O Esquizoide

O Esquizoide Rodrigo de Souza Leão



Resenhas - O Esquizoide


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Danielle 05/07/2021

um viva a literatura brasileira!
Esse é um livro meio autobiográfico meio fictício e que sabor brasillll!!! Eu não poderia estar mais orgulhosa dessa preciosidade ser aqui do nosso país.

Escrito no começo dos anos 2000 esse livro entrega tudo que o povo gosta (aka muita treta familiar, desculpa familiares) além da reflexão e pensamentos acerca das pessoas com síndromes e transtornos mentais presentes até nos dias de hoje. Triste ver como pouca coisa mudou passados 20 anos.

é um livro com menos de 100 páginas que te desperta todos os sentimentos possíveis além de muitas frases boas pro face (brinks). Uma hora vc ta com triste e com pena de joao na outra rachando os bicos das piadocas e descrições sem contar chorar muito com sua(s) passagem(ns) no hospício.

mas sério, por muitas vezes parecia que Rodrigo so escrevia e machado de assis mandava, a narrativa da história, o tom seco e sarcástico me lembrou o machadao.

tudo isso soma-se o ainda atual debate: há manicômios humanizados? ou prender um ser humano e privalo de contato não poderia jamais ser humanizado?

vc é gigante rodrigo!
comentários(0)comente



Kakau 02/10/2021

Misto de ficção e autobiografia
Não sei por que posterguei tanto para escrever uma resenha sobre este livro atrativamente estranho?mas é aquele estranho interessante,que te fisga.Foi essa a sensação que prevaleceu em mim durante a leitura.Li em uma manhã de sábado,impossível de me desprender.Não porque queria saber o desfecho,mas porque o Rodrigo de Souza,protagonista e autor do livro,me instigou,me estimulou a não parar mais.Porque 77 páginas foram o canal que expandiram minha visão sobre determinados assuntos pouco discutidos.
Chega num determinado ponto que o leitor já perde a noção do que é de fato real e do que é fictício,inventado pelo escritor-protagonista.Isso é fascinante e desesperador.
Nesta obra de 77 páginas,conhecemos a história?com um misto de veridíco e fictício?de Rodrigo de Souza Leão,que nos apresenta sem pudor a trajetória de sua vida como alguém que não hesitou em enfrentar seus demônios.
"Agora era me contentar em ser só.É preciso aprender a ser só.De certo modo,era tudo que tinha sido nesse tempo todo:um homem só[...]".
comentários(0)comente



Samuca 08/09/2022

Confuso e talvez bom.
Recebi emprestado este livro com uma expectativa enorme. A moça que me entregou apenas teceu elogios para o livro e o descreveu como seu favorito. Esperei, pois, que tivesse a grandiosidade que a recomendação possuía. Tamanha foi minha surpresa de encontrar pouquíssimo disso.

De nove capítulos, demorei até o sexto para ser preso. Os últimos quatro capítulos são maravilhosos e cheios de lirismo. Mas os cinco primeiros são broxantes, pouco ânimo causam. Peço desculpas aos tietes de Rodrigo de Souza Leão, mas infelizmente não levei o soco no estômago que esperava.
comentários(0)comente



Tati- Leitora 16/12/2022

Gostei muito do livro. Acho extremamente interessante poder ler sobre o surto de uma pessoa e esse livro foi maravilhoso do início ao fim.
comentários(0)comente



VerAnica37 10/10/2024

Cuidado com a bomba!
Apesar de ser um livro falando sobre a esquizofrenia, suas dificuldades e sofrimentos, achei um livro que traz esse ponto de vista mais leve! Muito interessante!
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR