Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


760 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Ricardo 19/11/2022

O ouro da obra de Graciliano Ramos
Considero Graciliano o maior romancista da língua portuguesa. Seus quatro romances são excelentes do ponto de vista artístico, mas é em Angústia que Graciliano acha sua voz. O livro é narrado em uma espécie de fluxo de consciência. O narrador mistura memórias e pensamentos próprios aos fatos presentes narrados, sem aparente distinção, em forma de delírio. Essa maneira de descrever os acontecimentos serve bem ao propósito do livro: contar a antecipação e o resultado de um assassinato cometido pelo narrador.
comentários(0)comente



sophi :) 19/11/2022

graciliano ou dostoiévski brasileiro?
vamos lá. fui ler com 0 expectativas porque li vidas secas esse ano e sai extremamente decepcionada. a leitura é realmente difícil e o que a torna difícil não é nem o vocabulário, mas o fluxo de consciência de graciliano. uma hora o personagem tá pensando em marina, daqui a pouco ele lembra da infância e você fica pairando sobre o livro pensando ?mano o que exatamente tá acontecendo nesse momento??. muitas informações ao mesmo tempo. me falaram que esse livro parece bastante com crime e castigo e realmente concordei com isso, mas não vou mentir que gostei de crime e castigo e odiei angústia kkkkkkk. só continuei a ler por ser uma leitura obrigatória, senão, já teria largado faz tempo.
apesar de ser uma leitura que não me agradou, tiveram pontos bons também. 2 partes em específico conseguiram me prender na narrativa
1º: quando ele e marina começam a ficar
2º: quando o crime acontece e ele tenta resolver
de resto, foi extremamente monótono. além disso, o livro me lembrou bastante dom casmurro, visto que, ao final, eu realmente não sabia se ele era um narrador confiável, assim como bentinho, por já estar meio caduca. tiveram também momentos engraçados em que do nada o personagem começava a xingar deus e o mundo e eu achava engraçado isso KKKKKKKKK, o que tornou a narrativa menos chata. por fim, fecho dizendo que achei genial a estratégia de looping que graciliano fez, na qual o início e o final se complementam, criando uma narrativa infinita digamos assim.
comentários(0)comente



amanda 16/11/2022

Tribunal de júri
Li pro trabalho de português, a gente fez uma simulação de um tribunal, sobre a inocência ou culpa do carinha.
A gente, da acusação ganhou (arrasei na argumentação).

O livro é bem "estranho" de se ler, meio que a gente se perde na cabeça dele, mas é legalzinho.
comentários(0)comente



isatvf 15/11/2022

Angustia
É um livro bom. É um livro cansativo de ser lido, mas muito interessante, uma vez que apresenta os fatos da vida de Luis, um funcionário público que se apaixona pela vizinha e tem desilusões amorosas em um curto espaço de tempo.
comentários(0)comente



Beatriz631 31/10/2022

Não sei???
Que livro difícil! Foi o que mais levei tempo até hoje para terminar, parei e o recomecei várias vezes.
Mas estou feliz que o terminei, porque é indiscutível que ele é bom, apesar de denso e lento.
Recomendo a leitura se estiver disposto.
comentários(0)comente



Sophia.Campos 30/10/2022

Mais ou menos?
A história do livro parece uma fofoca mas não acho que estou acostumada com a forma que o autor escreve, em muitos momentos não entendia nada e isso dificultou muito a minha leitura, mas eu gostei muito a maneira como ele estruturou a história, as voltas no passado e o final!

Muito bom mas não funcionou muito para mim
comentários(0)comente



Karoline 18/10/2022

Confie no título!
Três personagens principais, o livro é narrado pelo Luís, que é o principal, ele é um sujeito com pensamentos desagradáveis e infelizes com, acredito que, todos os personagens e situações, talvez os acontecimentos do passado e infância tenham influenciado no comportamento dele.
A segunda personagem é a Marina, por quem o Luís se apaixona. Mas o Luís se torna possesso e abusivo quando percebe que Julião Tavares, terceiro personagem, está ficando cada vez mais próximo de Marina.
O livro me deu uma leve sensação de ser uma mistura entre "Dom Casmurro" e "Crime e Castigo", justamente pelas obsessões de Luís com Marina e Julião Tavares e por que ocorre um crime, e a pessoa que comete esse crime fica paranoica.
A história é bem densa por conta de todos os acontecimentos, é difícil ter um momento tranquilo durante a leitura.
comentários(0)comente



lena 17/10/2022

dá tudo errado na vida do cara tá doidokjkkkk esse aí capaz de nem o miojao de tomate da turma da monica dar certo me identifiquei
sophi :) 15/11/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAAKAKKAKA




Corvo_Literário 15/10/2022

Graciliano Ramos tem a capacidade de escrever flashbacks de um passado abrupto no meio rural junto com o presente da cidade urbana que poderia se assemelhar muito bem a uma peça de roupa feita de retalhos, porém que surpreendemente fica ótima. Foi essa impressão que a obra Angústia causou em mim e me fez querer ler outros romances do escritor.
comentários(0)comente



aelinella 14/10/2022

Angústia é um livro muito bem escrito, parece que o Graciliano Ramos realmente quis fazer jus ao nome e consegue te deixar angustiado grande parte do livro
O Luis é um personagem muito difícil de lidar, os surtos dele, as opiniões hipócritas e contraditórias, os pensamentos em relação ao mundo ao seu redor, tudo é muito difícil de assimilar. Mas ao mesmo tempo ele tem diversas faces, e em alguns momentos o leitor se identifica com ele por isso
A Marina em si é uma personagem bem esquecível, e parece que seus únicos traços de personalidade são ser mesquinha, interesseira e mimada, mas isso é justificável visto que vemos tudo através da visão do Luis, que é bem machista e perturbado
E o Julião Tavares só tá lá existindo né, ele serve para ser o "inimigo moral" do Luis, e tá tudo bem, não fez falta
Apesar de ser um livro muito bom, a leitura não é nada fluida, você lê durante um tempo e parece que não sai do lugar
No geral eu gostei da história e da leitura, é uma obra muito inteligente e é bem direta, o que me fez gostar mais ainda dele
comentários(0)comente



Nati Gimenez 14/10/2022

Um baita livro!!! Um narrador nem um pouco confiável, completamente angustiado e louco. Uma escrita impecável e muito impactante, que te faz sentir desconfortável e angustiado durante toda a leitura. Adorei e recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vania.Cristina 10/10/2022

Experiência única
Foi uma leitura difícil, suada, amarga. Personagens horríveis, protagonista depressivo e desagradável. Mas eu queria entender onde Graciliano queria chegar, o que pretendia, e insisti até o final, curiosa pelo o que ele tinha a me dizer, a me ensinar. Percebia algumas coisas nas entrelinhas, nos cruzamentos entre ideias, tempos, personagens, significados... No uso das palavras e na narrativa fragmentada. Algumas cenas são visualmente incríveis, cinematográficas até (mas imagino que a obra como um todo seja muito difícil de filmar). Ao final, certas coisas só entendi quando li o posfácio dessa edição, escrito por Silviano Santiago. E por incrível que pareça, mesmo depois de todo o esforço e dificuldade, fiquei com uma vontade louca de imediatamente reler o livro. Como assim? Achei o livro difícil de ler, mas gostoso de estudar, de descobrir, de alcançar.
comentários(0)comente



MLuíza 07/10/2022

Angústia
Esse foi um dos obrigatórios do vestibular que mais me fez sentir essa obrigatoriedade, a história para mim foi maçante e arrastada, porém o que não posso dizer é que Angústia não merece o título de uma obra complexa e profunda.

O protagonista que é o narrador traz claramente durante as páginas o sentimento que dá o título ao livro, é um sentimento que torna uma mistura de passado e presente, de concepções e pensamentos que ele tem e isso torna a leitura muito densa. Como sempre, a literatura traz consigo traços de sua época e é interessante se ler um clássico depois de pesquisar seu contexto porque se torna muito perceptível isso, além de que algo que eu senti com todos obrigatórios até agora é que muito retratado neles ainda se mostra muito atual.

Por fim, foi uma leitura arrastada para mim e tive um sentimento de alívio ao terminá-lá, porém se entende porque é aclamada como um clássico.
comentários(0)comente



760 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR