo para se tornar um exercício de sobrevivência. Uma fuga da loucura que nos rodeia, e quando temos o privilégio de ler algo de valor, aí a mágica da leitura funciona de maneira perfeita!
Preciso dizer que apesar do título, eu só consegui repirar normalmente, no final do terceiro capítulo, e várias vezes durante a leitura me peguei com a respiração suspensa, aí me dizia: Sueli, apenas respire!
Pois é, leitor, o livro fala sobre as coisas que realmente nos importam – as relações humanas! E, tudo embrulhado de forma muito atraente e elegante em aforismos tão encantadores, como úteis para quem se dispuser a aprender até o último momento da vida.
E, tudo começa quando o mundo perfeito de Sarah desmorona ao descobrir a infidelidade de seu marido que até então, era considerado por ela, um verdadeiro príncipe!
Sarah gravitava em torno dele como um satélite apagado e sem cor, além de ter lutado com unhas e dentes na batalha contra o câncer de Jack, descoberto durante o processo de inseminação artificial de Sarah, que se recusara a engravidar no início do seu casamento.
E, exatamente por isso, ela era assolada por uma montanha de culpa, já que imaginava que se houvesse concordado em engravidar imediatamente, talvez houvessem descoberto a doença em um estágio inicial.
Como casal, eles sobreviveram ao câncer, mas não sobreviveram ao que eles haviam se transformado durante o processo de cura. Enquanto Jack mergulhava no trabalho, Sarah ficava cada vez mais envolvida no processo de inseminação artificial, o que os afastou ainda mais!
O que me fez enlouquecer com esse livro, foi a agilidade e a determinação dos movimentos de Sarah após encontrar seu marido com outra....Houve o choque, houve o pânico, houve a frustração, mas talvez exatamente por tudo isso, não havia dúvidas sobre os seus próximos passos!
Ela foi muito rápida e muito fria em seus momentos de raiva.
Em sua fuga para um lugar seguro, o marido telefona preocupado com a reação de Sarah, que sempre havia se mostrado muito cordata e pacífica. Principalmente, porque em um processo de separação e posterior divórcio muita$$$ coisas estão envolvidas.
Jack fica indignado ao perceber que Sarah o havia abandonado dirigindo o carro que ele tanto amava, mas comprado com o dinheiro dela com o objetivo de animá-lo, e exige que ela volte para casa! Foi uma delícia vê-la jogar o celular pela janela! Sim, leitor, quando a autora é competente, as imagens flutuam em nossa imaginação com muita facilidade....
Boa menina!!!!!!
E, usando as palavras de Sarah: EU JÁ ERA! Não consegui largar mais esse livro!
Sabe aquele momento? – “Pare o mundo porque eu quero ler esse livro! Pois é!!!!!!
Quando uma mulher é tão covardemente traída pelo homem que ama, provavelmente ela terá que enfrentar todos os tipos de obstáculos até poder se reerguer. E, para que isso pudesse acontecer só havia um lugar possível: a sua cidade natal. Lá onde sua família morava, e que ela havia repudiado em seu passado de adolescente problemática.
Voltar com o rabo entre as pernas, não é fácil, mas em nenhum momento ela foi criticada ou rejeitada. Foi acolhida com amor e carinho verdadeiro....Apenas sua mãe não estava mais presente, e em momentos como esse, as mães, de maneira geral, são sempre garantia de segurança e compreensão.
Houve um momento que chorei de babar, como diz a Carlinha, mas deixo para vocês essa emoção, descrita com tanta sensibilidade na página 349.
E, é aí que começa verdadeiramente a história de Apenas Respire, o resgate dessa mulher, até que ela pudesse entender que apesar de traí-la, Jack havia aberto a porta da sua gaiola dourada, e lhe dado a chance de encontrar a si mesma, e...... Will!
As segundas chances só acontecem porque é muito raro alguém acertar de prima! E, são os nossos erros que melhoram as nossas escolhas. Porque temos a impressão errada de ter o controle de nossas vidas, mas é a vida que nos controla...e, claro, o amor não tem lógica nenhuma. E, é sobre isso que você vai ler....
Porque vamos combinar não é? Depois dessa tragédia toda tinha que haver uma senhora compensação!
Então, vejamos....O que você acha de um bombeirão, moreno, solteiro, lindo, de um metro e noventa e cinco de altura, bem nascido, e que havia sido a paixão e Sarah no colegial? Tá bom ou quer mais?
E, acordar a feminilidade e a sensualidade de uma mulher rejeitada, não é para os fracos! Tem que ter muita determinação e testosterona, e nesse rapaz a Susan Wiggs não fez economia de nada!
O que você acha desse diálogo:
─ Você deve achar que eu sou maníaca – ela sussurrou.
─ Eu estava contando com isso.
(pág.402)
Susan Wiggs é uma artista da palavra, suas tramas bem urdidas, nos falam de coisas comuns, nos indicam o melhor caminho, porque ela sabe sobre o que está falando! Susan Wiggs é uma autora generosa, brilhante e elegante. É impossível ler qualquer um de seus livros e não aprender, ou se maravilhar com o mundo que existe em sua imaginação. Não existe nada sobrando. Tudo é na medida certa...
Apenas Respire, é mais que um romance maravilhoso, é um estudo sobre os costumes, sobre famílias, e sobre as novas famílias. E, de como é possível ser feliz com tão pouco ou melhor dizendo, com tudo que é importante.
Com os sábios conselhos que parentes e amigos compartilham com Sarah, somos presenteados com frases muito clichês, mas são clichês que quando bem empregados funcionam, e nos dão o colorido e a fantasia que estarão presentes em nossa memória muitos livros depois.
E, adoraria que ela, assim como em Diários do Lago, escrevesse sobre o elenco de apoio.
Parafraseando Susan Wiggs: Se você não gostar desse livro, é porque provavelmente, você não está pronta ele...