Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


760 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Malu.Vilalta 08/05/2021

Li só pro vestibular, mas foi melhor do que eu esperava. Fiquei um pouco confusa no final
comentários(0)comente



thais 08/05/2021

Angústia.
Não tem nada que represente mais esse livro do que o título. Difícil, doloroso, incômodo. Graciliano nos mostra os mais profundos desejos do ser humano, mesmo aqueles que nós não aceitamos e as consequências deles.
comentários(0)comente



juliana 07/05/2021

Sistema Educacional Brasileiro, por que me odeias?
Li esse livro em 2019, no meio de uma confusão de indecisão sobre curso e vestibular, tinha sido um ano intenso, doloroso e ter feito a leitura de ?Angústia? no meio disso tudo foi um caos.

A gente não pode deixar de pontuar o quanto Graciliano é um autor incrível, mas infelizmente não me senti tocada com a escrita e a narrativa desse livro.

Eu só queria dar um murro na cara dos personagens (com todo respeito, senhor Graciliano) e terminar logo esse livro que é cheio de delírio coletivo...

Enfim, traumas do vestibular que nunca vou perdoar, já que entendo a profundidade que Graciliano se colocou à disposição de explorar quando retratou de um jeito tão ?Crime e Castigo? a vida de Luís.

Se você quer inventar de ler esse livro por pura vontade, meus sinceros parabéns! Eu não me sentia e nem me sinto preparada pra me aventurar nele tão cedo ?
comentários(0)comente



Jessic4sants 05/05/2021

A inquietação humana
Angústia é simplesmente um dos livros mais complexos, em termo de narrativa, e fascinantes que já li. Narrado pelo próprio protagonista, Luís da Silva, o enredo se desenrola ao longo da narrativa; é necessário dizer que o mais interessante não é o enredo - na minha opinião - mas sim a forma narrativa utilizada por Graciliano Ramos, nós praticamente entramos na mente do personagem e vemos tudo o que ele sente, notamos até suas contradições. Dica: o livro é cíclico, ou seja, ao terminar o livro volte no começo e leia algumas páginas que você verá que faz total sentido. Livro simplesmente sensacional.
comentários(0)comente



Ratinha de Biblioteca 05/05/2021

Romance Psicológico
Romance psicológico, narrado em 1ª pessoa, com enredo simples - Luís da Silva se apaixona pela vizinha, Marina, e iniciam o relacionamento. Há o desenrolar da história, mas entremeada com outras lembranças de Luís, não há linearidade: presente e passado se confundem.
comentários(0)comente



juliajunq 03/05/2021

A versão brasileira de Crime e Castigo
A história de Graciliano Ramos envolve o leitor por meio de uma narrativa racional e psicológica construída por meio do fluxo de consciência, do monólogo interior e da sobreposição de tempos narrativos. As primeiras páginas, por pertencerem a uma narrativa circular, podem ser confusas, mas logo fica fácil entender o cenário. Recomendo muito.
comentários(0)comente



gwasem 03/05/2021

Maravilhoso!
O livro nos faz entrar na cabeça de Luís da Silva, uma pessoa angustiada. Passamos a leitura dentro de seus pensamentos, que misturam passagens remotas e atuais de sua vida. Sentimentos incompreendidos, desilusões e memórias vagas de uma vida vazia vão formando um crescendo narrativo impecável, culminando em um final magnífico. Graciliano Ramos é genial!
comentários(0)comente



Ana Paula Avila 29/04/2021

Leitura cansativa
Quase não consigo terminar a leitura. Muito cansativo, insisti até o final pra ver se em algum momento mudaria de ideia, mas continuou na mesma.
gabi retore 29/04/2021minha estante
eu acho q essa é a ideia do livro. a leitura ser tão angustiante quanto o que se passa na cabeça do luís da silva




Lukedo 29/04/2021

Um estudo sobre a alma.
Antes de mais nada, permita-me dizer que me dói muito dar essa nota para o livro. Logo entrarei em mais detalhes sobre isso.

Um ser humano sem aspirações, sem hobbies proveitosos e sem ambição alguma, alguém que já se corrompeu tanto que sua alma nem mesmo transparece, alguém que irá morrer sendo o último de sua linhagem, como uma decepção para os seus antepassados que (provavelmente não) lhe olham do pós-vida.

Como um estudo de personagem, esse livro é maravilhoso. Mostra como alguém sem um sentido na vida pode confinar-se a uma rotina onde não se vive, mas se sobrevive. É verdade, se você não tem nada do qual viver, então pra que continuar vivo?

Mas como um romance... Não me pegou. Alguns capítulos eram extremamente envolventes, mas na maior parte do livro eu me arrastei pela leitura. Talvez esse gênero de livros sobre sofrimento(existencialismo/niilismo?), no final, realmente não seja para mim.

Muito desse livro me lembra Crime e Castigo, exceto que ele tira minhas partes favoritas da leitura: A grandiosidade imaginária de Raskolnikov e sua eventual redenção. Eu não consegui achar um motivo pra esse livro, além desse estudo que mencionei no início. Talvez seja influência do ateísmo de Graciliano Ramos.
Fico agradecido de ter lido Vidas Secas antes de Angústia, caso contrário, eu não criaria o mínimo interesse pela obra do Graciliano. É possível que a leitura de Vidas Secas, que me foi extremamente agradável, tenha elevado demais minhas expectativas para esse livro, a ponto dele não conseguir alcançá-las. Mas sinceramente, eu não acredito que seja o caso.

Quanto à escrita do livro, eu tomo as palavras do autor pelas minhas:

"Acho em Angústia numerosos defeitos, repetições excessivas, minúcias talvez desnecessárias. E tudo mal escrito. Mas se, apesar disso, der ao leitor uma impressão razoável, devo concordar com v. É possível até que as falhas tenham concorrido para levar na história aparência de realidade. E alguns capítulos não me parecem ruins."

? Graciliano Ramos

No fim, não me agradou. Mas reconheço o trabalho que envolve o livro; você provavelmente deveria dar uma chance.
comentários(0)comente



pulsaodemorte 28/04/2021

uma escrita surpreendente e absoluta, com um protagonista extremamente complexo e completo, ao mesmo tempo. é uma grande indicação pra quem quer começar a ler livros com uma pegada de fluxo de consciência maior
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia 24/04/2021

Angustiante
Li por obrigação, porque realmente não é meu estilo...
Talvez quando eu for adulta a minha opinião sobre o livro mude, mas achei ele bem cansativo, já que a estória é basicamente sobre um cara atordoado com a vida que conhece uma garota, enche-se de ciúme e odeia todo mundo. As últimas 20 páginas não deu pra entender quase nada (convenhamos, várias partes do livro), devido ao estado que Luís da Silva se encontrava, porém isso (pra mim) atrapalhou muito, sinto que o livro poderia ter a metade das páginas...
comentários(0)comente



Lu Lobo 21/04/2021

fantástico
confesso que não estava muito esperançosa, mas fui surpreendida com esse livro maravilhosooooo. graciliano entregou tudoh
comentários(0)comente



Maria 18/04/2021

Uma trama psicológica
O livro acompanha a vida de Luis da Silva, que é um escritor reservado e insatisfeito com sua vida. Durante grande parte da história ele se vê como um covarde que somente obedece ordens e tem uma relação forte de escapismo com a sua infância, tanto que grande parte dos personagens já morreu e só fazem parte das memórias do protagonista. O clímax se da no penúltimo parágrafo que é de fato o mais angustiante de todos. Enfim, eu recomendo muitíssimo, incialmente eu achei meio chato, mas conforme a trama vai escalando você se apega aos personagens.
comentários(0)comente



Ana Heloísa 17/04/2021

Melhor clássico nacional que já li
Meu deus que livro! Virou o meu clássico nacional favorito até agora! É uma loucura como Graciliano Ramos tem uma escrita tão fluída e que te prende tanto! A forma como eu sentia TODOS os sentimentos de Luís da Silva é absurdo! Você sente a angústia, o ciúmes e a raiva que o protagonista sofria durante o livro todo. O romance se passa em Maceió e faz muito sentido o contexto histórico de coronelismo na obra. Esse livro é muito bom! Vale a pena!
comentários(0)comente



760 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR