Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


759 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Mareufq 27/08/2024

Vivo agitado, cheio de terrores, uma tremura nas mãos, que magreceram. As mãos já não são minhas: são mãos de velho, fracas e inúteis. As escoriações das palmas cicatrizaram.
comentários(0)comente



Beatriz3345 24/08/2024

Que luta foi terminar esse livro!

o nome descreve perfeitamente a sensação que eu tive lendo, uma angústia e uma ansiedade (negativa) incontroláveis pra terminar esse livro.

só consegui me interessar minimamente pela história da metade pro final do livro.

o protagonista é um cretino, moralista, babaca, paranoico e egocêntrico.

foi difícil, mas cheguei no fim. ??

não recomendo pra ninguém! ?
comentários(0)comente



eumesmaloren 13/08/2024

?A cara balofa do Julião Tavares?
Gosto desse trecho porque me faz lembrar o quanto esse personagem era amargurado, triste.

Vivia uma vida miserável com pessoas e um trabalho que não gostava. Seu sossego era relembrar da infância que para ele era rodeada de fartura e, ao mesmo tempo, de morte.

Ótimo livro, diria que é o melhor do Graciliano!
comentários(0)comente



Brenno.Garcia 12/08/2024

Uma história que engata só depois da metade do livro, mas que não perde seu pro lho por isso.
Com um quê de Crime e Castigo, ?Angústia? nos faz passear pelas instabilidades da mente humana com fluxo de pensamento/escrita rápido e inconstante.
comentários(0)comente



lenitas 10/08/2024

"Um colchão de paina."
Tudo que eu tenho a comentar sobre esse livro é que foi uma leitura divertida e que eu odeio o Luís da Silva.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bebeie 04/08/2024

Angústia
Esse foi meu primeiro contato com a leitura do autor e me surpreendi bastante. É um livro com uma escrita muito intensa e com grande fluxo de pensamento, é bem construído dramaticamente e o leitor acaba se juntando a loucura e a angústia do personagem, principalmente no final do livro
comentários(0)comente



Negoamargo 02/08/2024

Angústia
Nunca havia me deparado com uma narrativa tão introspectiva. Um fluxo de pensamento denso, confuso e perturbador. O protagonista é rico e profundo, dentre os meandros do seu ser, é possível se perder e contemplar a decadência humana, um trabalho psicológico fantástico e jamais antes visto por mim. Os demais personagens também são bem interessantes e conduzem muito bem o enredo.
Ainda que, de propósito, a narrativa algumas vezes pode ser confusa.
A leitura é amarga, doída, densa e aflituosa. Dá ao leitor o peso de vislumbrar uma existência de Angústia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juuj 29/07/2024

Eu voltei...
Segundo contato com uns dos grandes autores do Brasil. Amo Graciliano e definitivamente amo a obra famosinha dele - Vidas Secas. Porém devo confessar que angustia me pegou de surpresa, sua escrita linear e sua narrativa dramática e detalhada sobre os sentimentos que Luis estava passando foram desafiadoras.

Me apeguei muito mais na história de uma forma simples e sem muito detalhes pois não era a minha intenção nesse momento, sendo somente apreciar a escrita do autor e o decorrer da vida de seus personagens.

Gostei bastante do livro, uma obra intensa que muito leitor deveria ter em sua bagagem. ?
comentários(0)comente



Karen453 28/07/2024

Humanamente perturbador
"Angústia" foi o meu primeiro contato com a obra de Graciliano. Tive muitas sensações enquanto lia: repulsa, raiva, tristeza e recordações do meu próprio passado. Como gosto muito de fluxo de consciência, foi uma experiência de fato angustiante mergulhar na degradação psicológica cada vez mais profunda do protagonista. A narrativa de fato me remeteu à "Crime e Castigo", do Dostoievski, mas também me veio à mente "Dom Casmurro", do Machado de Assis.

Livro inesquecível!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



balbsbalbs 24/07/2024

Romance intenso que mergulha na mente perturbada de Luís da Silva, um funcionário público preso em uma vida de mediocridade e desespero. A narrativa, apresentada em primeira pessoa, oferece um retrato psicológico profundo de um homem consumido pela frustração e pela paranoia. Ramos utiliza uma linguagem precisa e uma estrutura fragmentada para refletir a crescente desintegração mental do protagonista, criando uma atmosfera opressiva e claustrofóbica.

"Angústia" é uma obra-prima da literatura brasileira, que capta com maestria os tormentos internos de um indivíduo à beira do colapso, enquanto faz uma crítica sutil à sociedade e às condições de vida no Brasil dos anos 1930.
comentários(0)comente



Carol 23/07/2024

Crime e Castigo 2.0
Depois de ler São Bernardo e encontrar a versão graciliana de Dom Casmurro, agora encontro a versão nordestina de Crime e Castigo!
E foi um belo encontro (ao contrário de Dom Casmurro 2.0)!
O começo do livro foi difícil e super recomendo que leiam novamente as 10 primeiras páginas após finalizar a leitura do romance, pois tudo fará sentido e encontrarás o final que no final do livro não fica tão claro.
Luis da Silva não é pequeno apenas no nome, é um homem misógino e que se acha superior a todos com quem convive, apesar de ser um homem bem medíocre. Ainda assim, Graciliano Ramos consegue deixar atrativo os pensamentos e ações desse homem.
Belíssimo livro!
comentários(0)comente



Manuzinha_xd 16/07/2024

O título faz total sentido
Li sem expectativas, só sabia que era um livro tenso. E isso é verdade: o protagonista tem sérios problemas mentais (não gostei dele). Ele é muito bem escrito, assim como a Marina e mais ou menos o Julião Tavares. Mas uma coisa que me incomodou muito na escrita é que algumas coisas são jogadas e não tem importância nenhuma, e outras são jogadas e não são explicadas.
O início foi a parte que me deixou mais angustiada, queria até desistir do livro. Mas assim como a mente de alguém, os pensamentos estão embolados, como nós, que depois são desfeitos e ajeitados. Nesse sentido, Graciliano acertou em cheio, pois me senti totalmente imersa na pessoa Luís, e gostei. O final, para mim, ele errou, pois é completamente confuso.
No mais, tem horas que ele é arrastado, e em todas as horas você precisa estar com olhos só no livro.
Por fim, é interessante mas não é um livro sensacional.
Carol 23/07/2024minha estante
Recomendo que agora que terminastes a leitura do livro, leia de novo as primeiras páginas do livro. O final está no começo ;)




759 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |